HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
I- Concepção de Educação
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O Aluno.
Aprender ao Longo da Vida
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Construindo uma identidade profissional
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Sequência Didáctica.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
O TRABALHO COM PROJETOS
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação no contexto do Trabalho
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
Currículo oficial de São Paulo
Sou o que sou pelo que nós somos
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Universidade Católica de Pelotas Programa de Aperfeiçoamento Docente
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Avaliação Educacional
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Competências e Habilidades
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Universidade Federal de Uberlândia
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Procedimentos de Ensino
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Plano de Ensino Plano de aula
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
Apresentação preparada por: Édina Moura Vianna
Formação continuada ANO 2015
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
Transcrição da apresentação:

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES(saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) ATITUDES(saber- ser- aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)

CONCEITO DE COMPETÊNCIA RELACIONADO A: Laboralidade Condições de “navegabilidade” entre as várias ocupações ou áreas profissionais Perfil profissional: saberes, saber-fazer, saber-ser, saber- conviver

HABILIDADES - Associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Exemplos: . identificar variáveis . compreender fenômenos . relacionar informações . analisar situações- problema . sintetizar . julgar . correlacionar

HABILIDADES ESTÃO LIGADAS A ATRIBUTOS RELACIONADOS AO: SABER-CONHECER SABER- FAZER SABER - CONVIVER SABER-SER

AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS

COMPETÊNCIAS - Conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam uma função/profissão: ser arquiteto ser turismólogo ser professor de História ser advogado

COMPETÊNCIAS pressupõem: Operações mentais Capacidades para usar as Habilidades Emprego de atitudes - adequadas à realização de tarefas.

UMA COMPETÊNCIA PERMITE A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA QUE SE POSSA ENFRENTAR UMA DETERMINADA SITUAÇÃO, UMA CAPACIDADE DE ENCONTRAR VÁRIOS RECURSOS, NO MOMENTO E NA FORMA ADEQUADAS.

COMPETÊNCIA IMPLICA: Mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.

Como trabalhar habilidades e competências Mudança de postura didático - pedagógica não mais o tradicional transmissor de informações alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado.

ALGUMAS COMPETÊNCIAS/HABILIDADES - Respeitar as identidades e as diferenças - Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação - Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos - Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual adquirir, avaliar e transmitir informações

ALGUMAS COMPETÊNCIAS/HABILIDADES - Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradoras - Entender e ampliar fundamentos científicos e tecnológicos - Desenvolver a criatividade - Saber conviver em grupo - Aprender a aprender