MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
Advertisements

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
Programa e Plano de Ensino
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Gestão do Conhecimento
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Educação, Formação e Capacitação Profissional
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pesquisa e Prática em Educação
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
PROJETO DE PESQUISA: aluno “bicho carpinteiro” medicalização do corpo na infância ANA PAULA A. AGUIAR.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007.
Licenciatura em Teologia
Metodologia do Trabalho Acadêmico
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCACIONAIS I
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
Disciplina BE 058 ESPORTES AQUÁTICOS
Faculdade de Educação de Costa Rica
Sistemas Operacionais
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
DESENVOVIMENTO HUMANO (DH)
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
ANTONIO ALVES DE ARRUDA O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008 O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Teoria Sociocultural.
Teoria Psicanalítica.
Perguntas de Modelação
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Apresentação da Disciplina
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
Sejam bem vindos!.
Plano de Ensino AHP 2011.
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
TEORIAS E SISTEMAS 1º Período Curso: Psicologia
Profa. Ma. Lauren Mennocchi UNIP 2015
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Plano de aula cronograma
Complexo e multideterminado
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
P SICOLOGIA DO D ESENVOLVIMENTO V IDA A DULTA E ENVELHECIMENTO Profa. Juliana Tonizza Puglia Santos.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Faculdade Piaget - Brasil
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira

Para que estudar a Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano?

OBJETIVO A partir da apreensão histórica da relação entre Psicologia e Educação, fornecer elementos para a construção de uma visão crítica sobre os aspectos disciplinares e excludentes da escola, criando bases para a construção de uma nova articulação entre estes saberes; possibilitando aos alunos a compreensão dos fundamentos da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação com o intuito de capacitá-los para atuarem em diferentes contextos.

Ementa Introdução à Psicologia Científica. Psicologia e Educação. O estudo científico do desenvolvimento humano. Principais teorias do desenvolvimento: diversas abordagens. Desenvolvimento e Educação: relação e interdependência. Desenvolvimento humano e Psicomotricidade. Psicomotricidade, Desenvolvimento e Educação. Retrogênese: o desenvolvimento humano na terceira idade. Produção de autonomia na terceira idade por meio da Educação em Saúde. Reflexões acerca das dificuldades de aprendizagem e da produção do fracasso escolar. Educação e exclusão social. Medicalização da infância. Psicologia e produção da autonomia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I. Psicologia Científica e a origem da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento II.Desenvolvimento Humano e Aprendizagem: principais enfoques psicológicos III. Desenvolvimento Humano e Psicomotricidade IV. Psicologia e Educação: alianças na produção de um olhar sobre a infância V. Novos paradigmas em Psicologia Educacional CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

METODOLOGIA Avaliação Aulas Atividades avaliativas em sala de aula Participação, assiduidade, pontualidade Aulas Aulas expositiva-dialogadas Análise e interpretação de textos e artigos científicos Debates e grupos de discussão METODOLOGIA

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A psicologia no Brasil: uma leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo: Unimarco Ed./Educ, p. 37 -39 e 63 - 85, 1998. COOL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. et al. Desenvolvimento psicológico e Educação: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artmed, 2004. BERGER, K.S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003. BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologia e Compromisso Social. São Paulo: Cortez, 2003. Referências

Referências FONSECA, V. Psicomotricidade. Rio de Janeiro: Wak, 2009. MACHADO, Adriana Marcondes & SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo. (Cap. 1, p. 19 - 38 e Cap. 2, p. 39 - 54), 2004. MACIEL, Ira Maria (Org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna. (Parte I, p. 15 - 33 e Parte III, p. 213 - 229), 2001. SPIRDUSO, W.W. Questões de quantidade e qualidade de vida. Em: (Org.) SPIRDUSO, Dimensões físicas do envelhecimento. Barueri – São Paulo: Manole, 2005, p. 5-34. Referências

Sejam bem-vindos a este módulo!