Formação Docente Mediada em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma experiência formativa com professores-tutores na Amazônia France Fraiha Martins - NEAD/CESUPA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

DINÂMICA: Entrosamento de idéias
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Avaliação Mediadora.
Interação com os Alunos
Aprender ao Longo da Vida
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Introdução à Educação à distância
Gerenciamento de Sala de Aula
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
O Projeto Político Pedagógico é...
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
Transcrição da apresentação:

Formação Docente Mediada em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma experiência formativa com professores-tutores na Amazônia France Fraiha Martins - NEAD/CESUPA e NPADC/UFPa Jackson Costa Pinheiro - NPADC/UFPa Larissa Sato Dias - NEAD/CESUPA Marcos Douglas da Silva Gomes - NEAD/CESUPA Sheila Costa Vilhena Pinheiro - NPADC/UFPa

Para início de conversa Por que investigar uma experiência com formação de professores-tutores em AVA? EAD com AVA’s tende a provocar mudanças de atitude nos alunos e professores envolvidos; Azevedo (2005): a quase totalidade dos professores que atua hoje como tutores teve sua formação básica e profissional de forma exclusivamente presencial; Essa realidade gera dificuldades de superar os desafios de uma educação online; Necessidade de formação específica para compreender as diferenças de papéis e realizar ação mais efetiva no novo contexto.

Para início de conversa Nossa questão de investigação... Que questões vinculadas a perspectivas diferenciadas de EAD emergem das experiências interativas de professores-tutores em formação em um curso de tutoria em ambiente virtual de aprendizagem?

Nosso Contexto Investigativo Centro Universitário do Pará – CESUPA / NEAD Contexto Amazônico Curso de pós-graduação a distância em Práticas Pedagógicas em Educação Infantil e Séries Iniciais Investimento em formação do corpo docente - autoria e tutoria Foco da investigação: Curso de Formação de Tutoria em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (TelEduc)

Nossas Opções Metodológicas Pesquisa qualitativa – Investigação narrativa Opção metodológica: valorização das vozes dos sujeitos como caminho para obter como fonte de dados as impressões, emoções, dúvidas e aspirações dos sujeitos (CONNELLY e CLANDININ, 1995; McEWAN e EGAN, 1995). JOSSO (2004, p.38): As narrativas de formação nos servem de material para compreender os processos de formação, de conhecimento e de aprendizagem.

Nossas Opções Metodológicas Instrumento de coleta de dados Vozes capturadas na forma de depoimentos escritos. Manifestações registradas em um dos fóruns de discussão proposto: ‘Reflexões de um Futuro Tutor’, escolhido em função da ênfase reflexiva presente nos depoimentos. Critérios identificadores dos sujeitos Maior nível e freqüência de manifestações reflexivas ao longo dos depoimentos. Sujeitos Professores-tutores em formação, identificados por codinomes.

Nossas Opções Metodológicas Organização dos dados coletados Duas categorias de análise definidas com base nas recorrências de idéias manifestadas pelos sujeitos. Categorias de análise Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios Proposta Pedagógica de Ensino a Distância: apontamentos para um debate.

Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios Os sujeitos consideraram as experiências vividas em AVA não usuais – desencadeadoras de reflexões; Necessidade de confrontar a EDUCAÇÃO PRESENCIAL com a EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA em aspectos considerados relevantes; Preocupação com o AFETO e a SUBJETIVIDADE. Ellen: ‘Será que há mais espaço para o afeto e para a subjetividade na relação ensino-aprendizagem no ambiente virtual do que nos encontros presenciais?’

Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios Território de inquietações como formadora de um curso a distância voltado para a formação de professores da educação infantil e séries iniciais; Necessidade de compreender como esses elementos podem ser construídos numa outra perspectiva espaço-temporal, diferente da presencial.

Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios Almeida (2003, p. 202): “A educação com o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e a EAD permitem aproximar elementos percebidos como irreconciliáveis à primeira vista, tais como digital e analógico, interior e exterior, proximidade e distância”. Confrontar o ‘irreconciliável’: virtual e construção do afeto. Crença que a simples presença de professores e alunos numa sala é capaz de assegurar o desenvolvimento do afeto e da subjetividade entre esses atores do processo educativo (PINHEIRO, 2006).

Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios Pinheiro (2006, p. 69): “A modalidade presencial ainda mantém a prevalência da prática tradicional de ensino, na qual a interação entre os sujeitos do processo se dá em termos superficiais ou quase nulos, ainda que a proximidade física possa oferecer o contrário”. Potencial interativo da TIC

Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios Sara: “Pela experiência que tenho com o virtual... já construí com meus alunos relações afetivas tão fortes ou até mais fortes do que presencialmente. Não sei se é mais fácil ou mais difícil, pois acho que isso varia de pessoa para pessoa.” Relações de compreensão mais amplas - a construção de relações afetivas nesse âmbito é inerente à natureza de cada pessoa, independe da opção por uma ou outra modalidade de ensino.

Relação Ensino-Aprendizagem a Distância: possibilidades e desafios Sara: “Considero que os recursos dos ambientes virtuais nos permitem nos aproximar muito mais dos nossos alunos do que a sala de aula presencial.” Almeida (2003, p. 203): O potencial interativo das TIC´s que estão em voga no ato pedagógico “se revela na possibilidade de criação dialógica e intersubjetiva propiciada pelas interações entre pensamentos, conceitos, imagens, mídias e idéias, nas quais o sujeito atua de forma consciente com os objetivos de conhecimento”.

Proposta Pedagógica de Ensino a Distância: apontamentos para um debate Preocupação com proposta pedagógica de formação a distância que se preparavam para construir. Sara: “Nosso desafio na construção desse projeto formativo está em torná-lo o mais transparente, atraente e sedutor possível. Para isso é fundamental que primeiro cada um de nós, como formador, vença seus medos, suas dificuldades e partilhe todas as angústias.”

Proposta Pedagógica de Ensino a Distância: apontamentos para um debate A construção de uma proposta diferenciada, atraente e sedutora passa pela superação das limitações formativas dos profissionais que a concebem e realizam. Ações de formação continuada devem transcender a simples atualização científico-pedagógica PINHEIRO (2006, p. 64): Criação de espaços de participação, reflexão e formação para que as pessoas aprendam e se adaptem para poder conviver com a mudança e a incerteza.

Proposta Pedagógica de Ensino a Distância: apontamentos para um debate Ellen: “Talvez o medo e a insegurança estejam em como trazer para o curso aqueles alunos que mostrem desinteresse. Por exemplo, marco um fórum e poucos participam... penso que tem a ver em como envolvê-lo melhor.” Construir uma proposta pedagógica onde seja possível envolver o aluno numa perspectiva de ressignificação do seu próprio processo de aprendizagem.

Proposta Pedagógica de Ensino a Distância: apontamentos para um debate Pinheiro (2006) e Azevedo (2005): O estar junto virtual (VALENTE, 2003) pode ser ressignificado na perspectiva da construção do estar junto pedagógico; Além da redução das distâncias em função da disponibilização das TIC´s; Efetivação da relação de ajuda pedagógica como condição de interação favorável a uma aprendizagem eficiente.

Considerações Finais Parâmetro de ação do curso de tutoria: formação contextualizada dos participantes. Intenção: envolver professores-tutores em formação em experiências interativas que partissem da realidade prática de um curso online – pudessem refletir sobre a dinâmica e a complexidade do curso de pós-graduação no qual atuarão. A maioria dos sujeitos manifestou dificuldade em conceber um processo de ensino-aprendizagem a distância – falta de experiências com a EAD.

Considerações Finais Comparação entre ensino presencial e EAD. Preocupação com o desenvolvimento da relação de proximidade entre professores e alunos a distância. TIC´s Não asseguram per si a qualidade da proposta pedagógica de um curso online Favorecem a interação Via de interlocução entre os sujeitos em formação Contribui para potencializar a qualidade de propostas pedagógicas de cursos online.

Formação Docente Mediada em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma experiência formativa com professores-tutores na Amazônia France Fraiha Martins - NEAD/CESUPA e NPADC/UFPa Jackson Costa Pinheiro - NPADC/UFPa Larissa Sato Dias - NEAD/CESUPA (larissa@cesupa.br) Marcos Douglas da Silva Gomes - NEAD/CESUPA Sheila Costa Vilhena Pinheiro - NPADC/UFPa