Epidemiologia Analítica O que é? Gisele Caldas Alexandre Sandra Costa Fonseca
Aula Dia Tema 1 23/09 Epidemiologia analítica – conceitos básicos 2 30/9 Tipos de estudos, medidas de associação 3 7/10 Estudos de risco – coorte 4 14/10 Artigo coorte 5 21/10 Estudos de risco – caso-controle 28/10 Feriado – funcionário público 6 04/11 Artigo caso-controle 7 11/11 Revisão 8 18/11 Avaliação 1 9 25/11 Análise sobrevida – artigo e aula 10 2/12 Estudos de intervenção – ensaios clínicos randomizados 11 9/12 Artigo ensaio clínico randomizado 12 16/12 Seminário – Artigo ensaio clínico randomizado 13 6/1 Testes diagnósticos – artigo e aula 14 13/1 Revisão sistemática e meta-análise 15 20/1 Artigo de revisão sistemática e meta-análise 16 27/1 17 3/2 Avaliação/Trabalho 18 10/2 V.S.
O método Epidemiológico Epidemiologia descritiva: Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença Tabagismo em gestantes Qual a frequência de gestantes tabagistas?
O método Epidemiológico Epidemiologia descritiva: Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença Baixo peso ao nascer Qual a frequência de baixo peso ao nascer?
O método Epidemiológico Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença formulação de hipóteses : existe associação entre tabagismo materno e baixo peso ao nascer? teste de hipóteses
O método Epidemiológico Analisar associações Estudos analíticos de baixo poder analítico Estudos analíticos de alto poder analítico
O método Epidemiológico Poder analítico – capacidade de demonstrar que a ocorrência de um efeito (B) deveu-se à presença do fator estudado (A) A B tabagismo materno baixo peso ao nascer Como fazer?
O método Epidemiológico Enunciar a hipótese! A frequência de baixo peso (desfecho B+) será maior em crianças de mães fumantes (A+) que em crianças de mães não fumantes (A-)
O método Epidemiológico “Exposição” “Desfecho” B+ A+ B- A- tempo
O método Epidemiológico “Exposição” “Desfecho” B+ A+ B- A- Pesquisador
O método Epidemiológico “Exposição” “Desfecho” B+ A+ B- A- Pesquisador
Variáveis: Exposição? Desfechos? Exposição: as “causas” em que estamos interessados Desfechos: a “consequência”... O que se quer estudar para saber a “causa”...
Sujeitos: Quem são? Qual a população de interesse? Quem os resultados poderiam beneficiar? Qual a população de estudo? critérios de inclusão – sexo, idade, intervalo de tempo, local, características de saúde critérios de exclusão - fatores que poderiam colocar o participante em risco ou que poderiam mascarar os resultados
Quantos, onde, quando,? Como não é possível estudar toda a população de interesse – todos os doentes do planeta... E também, como não é possível estudar toda a população de estudo... Selecionamos uma amostra! Ideal é que seja uma amostra aleatória
Tipos de estudo epidemiológico (adaptado de Almeida Fº, 2003) Investigador Temporalidade População Tipo de estudo Observacional Transversal Individual Estudo transversal Agregado Estudo ecológico Longitudinal Estudo de coorte Estudo caso-controle Série temporal (ecológico) Intervenção ou Experimental Ensaio clínico Ensaio comunitário