INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Esclarecimentos sobre a disciplina TGA: Metodologia de aplicação e exposição das aulas Sistemas de avaliações: Provas Trabalhos Leitura Básica: Livro: Introdução à Teoria Geral da Administração Autor: Idalberto Chiavenato Editora: Campus

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Leitura Complementar: Livro: Teoria Geral da Administração Autor: Maximiliano Editora: Atlas Artigos e textos complementares (não obrigatório)

SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 3: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 4: ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 5: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Administração, então, é o processo de PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR e CONTROLAR o uso dos recursos (atingir metas e crescer)

AS ETAPAS DE UMA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO O mundo em que vivemos = sociedade de organizações Administração = ad + minister (direção, tendência para) + (subordinação ou obediência) Hoje: É dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente (fazer correto), eficaz (alcance dos objetivos) e com responsabilidade) Organizações são heterogêneas e quando chega a um certo porte, precisa de administração

A administração é ampla e variada (diferentes especialidades) O Administrador é um profissional de formação ampla: Conhece disciplinas heterogêneas; Lida com pessoas; Precisa estar ligado com o passado e presente; Lida com eventos internos e externos O administrador define estratégias, descreve diagnósticos e soluções para os problemas (fazer da melhor forma)

O CV do administrador pode ser ilustre, mas depende do resultado e não o que está no papel EMPREGABILIDADE: Capacidade de conquistar e manter o emprego a longo prazo TGA: Busca desenvolver habilidade conceitual, e propõe o desenvolvimento do pensamento, da definição de situações complexas, diagnóstico, soluções e inovações

AS TRÊS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR Conceituais (Idéias e conceitos abstratos; visão holística) Humanas (Relacionamento Interpessoal, motivação) Técnicas (Manuseio de coisas físicas, conheci- Mento especializado) Nível Institucional (cúpula) Intermediário (gerentes) Operacional (supervisores de primeira linha) Execução das Operações Fazer e executar Alta Direção Gerência Supervisão

AS COMPETÊNCIAS DURÁVEIS DO ADMINISTRADOR BEM-SUCEDIDO Conhecimento Saber Know-how. Informação Atualização profissional Reciclagem constante Atitude Habilidade Saber fazer Visão pessoal das coisas Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações Saber fazer acontecer Comportamento ativo e proativo Ênfase na ação e no fazer acontecer Espírito empreendedor e de equipe Liderança e comunicação

+ = AS COMPETÊNCIAS PESSOAIS DO ADMINISTRADOR Habilidades Conceituais Humanas Técnicas Conhecimento (Saber) Sucesso Profissional + = Perspectiva (Saber Fazer) Atitude (Saber Fazer Acontecer) CONHECIMENTO + AÇÃO = DESEMPENHO DESEJADO

OS DEZ PAPÉIS DO ADMINISTRADOR: Interpessoal Habilidade Humana Representação Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes, assina documentos legais Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados Categoria Papel do Administrador Atividade: Objetivando cumprir as funções de ADM Disseminação Monitoração Ligação Liderança Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões Manda e recebe informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais Envia informação para os membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, telefonemas e contatos Porta - voz Transmite informações para pessoas de fóra , através de conversas, relatórios e memorandos Empreende Inicia projetos, identifica novas idéias, assume riscos, delega responsabilidades de idéias para outros Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e a mudanças Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos Resolve conflitos Alocação de recursos Negociação Informacional Desenvolver Rede de infor. Decisorial Fonte: Mintzberg

Capítulo 1 A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS (Delineando o Papel da Administração) Conteúdo e Estudo da Administração O Estado Atual da Teoria Geral da Administração A Administração na Sociedade Moderna Perspectivas Futuras da Administração

