“O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO Uma plataforma de comunicação para
Advertisements

Redação Publicitária I
Carreiras Profissionais em Marketing
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Como organizar um, sem esquecer nada
REDES SOCIAIS.
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
MIX DA PROMOÇÃO Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Venda.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
RÁDIO EXTRA FM A Extra FM tem uma programação eclética, tocando o melhor dos sucessos. Também pode ser ouvida pelo site: extrafm.com.br. A Emissora se.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Redação Publicitária I
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Estratégia Empresarial
Redação Publicitária I
DISCIPLINA: Gestão em Marketing
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
Apresentação. Apresentação Apresentação Marketing, planejamento, criatividade e monitoramento. Quatro palavras e uma missão: uma Agência de Marketing.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Informações Gerais Rio de Janeiro; BEAT98; Ambos, C; anos.
O que se tem feito para que o planejamento em comunicação ganhe importância?
Marina Carvalho 1º ano Publicidade e Propaganda Conceitos e Categorias
Custo muito baixo Atendimento fora do horário comercial Canal de comunicação 24/7 Promoção presente em tempo integral, independente de fuso horário e.
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS AULA 4- E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Prof. Cárbio Almeida Waqued
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
De onde tirar as ideias?.
Promoção de Vendas e Merchandising
Comunicação Publicitária e Criatividade
Novos modelos de negócios
Primeiro Passo da Etapa 1
Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura
O que aprenderemos hoje
Apresentação | | +55 (11)
Publicidade e propaganda
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE CAMPANHA BEBIDA E DIREÇAO ~
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Comportamento do consumidor
No caso do seu mercado, qual o fator preponderante de compra?
Comportamento do consumidor
Atividades de uma agência de Comunicação
A Propaganda e Suas Características
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Foto Publicitária.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Art & Design 10 anos Internet, Multimídia, Arte Digital
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Roteiro de Planejamento de Campanhas Publicitárias
Consultoria em Marketing & Comunicação
Propaganda e Planejamento de Mídia
Comportamento do Consumidor Digital
Comunicação.
Administração de Publicidade e Propaganda
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire –
Estratégia de Promoção
Criação de sites bh A Lytron Brasil é uma Agência de Marketing Digital Completa. Com experiência nesse mercado desde 2001, atendemos com sucesso e consideração.
Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.
Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.
Marketing digital bh Iniciando seu negócio? Escolha um de nossos layouts e tenha um site profissional e personalizado. Baixo Investimento! #PEQUENA EMPRESA?
Transcrição da apresentação:

“O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”

1. A morte e a ressurreição da dupla de criação.

2. O que é o CJC Uma entidade sem fins lucrativos, criada por jovens criativos gaúchos para amadurecer conceitos e desenvolver critérios.

Visão O Clube dos Jovens Criativos existe para qualificar e apoiar os profissionais de propaganda da área de criação e, por extensão, suas agências e seu mercado.

Quem é o nosso público Prioritariamente os jovens criativos do mercado, mas também os profissionais de propaganda da área de criação e, por extensão, suas agências, fornecedores e profissionais de marketing dos clientes.

Ações do Clube

Espremedor Jáder Rossetto (Diretor de Criação da Fisher América) Marcelo Pires (Diretor de Criação da Ogilvy) Jorge Furtado (Diretor e Roteirista da Casa de Cinema) Tadeu Jungle (Diretor de Comerciais e Artista Multimídia) José Galló (CEO Lojas Renner) Armando Ruivo (VP Planejamento TBWA) Ehr Ray (Diretor de Criação BorghiEhr)

Lavanderia Tudo que incomoda, tudo que é polêmico, tudo que é relevante para o mercado acaba no Lavanderia. No Lavanderia, já foram discutidos temas como propaganda fantasma, experiências profissionais internacionais, marketing político e até Salão da Propaganda.

Young Creatives 2004 • Primeira edição coordenada pelo CJC: envio de um Young, com apoio da Academia de Filmes, Estúdio Chittolina e Impresul. 2005 • Envio de dois Youngs, com apoio da Print Paper, Academia de Filmes, All Signs e ARP. 2006 • Mais uma vez, dois Youngs, com o apoio da Cápsula Cinematográfica e da Print Paper. O Jurí é local, valorizando também os profissionais mais experientes do mercado.

