“O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”
1. A morte e a ressurreição da dupla de criação.
2. O que é o CJC Uma entidade sem fins lucrativos, criada por jovens criativos gaúchos para amadurecer conceitos e desenvolver critérios.
Visão O Clube dos Jovens Criativos existe para qualificar e apoiar os profissionais de propaganda da área de criação e, por extensão, suas agências e seu mercado.
Quem é o nosso público Prioritariamente os jovens criativos do mercado, mas também os profissionais de propaganda da área de criação e, por extensão, suas agências, fornecedores e profissionais de marketing dos clientes.
Ações do Clube
Espremedor Jáder Rossetto (Diretor de Criação da Fisher América) Marcelo Pires (Diretor de Criação da Ogilvy) Jorge Furtado (Diretor e Roteirista da Casa de Cinema) Tadeu Jungle (Diretor de Comerciais e Artista Multimídia) José Galló (CEO Lojas Renner) Armando Ruivo (VP Planejamento TBWA) Ehr Ray (Diretor de Criação BorghiEhr)
Lavanderia Tudo que incomoda, tudo que é polêmico, tudo que é relevante para o mercado acaba no Lavanderia. No Lavanderia, já foram discutidos temas como propaganda fantasma, experiências profissionais internacionais, marketing político e até Salão da Propaganda.
Young Creatives 2004 • Primeira edição coordenada pelo CJC: envio de um Young, com apoio da Academia de Filmes, Estúdio Chittolina e Impresul. 2005 • Envio de dois Youngs, com apoio da Print Paper, Academia de Filmes, All Signs e ARP. 2006 • Mais uma vez, dois Youngs, com o apoio da Cápsula Cinematográfica e da Print Paper. O Jurí é local, valorizando também os profissionais mais experientes do mercado.
3. Convergência (criação+tecnologia).
O consumidor mudou: • mais marcas à disposição • mais impacto de mensagens publicitárias • menos tempo para assimilar as mensagens • mais tecnologia à disposição
O mercado mudou: • mais concorrentes • mais necessidade em vender valor (marca) • maior dificuldade de fidelização
Benefícios • Otimiza as ações com o target • Gera mais lembrança, mais fidelização, mais resultados • Cria uma relação entre a marca e o cliente baseada num conceito • Este conceito dá sentido a todas as ações e tangibiliza o valor da marca
Possibilidades • Novas tecnologias (Internet, TV Digital, Celular, SMS, Podcast, Games) • Novos canais (novos formatos de mídia, ações de guerrilha) • Ampliação do volume de conteúdo (as marcas se tornam geradoras de conteúdo (podcast, rádio web) • O consumidor vira criador de conteúdo • Interação entre consumidores de uma marca (comunidades, troca de experiências)
Estratégias Virais •Propaganda também é entretenimento •Porque concorre com o entretenimento na disputa pela atenção do consumidor •Idéias são passadas adiante devido à identificação com as pessoas I(Subservient Chicken - Burger King) •Estratégias virais permitem a amplificação de uma ação •Marca interage com o consumidor porque ele quer
Convergência - alguns fatores de sucesso • Conceito forte • Criatividade - no uso de meios e na forma • Tecnologia • Interatividade • Continuidade • Investimento à altura do resultado desejado
Cases Titanium:
Honda Para lançar o seu primeiro motor a diesel, a Honda divulgou a história de que o engenheiro-chefe encarregado do projeto odiava motores a diesel, por seu barulho e sujeira. Por odiar estes motores, ele foi capaz de criar algo diferente e melhor.
“Hate something, change something” A campanha combinou mídias convencionais e não-convencionais: o comercial de TV foi amplamente divulgado como um viral na internet; foi criado um site com jogos e espaços interativos, além de rádio e marketing de guerrilha (stickers).
Resultados: Aumento de 43% nas visitas ao site honda.co.uk. De quinto site automobilístico mais visitado para primeiro. Lembrança da marca aumentou em 62%, simpatia pela marca em 29% e prefrência pela marca em 33%.
Mini Marcas premium de perfumes, moda e eletrônicos usualmente têm que enfrentar falsificações, comercializadas no mercado negro. A campanha aborda os perigos de se comprar um Mini falsificado.
Foi criada uma identidade, a Counter Counterfeit Comission (CCC), que lançou um DVD, um livreto, um site, anúncios de alerta em classificados e ações em feiras automobilísticas. A campanha publicitária foi criada para divulgar o DVD, o livreto e o site, altamente interativo.
Resultados: O melhor mês de vendas da história do Mini: 44% a mais que o mesmo período do ano anterior.
4. Estratégia (criação+planejamento). Como gerar campanhas memoráveis?
Disruption, uma possibilidade. a) Identificar as convenções b) Buscar uma disrupção c) Gerar uma nova visão
Disruption day: Três dias reunindo agência e cliente, como o objetivo de identificar convenções, buscar disrupções e estabelecer novas visões para a marca.
O Disruption atua em todo marketing mix: • No posicionamento • No produto • No design e nas embalagens • Na comunicação da empresa, da marca e do produto • Nas atividades de RP • Eventos e lançamentos • Website
“Marketing convencional”: Disruption no marketing: Como podemos capturar share de nossos rivais? Como podemos capturar share de futuro mudando as regras do mercado?
Case Playstation:
Convenção: companhias de games vendem jogos para crianças. Companhias de games vêem seus produtos como brinquedos. Disrupção: Playstation é mais que um jogo de criança. É um entretenimento interativo para qualquer um. Visão: Playstation é o futuro do entretenimento, aonde as pessoas de todas as idades usam sua imaginação para poderosas experiências.
Resultados: Única companhia a vender mais consoles na 2ª geração que na 1ª. Sucesso mundial. 85% de market-share.
Case Pedigree:
Convenção: todas as companhias vendem e comunicam comida de cachorro pelos seus atributos racionais. Disrupção: “ Cachorro é tudo de bom.” Visão: “ Tudo o que fazemos é por amor aos cachorros.”
Resultados:
5. Posicionamento (criação+atendimento).
Case Axe / Lynx • Axe surgiu na França em 1983. • Lançado no Brasil em 1985. • É chamado de Lynx no Reino Unido, Irlanda e Austrália. • Primeira marca masculina a usar o conceito “Perfumed Body Spray”. • Marca moderna, jovem e ousada. • Uma nova fragrância anualmente.
• Sexo, um assunto delicado. Não para o Axe. • O Efeito Axe. • Definição Erudita: Axe é o desodorante que aproxima o sexo feminino do homem, no momento em que este faz uso do produto, atuando como um agente facilitador no jogo da sedução. • Definição Popular: Axe é o desodorante pra pegar mulher.
• Verdades Verdadeiras X Verdades Convencionadas • Posicionamento de Marca • Sustentação da Verdade • Comunicação 360 / Multicomunicação • Cross Media / Cross Advertising
1) The Order of The Serpentine
2) Axe Boot Camp
3) The Game Killers FOTO
4) Mouse Pad Promocional Minissaia
5) Ilha Axe - Festa do Jeremias
“ Nunca vi uma festa igual a essa, com tantas mulheres lindas numa noite só. O hotel era maravilhoso, a comida, a paisagem…” Paulo Henrique Antunes “ Fim de semana de sonho proporcionado por uma das grandes empresas no país. É o sonho da maioria dos brasileiros. Um evento mágico com emoções constantes.” Leandro Pires
“O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”