CONTEÚDO E ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Análise ambiental (imperativo ambiental). Abordagem de sistema aberto. Teoria da Contingência Tecnologia Análise intra-organizacional e análise ambiental. Abordagem de sistema aberto. Teoria Estruturalista Ambiente Mudança organizacional planejada. Abordagem de sistema aberto. Desenvolvimento Organizacional Estilos de Administração. Teoria das Decisões. Integração dos objetivos organizacionais e indiv. Teoria do Comportamento Organizacional Organização informal. Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Teoria das Relações Humanas Pessoas Múltipla abordagem:  Organização formal e informal.  Análise intra-organizacional e interorganizacional. Organização formal burocrática. Racionalidade organizacional. Teoria da Burocracia Organização formal. Princípios gerais da Administração. Funções do administrador. Teoria Clássica Teoria Neoclássica Estrutura Racionalização do trabalho no nível operacional. Administração Científica Tarefas PRINCIPAIS ENFOQUES TEORIAS ADMINISTRATIVAS ÊNFASE

PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO O Estado Atual da Teoria Geral da Administração   Anos: Teorias: ---------------------------------------------------------------------------------------------------- 1903 -------------------- Administração Científica (Taylor e Ford: sistema mecânico) 1909 ------------------ Teoria da Burocracia (Weber: formalização) 1916 ---------------- Teoria Clássica (Fayol: estrutura organizacional) 1932 -------------- Teoria das Relações Humanas (Hawthorne: pessoas) 1947 ------------ Teoria Estruturalista (sociologia) 1951 ----------- Teoria dos Sistemas (sistemas em interatividade) 1954 -------- Teoria Neoclássica (objetivos) 1957 ------ Teoria Comportamental (psicologia organizacional) 1962 ---- Desenvolvimento Organizacional (adaptar às mudanças) 1972 ---- Teoria da Contingência (variáveis ambiental e tecnologia) 1990 -- Novas Abordagens

O ESTADO ATUAL DA TGA   Cada teoria produziu ao longo dos anos técnicas e habilidades que ajudaram a tomar decisões, elas surgiram para resolver os problemas da época e foram sucedidas Precisa estar atento aos eventos passados e presentes, pois o horizonte é amplo e é o responsável por sua direção IDADE DA PEDRA IDADE DO BRONZE IDADE DO FERRO IDADE MÉDIA IDADE MODERNA IDADE DA INFORMÁTICA

Escolha a ferramenta mais adequada para cada situação. O ESTADO ATUAL DA TGA  O profissional da administração precisa conhecer as teorias para ter à disposição alternativas adequadas para cada situação Estas precisam ser adaptadas para continuar úteis e aplicáveis Escolha a ferramenta mais adequada para cada situação. Atrasado Bêbado Batom

OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Competitividade Tecnologia Pessoas Organiza ç ão Estrutura Ambiente O comportamento é complexo e a integração das variáveis constituem desafio para a ADM Tarefas

AS PERSPECTIVAS FUTURAS: Mudanças rápidas e inesperadas no mundo dos negócios Crescimento e expansão das organizações Atividades que exigem pessoas de competências diversas e especializadas

OS IMPACTOS FUTUROS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES Os desafios da administração serão: Crescimento das organizações Concorrência mais aguda... 3. Sofisticação da tecnologia 4. Taxas mais altas de inflação 5. Globalização da economia e internacionalização dos negócios

AS MEGATENDÊNCIAS Sociedade industrial Tecnologia simples Economia nacional Curto prazo Democracia representativa Hierarquia Opção dual ou binária Centralização Ajuda institucional Sociedade da informação Tecnologia sofisticada Economia mundial Longo prazo Democracia participativa Comunicação lateral Opção múltipla Descentralização Auto-ajuda Inovação e mudança Maior eficiência Globalização e competitividade Visão do negócio e do futuro Pluralismo e participação Democratização e empowerment Visão sistêmica e contingencial Incerteza e imprevisibilidade Autonomia e serviços diferenciados De: Para: Alteração: As novas organizações, hoje, lidam com a imprevisibilidade, a descontinuidade e a instabilidade em todos os setores, mais do que no passado

SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 3: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 4: ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 5: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Capítulo 2 Antecedentes Históricos da Administração (Preparando as Condições para a Moderna Empresa) A influência dos filósofos A influência da organização da Igreja Católica A influência da organização militar A influência da Revolução Industrial A influência dos economistas liberais A influência dos pioneiros e empreendedores