Análise Ambiental (Interna)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise dos pontos fracos e fortes
Advertisements

ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Repensando a Logística
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Repensando a Logística
Estratégias do agronegócio
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação Escolhas Estratégicas Março, 2010 Grupo: Ana Cássia Flávio João Ricardo Marcel Rafael Amarelo Rafael Ferri Rafael.
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Repensando da logística
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico
Equipe de Gestão.
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Modelo de Planejamento
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
 BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial  Principais conceitos do BSC  Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias  Comunicação com.
Estratégia Empresarial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Estratégia Organizacional
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
1-Relacionando o grau de impacto e o grau de certeza em relação aos direcionadores (empresa presente na sala) Aumento da concorrência X China Aumento.
ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
Posicionamento Estratégico
Estratégia de Operações
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico de Marketing
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
MARKETING EM HOTELARIA
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Conteúdo Gamasutra Game Industry Google Trends Plano de marketing
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
DIAGNÓSTICO TURÍSTICO “O diagnóstico descreve a situação atual da destinação com base nos fatos, nas estatísticas e no seu histórico, obtidos pelo.
Cenário Cultural da Cidade de Natal
Transcrição da apresentação:

Análise Ambiental (Interna) Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Análise Interna responde 5 perguntas: - Quais o recursos que dispõe a organização? - Quais competências precisam ser desenvolvidas? - Quais características podem ser força ou fraqueza? - Quais as causas das forças e fraquezas? - Como está o desempenho em relação á concorrências? Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Missão Única Finalidade Visão Objetivos Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Aspectos Norteadores da Análise Interna: Recursos Capacidade Competências Essenciais Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Recursos – Todas as entradas no processo de produção da organização. Tangíveis – máquinas, equipamentos, matérias-primas. Intangíveis – marca, patente, tradição. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Capacidade – Habilidade para gerenciar os recursos da empresa num ambiente complexo e imprevisível (mercado). Extrair o melhor de cada recurso através de uma atividade sistêmica. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Capacidade + Recursos _____________________ Competências Essenciais Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Competências Essenciais – Vantagens Competitivas identificadas através da capacidade e dos recursos. Atualmente, o conhecimento é a base da obtenção de capacidade, o que o faz matéria-prima para o desenvolvimento das CE. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Competências Essenciais Capacidade Recursos Básico Intermediário Avançado Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Área Funcional Competências Essenciais Empresas Logística Eficácia na utilização das Técnicas de Administração Logística Wal-Mart RH Motivação, empowerment e retenção de empregados Disney Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Área Funcional Competências Essenciais Empresas Marketing Habilidade de Inovação Ralph Lauren Promoção eficaz dos produtos e marca. Gillette Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Área Funcional Competências Essenciais Empresas Gerência Marketing e valorização da marca Coca-Cola Miniaturização (walkman, CR-Rom) Sony Tecnologia de Ponta na exploração do Petróleo. Petrobras Promoção eficaz dos produtos e marca. Gillette Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Forças ou Ponto Forte – Característica interna que facilita o cumprimento da missão e objetivo. Fraquezas ou Ponto Fraco – É uma deficiência interna que atrapalha os esforços para atingir a missão e visão. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Chavão P Ft Potencial P Fc Potencial Temos longa tradição no Ramo Pós-vendas estável Experiente Confiável Antiquado Inflexível Sem inovação Somo um fornecedor de peso Especialização técnica Suprimento estável Status elevado Burocrático Só tem clientes grandes Impessoal Temos uma linha de produtos abrangente Ampla variedade Fornecedor único Conveniente Baixos estoques Especialização limitada Detemos o padrão do ramo Adoção ampla do produto Imagem e status elevado Alavancagem no mercado Vulnerável às tecnologias Visão limitada da Concorrência Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Fator Crítico de Sucesso (FCS) – Prioriza as atividades chaves do negócio, que necessitam ter a excelência na execução a fim de obter sucesso no alcance da missão e objetivos. Ex. Ponto Frio (um FCS é conceder crédito aos clientes) Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Análise SWOT – Mapeamento das Forças, Fraqueza, Ameaças e Oportunidades. S – Strenghts (Forças) W – Weaknesses (Fraquezas) O – Opportunities (Oportunidades) T – Threats – (Ameaças) Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Forças Fraquezas Ameaças Oportunidades Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno FORÇAS Vasto recurso financeiro Liderança de Mercado Tecnologia Patenteada Vantagem em custos Inovação de produtos competente Gerência experiente Campanhas publicitárias vencedoras Posicionamento de Geração de Barreiras Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno FRAQUEZAS Falta de foco no negócio Instalações obsoletas Ausência de competências básicas Problemas operacionais internos Linha de produtos obsoleta Rede de distribuição limitada Altos custos unitários Falta de recursos financeiros Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno OPORTUNIDADES Mudanças de hábitos do consumidor Surgimento de novos mercados Diversificação de mercado Queda de barreiras comerciais Expansão de mercado Novas tecnologias Mudança de regulamentação Novos canais de distribuição Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno AMEAÇAS Mudanças de hábitos do consumidor Entrada de novos concorrentes Aumento dos produtos substitutos Novas tecnologias Mudança na regulamentação Volatilidade cambial adversa Aumento do poder de barganha (cliente) Barreiras tarifárias Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Estudo de Caso De acordo com a percepção do grupo e utilizando as ferramentas aqui apresentadas (Competências Essenciais, Fatores Críticos de Sucesso e Análise SWOT), faça uma análise interna da UNIP. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico