Palestra ESDPU: A importância da produção científica para o fortalecimento de uma instituição e seus desafios – 23/07/2014 a) Introdução: Instituições,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presidência da República Advocacia-Geral da União
Advertisements

Encontro de Editores – L&L
Bem-vindos!.
FACULDADE METROPOLITANA
ALTERNATIVAS INSTITUCIONAIS: FLEXIBILIDADE NECESSÁRIA À INOVAÇÃO Seminário Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006.
Objeto e legitimação ativa
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
II ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Novos Desafios na Pós-Graduação em Medicina José Roberto Lapa e Silva Faculdade de Medicina da UFRJ Coordenador.
ROCHA, Arlindo Carvalho
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Secretário Nacional de Juventude
Dos tribunais e juízes dos Estados
O novo Qualis periódicos e a produção científica em Saúde Coletiva
IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP
Reunião com os gestores de Pesquisa dos Ifes 10/06/2013 Às 10 horas.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
Escola Superior de Guerra
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Fundamentos da Zetética e da Dogmática
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Métrica do Qualis: Exemplo da Química. Jornal da Ciência, Julho 2009.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
1.3. Eleições Diretas para mesa diretora dos Tribunais PEC nº 187/2012 Dá nova redação às alíneas "a" e "b" do inciso I do art. 96 da Constituição Federal,
APRESENTAÇÃO O Guia do Ensino é uma publicação com conteúdo diferenciado para quem está em busca da melhor educação. É uma revista especial para assinantes.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Contexto de atuação do CME
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
Periódicos : classificação na área de educação Equipe de avaliação: Clarilza Prado de Sousa (coordenadora); Marlúcia Menezes de Paiva (adjunta); Elizabeth.
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
Curso de Graduação em Gestão Pública
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
Histórico do SS no MPPR A CF/88, deu nova conformação ao Ministério Público definindo-o em seu artigo 127 como: “uma instituição permanente, essencial.
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NO FORMATO DO TCC
ASSISTENTE SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
QUALIS Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Núcleo de Estudo e Pesquisa no Cuidado e Desenvolvimento Humano NEPCDH Ana Luiza de Aquino.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Funções Persecução penal Defesa de instituições, bens e valores fundamentais ou pessoas Preservação dos valores fundamentais do.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
A atuação da/o Cientista Social na Defensoria Pública da União: Desafios e Perspectivas Socióloga Laura Zacher.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
CUSTOS DO SISTEMA DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA/JUDICIÁRIA EM ÂMBITO FEDERAL.
REUNIÃO PLENARIA DEZEMBRO 2014 REVISTA CFMV Ricardo Junqueira Del Carlo - Editor.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Palestra ESDPU: A importância da produção científica para o fortalecimento de uma instituição e seus desafios – 23/07/2014 a) Introdução: Instituições, intermediação e Estado Democrático de Direito b) Por que uma instituição forte? c) O que faz uma instituição forte? d) A importância da produção científica para o fortalecimento de uma instituição e) Os critérios da CAPES de classificação da produção intelectual f) Exemplos de instituições públicas e seus periódicos g) Desafios da produção intelectual no âmbito da DPU

INSTITUIÇÕES: organizações ou mecanismos sociais que controlam (ou que pretendem controlar) o funcionamento da sociedade. INSTITUIÇÕES POLÍTICAS E JURÍDICAS: mecanismos coletivos organizados que fazem a intermediação entre o Estado e a sociedade. INTERMEDIAÇÃO: a razão de ser da instituição. A importância das instituições no ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

Por que uma instituição forte? Somente uma instituição forte preserva a sua essência como instituição Uma instituição desorganizada é um contrassenso Instituições fortes fortalecem o Estado e a sociedade Um Estado forte tem instituições fortes Uma sociedade forte tem instituições fortes

O que faz uma instituição forte? 1.O papel que desempenha 2.Sua estatura jurídica 3.O serviço que presta 4.Sua produção científica

A importância da produção científica para o fortalecimento de uma instituição Dar organicidade à prática Formar opinião Convencer por argumentos racionais e não por argumentos de autoridade A produção intelectual de uma instituição afeta sua imagem

Os critérios da CAPES de classificação da produção intelectual O recente debate institucional em torno do critérios de promoção O trabalho de classificação da CAPES A avaliação dos Programas de Pós-Graduação A classificação da produção intelectual Qualis-periódicos Roteiro para classificação de livros Qualis Artístico

1) Revista da Defensoria Pública da União Revista do Estrato “C” (Periódicos que atendem aos critérios explicitados para os estratos “A1” a “B5”) Para fins acadêmicos, os artigos publicados nesses periódicos não recebem nenhum ponto. São considerados “sem valor”. 2) Pesquisa por “Tribunal” Exemplos de instituições públicas e seus periódicos

Nenhuma revista brasileira de “Tribunal” ocupa estrato maior que “C” na área de Direito; Revista do TST (na área de Serviço Social): B5 3 revistas de Tribunais de Contas com B5 em áreas fora do Direito 3) Pesquisa por “Ministério Público” Só uma no estrato B5 (MP-RS) e mesmo assim na área de Filosofia 4) Pesquisa por “Defensoria”

Só três revistas no Web Qualis, incluindo a Revista da DPU; Mais de 40 do MP; Mais de 60 de Tribunais; Todas as da Defensoria no estrato “C” 5) Pesquisa por “Procuradoria” Nenhuma do MPF (todas vinculadas à advocacia pública); Revista da Procuradoria Geral do BC: Direito B5 e Interdisciplinar B5; Revista da Procuradoria Geral do ES: Sociologia B5

6) Revista da AGU Direito B2 Interdisciplinar C Conselho com pelo menos 45% de exogenia Conselho ampliado (20 membros executivos e 30 membros eletivos que também atuam como revisores) Impressa/Virtual Espaços para pareceres, comentários de jurisprudência e outros trabalhos de interesse institucional Abre espaço para produção interdisciplinar

Desafios da produção intelectual no âmbito da DPU Não pode ser concebida como uma peça jurídica; Precisa estar aberta para ser submetida a apreciação crítica; Buscar ocupar espaços de debate público; Conciliar com a carga de trabalho do Defensor Público Federal; Projeto que assegure continuidade; Vincular produção à realidade; Explorar na produção questões práticas.