Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Política Diógenes Avishek Eduardo
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Ronald Dworkin: a questão dos princípios
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Minéia Vianna DIREITO.
Conceito Trabalhado: Idealismo
ETIMOLOGIA.
Conceitos à cerca do Direito
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade regional do noroeste do estado do rio grande do sul Contratos Internacionais Contratos Internacionais Nome: Eduardo Pretto Franco Professor:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Guido Icaro Fritsch.
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
DIREITO INTERNACIONAL IJUÍ 22/09/2008
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO. PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE. ALUNO: RAFAEL MARTINS. DIREITO PRIVADO. 13/09/2007IJUÍ
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Teoria Geral do Direito
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
Tópicos Conceituais de Direito Constitucional
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Juliana Rocha CONSTITUIÇÃO.
REVISÃO PARA A PROVA TEMAS DE 01 À 09 AULA 9 DATA: PROF. ANTONIO IANOWICH FILHO.
AULA 3 – 14/09/2006 REVISÃO PARA PROVA DE A1
DIREITO CONSTITUCIONAL.
Constituição do Estado,... um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que regula a forma do Estado, a forma de seu governo, o modo de aquisição.
CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES
Definições importantes
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
DIREITO CONSTITUCIONAL
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
Direito Constitucional I
Fundamento de obrigatoriedade do Direito Internacional
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
HISTORIA MODERNA DOS D.H
Profº Carmênio Barroso
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
DIREITO CONSTITUCIONAL I
O que é Direito A maior dificuldade numa apresentação do Direito, não será mostrar o que ele é,mas dissolver as imagens falsas ou distorcidas que muita.
Constitucionalismo SENTIDO AMPLO: SIGNIFICA O FENÔMENO DE TODO ESTADO POSSUIR UMA CONSTITUIÇÃO EM QUALQUER ÉPOCA DA HUMANIDADE, INDEPENDENTE DO REGIME.
DIREITOS HUMANOS Ementa da disciplina:
O Contributo do “NeoConstitucionalismo”. “Na base dessa inefetividade, para além do problema relacionado à configuração política e econômica da sociedade.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO CONSTITUCIONAL Objeto  Poder estatal.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL Maria João Escudeiro 2013/2014.
1 Fontes do Direito do Trabalho Ordenamento Jurídico : “Conjunto de Normas emanadas de autoridades competentes vigorantes num dado Estado’ (Maria Helena.
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Transcrição da apresentação:

Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Unijuí- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluna: Kaoane Pimentel Leite DIREITO CONSTITUCIONAL Panambi, Março de 2008

Conceito : - Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que estuda as normas que estruturam o Estado.

Tem por obrigação regulamentar e delimitar o poder estatal, e garantir os direitos considerados fundamentais.

As normas constitucionais são compreendidas como o ápice da pirâmide normativa de uma ordem jurídica, são consideradas Leis Supremas de um Estado soberano.

História do Direito Constitucional: O primeiro documento que pode se dizer que poderia ser chamado de constituição foi a Magna Carta, assinado pelo príncipe João Sem-Terra.

A partir das Revoluções Liberais surgiu o ideário constitucional para evitar abusos dos soberanos aos súditos, que limitasse os poderes do Estado em relação ao povo.

Hans Kelsen elaborou a Teoria Pura do Direito, que passou a considerar a Constituição não como uma lei limitadora e organizativa, mas sim como a própria fonte de eficácia de todas as leis de um Estado.

Hans Kelsen autor da Teoria Pura do Direito

Mais tarde, outros pensadores como Konrad Hesse, Robert Alexy e Ronald Dworkin contribuíram sobremaneira para definir a real função da Constituição.

A norma não teria apenas uma função de garantir a existência e limites do Estado, mas sim não apenas ter um caráter negativo em relação dos direitos das pessoas.

A lei Maior deve prever os Direitos Fundamentais inerentes a cada pessoa.

Também garante que o Estado não apenas se negue a prejudicar as pessoas, mas sim cumpra sua função precípua: a promoção da dignidade da pessoa humana.

Uma Constituição necessariamente não possui uma Constituição formalmente escrita.

A países onde o direito consuetudinário é comum, não se encontra positivada num documento escrito.

É o fruto de uma construção histórica das praticas e costumes de uma população.

Tal tipo de Lei Maior não obsta a existência de normas escritas de caráter constitucional.

A maioria das constituições existentes seguem o padrão formal, de modo que são o fruto de uma Assembléia de Representantes do Povo.

Onde se decide acerca de como será o Governo estatal e quais os direitos a serem previstos neste documento.

Não é difícil intuir a importância do Direito Constitucional, tanto mais atualmente, quando a atividade do Estado cresce notavelmente.

Enquanto instituição, o poder é estático, encarnado, torna-se dinâmico pela atividade política, pelo seu efetivo exercício, que se chama governo.

Não há nenhum momento na vida do homem moderno em que não mantenha contato com os governantes e seus agentes.

É o Direito Constitucional Positivo que se preocupa, ademais, com a estruturação dos órgãos em que triparte o poder político.

Fontes : www.wikipedia.org ARGERICH, Eloísa Nair de A. Maders, Angelita Maria. Apontamentos de Direito Constitucional I e II. Íjui: Unijui, 2006