A avaliação da aprendizagem na escola

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Transcrição da apresentação:

A avaliação da aprendizagem na escola Antonia Elisa Caló Oliveira Lopes abril de 2007

Algumas questões a superar Avaliação voltada para nota Avaliação classificatória - aprovar ou reprovar - média aritmética Muitas vezes só utiliza o teste e a prova A prova como fim de um processo Avaliação numa visão estática A questão do autoritarismo

Em Síntese ↓ Desvio dos Objetivos

Alguns Pressupostos A avaliação da aprendizagem, requer o desenvolvimento de uma nova cultura para que a mesma, se constitua, num mecanismo que auxilie, efetivamente, o processo de ensino-aprendizagem; A necessidade de uma reflexão profunda sobre novas práticas avaliativas;

Mas para isso é necessário: Que os profissionais que lidam com a escola ( gestores, professores, equipe pedagógica, entre outros) sejam capacitados não só nos aspectos específicos metodológicos da avaliação da aprendizagem, como também nos macroaspectos que se relacionam com esse nível de avaliação, ou seja: Saibam analisar as diversas relações que se estabelecem nos diversos níveis verificando se entre elas há coerência ou não, dentre essas relações destaca-se:

conceito de Educação e pressupostos de aprendizagem; pressupostos de aprendizagem e propósitos curriculares; propósitos curriculares e papel do professor , do gestor, da equipe pedagógica e do aluno; valorização do professor e formas de capacitá-lo; diretrizes de planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem. DEPRESBITERIS,1989

A articulação com o Projeto Político Pedagógico, construído coletivamente; O empenho e a competência da equipe gestora e da equipe pedagógica da escola; Perceber o aluno em suas dimensões cognitiva, afetiva e cultural, de forma a melhor compreendê-lo em suas diferenças, em suas crenças e em sua forma de aprender; A distinção entre o ato de avaliar e o ato de verificar e de medir

Referências Bibliográficas: COLL, César. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. DEMO, pedro.Educação e qualidade.Campinas: Papirus, 1994. LOPES, Antonia Elisa Caló Oliveira. Avaliação da Aprendizagem: processo ou produto? Rev. CEAP, ano VII, nº 27, Salvador, 1999. MELCHIOR, Maria Celina. Avaliação pedagógica: função e necessidade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.

Cont. MÉNDEZ, Alvarez J. M. Avaliar para conhecer,examinar para excluir. Trad. Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto alegre: Artmed, 2002. VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. Cadernos Pedagógicos do Libertad; v. 3, São Paulo, 1998. ZABALLA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa, Porto alegre: Artmed, 1998.