A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Formação em ação Segundo Semestre..
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Plano de Ensino Plano de aula
Curso de novas tecnologias na escola
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
Área do conhecimento: Biologia
Discutindo práticas em Matemática
2º encontro – Professores Maio de 2012
Autoridade se constrói
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Sequência Didática.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
O desafio de ensinar matemática
Feedback Realimentação ou retroalimentação
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
O brincar e a matemática
Planejamento PNAIC 2014.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Professor: José Medina
Plano de Ensino Plano de aula
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Elementos do plano de aula
Colégio Sergio Buarque de Holanda
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
Método de Ensino.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
É a oportunidade de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca Não sei se já alguma vez disse ao leitor que as idéias, para mim, são como nozes, e que até hoje não descobri melhor processo para saber o que está dentro de umas e de outras, senão quebrá-las. Machado de Assis

A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca A toda hora rola uma estória Que é preciso estar atento. A toda hora um movimento Que muda o rumo dos ventos. Paulinho da Viola

A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca A criança e o movimento Movimento- Prazer- Realização A inteligência é ação. Piaget O adolescente e o movimento. Movimento e conhecimento O mundo é movimento. Movimento Externo Movimento Interno

A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca A aula e o movimento operatório interno. A aula operatória caracteriza-se pelo estímulo e desenvolvimento de diferentes e constantes movimentos operatórios – desenvolvimento de habilidades. Aprendizagem e conflitos cognitivos Desafios Aula operatória: movimentos de De ANÁLISE e de SÍNTESE. Valorização da leitura e da escrita Contextualização Problematização Inserção na realidade do aluno

A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca A aprendizagem e o valor da atividade lúdica Brincadeira Diversão Movimento lúdico O ato de brincar é por excelência um ato de afeto. Curiosidade. Operar: exercícios mentais. CO- OPERAÇÃO É impossível divorciar o lúdico do processo de construção do Conhecimento.

Esquema das fases coordenadas do processo de ensino- aprendizagem A aula Preparação e Introdução da matéria nova Tratamento Didático da Matéria Nova SONDAGEM PROBLEMATIZAÇÃO -

-Articulação entre o conteúdo novo e o conteúdo “velho” Esquema das fases coordenadas do processo de ensino- aprendizagem A aula Consolidação e Aprimoramento dos conhecimentos e habilidades -Articulação entre o conteúdo novo e o conteúdo “velho” SISTEMATIZAÇÃO -Consolidação -Recordação -Fixação -Aplicação GENERALIZAÇÃO

Esquema das fases coordenadas do processo de ensino- aprendizagem A aula Avaliação e Controle

PLANO DE AULA Identificação: Curso, Série, Grau, Disciplina, Tema da aula Objetivos da aula: conceituais, procedimentais, atitudinais Desenvolvimento da aula: como será feito( lembrar das fases coordenadas do processo ensino-aprendizagem). A) Conteúdos B) Procedimentos Metodológicos – Estratégias – Momentos da aula ou conjunto de aulas. - Quais as atividades a serem desenvolvidas Sondagem: Problematização Sisitematização Generalização C)Avaliação e Acompanhamento D)Recursos E)Bibliografia do professor e do aluno