3. Convergência (criação+tecnologia).

O consumidor mudou: • mais marcas à disposição • mais impacto de mensagens publicitárias • menos tempo para assimilar as mensagens • mais tecnologia à disposição

O mercado mudou: • mais concorrentes • mais necessidade em vender valor (marca) • maior dificuldade de fidelização

Benefícios • Otimiza as ações com o target • Gera mais lembrança, mais fidelização, mais resultados • Cria uma relação entre a marca e o cliente baseada num conceito • Este conceito dá sentido a todas as ações e tangibiliza o valor da marca

Possibilidades • Novas tecnologias (Internet, TV Digital, Celular, SMS, Podcast, Games) • Novos canais (novos formatos de mídia, ações de guerrilha) • Ampliação do volume de conteúdo (as marcas se tornam geradoras de conteúdo (podcast, rádio web) • O consumidor vira criador de conteúdo • Interação entre consumidores de uma marca (comunidades, troca de experiências)

Estratégias Virais •Propaganda também é entretenimento •Porque concorre com o entretenimento na disputa pela atenção do consumidor •Idéias são passadas adiante devido à identificação com as pessoas I(Subservient Chicken - Burger King) •Estratégias virais permitem a amplificação de uma ação •Marca interage com o consumidor porque ele quer

Convergência - alguns fatores de sucesso • Conceito forte • Criatividade - no uso de meios e na forma • Tecnologia • Interatividade • Continuidade • Investimento à altura do resultado desejado

Cases Titanium:

Honda Para lançar o seu primeiro motor a diesel, a Honda divulgou a história de que o engenheiro-chefe encarregado do projeto odiava motores a diesel, por seu barulho e sujeira. Por odiar estes motores, ele foi capaz de criar algo diferente e melhor.

“Hate something, change something” A campanha combinou mídias convencionais e não-convencionais: o comercial de TV foi amplamente divulgado como um viral na internet; foi criado um site com jogos e espaços interativos, além de rádio e marketing de guerrilha (stickers).

Resultados: Aumento de 43% nas visitas ao site honda.co.uk. De quinto site automobilístico mais visitado para primeiro. Lembrança da marca aumentou em 62%, simpatia pela marca em 29% e prefrência pela marca em 33%.

Mini Marcas premium de perfumes, moda e eletrônicos usualmente têm que enfrentar falsificações, comercializadas no mercado negro. A campanha aborda os perigos de se comprar um Mini falsificado.

Foi criada uma identidade, a Counter Counterfeit Comission (CCC), que lançou um DVD, um livreto, um site, anúncios de alerta em classificados e ações em feiras automobilísticas. A campanha publicitária foi criada para divulgar o DVD, o livreto e o site, altamente interativo.

Resultados: O melhor mês de vendas da história do Mini: 44% a mais que o mesmo período do ano anterior.

4. Estratégia (criação+planejamento). Como gerar campanhas memoráveis?

Disruption, uma possibilidade. a) Identificar as convenções b) Buscar uma disrupção c) Gerar uma nova visão

Disruption day: Três dias reunindo agência e cliente, como o objetivo de identificar convenções, buscar disrupções e estabelecer novas visões para a marca.

O Disruption atua em todo marketing mix: • No posicionamento • No produto • No design e nas embalagens • Na comunicação da empresa, da marca e do produto • Nas atividades de RP • Eventos e lançamentos • Website

“Marketing convencional”: Disruption no marketing: Como podemos capturar share de nossos rivais? Como podemos capturar share de futuro mudando as regras do mercado?

Case Playstation:

Convenção: companhias de games vendem jogos para crianças. Companhias de games vêem seus produtos como brinquedos. Disrupção: Playstation é mais que um jogo de criança. É um entretenimento interativo para qualquer um. Visão: Playstation é o futuro do entretenimento, aonde as pessoas de todas as idades usam sua imaginação para poderosas experiências.

Resultados: Única companhia a vender mais consoles na 2ª geração que na 1ª. Sucesso mundial. 85% de market-share.

Case Pedigree:

Convenção: todas as companhias vendem e comunicam comida de cachorro pelos seus atributos racionais. Disrupção: “ Cachorro é tudo de bom.” Visão: “ Tudo o que fazemos é por amor aos cachorros.”

Resultados:

5. Posicionamento (criação+atendimento).

Case Axe / Lynx • Axe surgiu na França em 1983. • Lançado no Brasil em 1985. • É chamado de Lynx no Reino Unido, Irlanda e Austrália. • Primeira marca masculina a usar o conceito “Perfumed Body Spray”. • Marca moderna, jovem e ousada. • Uma nova fragrância anualmente.

• Sexo, um assunto delicado. Não para o Axe. • O Efeito Axe. • Definição Erudita: Axe é o desodorante que aproxima o sexo feminino do homem, no momento em que este faz uso do produto, atuando como um agente facilitador no jogo da sedução. • Definição Popular: Axe é o desodorante pra pegar mulher.

• Verdades Verdadeiras X Verdades Convencionadas • Posicionamento de Marca • Sustentação da Verdade • Comunicação 360 / Multicomunicação • Cross Media / Cross Advertising

1) The Order of The Serpentine

2) Axe Boot Camp

3) The Game Killers FOTO

4) Mouse Pad Promocional Minissaia

5) Ilha Axe - Festa do Jeremias

“ Nunca vi uma festa igual a essa, com tantas mulheres lindas numa noite só. O hotel era maravilhoso, a comida, a paisagem…” Paulo Henrique Antunes “ Fim de semana de sonho proporcionado por uma das grandes empresas no país. É o sonho da maioria dos brasileiros. Um evento mágico com emoções constantes.” Leandro Pires

“O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?”