Epidemiologia Analítica O que é?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Advertisements

Técnico em enfermagem do trabalho
Epidemiologia e indicadores de saúde
EPIDEMIOLOGIA Prof. Eduardo Furtado Flores
Medidas de associação II: tratamento. Estudo dirigido
Pesquisas com dados existentes: análise de dados secundários, estudos suplementares e revisões sistemáticas.
Estudo de coorte retrospectivo
Tipos de Pesquisa Clínica
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Estudos de Prevalência
Métodos de Investigação Epidemiológica em Doenças Transmissíveis
Noções Básicas de Epidemiologia
Marcos Luis Martins Santos
Universidade Federal do Maranhão
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
PREVALÊNCIA DE DOENÇA VASCULAR EXTRACRANIANA EM PACIENTES NEFROPATAS
CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO.
Estudos longitudinais
Inferência causal & principais tipos de estudos
Estudos transversais Dr Hermano Alexandre Mestre em Saúde Pública
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Ensaios Clínicos.
O ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO: ESTRUTURANDO A ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA CADA CONTATO ENTRE A CRIANÇA E O SERVIÇO DE SAÚDE DEVE SER CONSIDERADO UMA OPORTUNIDADE.
Cícero Fidelis Lopes AVALIAÇÃO DOS PULSOS DISTAIS DE MEMBROS INFERIORES EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇA ARTERIAL.
Estudo caso-controle Hjm jul-2001.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
Hermé Vasconcellos de Gusmão Verçoza
Introdução à pesquisa clínica
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Tipos de Estudo em Epidemiologia
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
Revisão Sistemática e Metaanálise 2014
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
A Metodologia da Pesquisa Clínica
Tipos de Estudos Epidemiológicos
Identificar os fumadores
Universidade Federal do Maranhão
Viéses e Fatores de Confusão
Epidemiologia Analítica
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA ESTUDO CASO CONTROLE Departamento de Enfermagem Disciplina: Epidemiologia Clínica Professora: Dra Dulce Aparecida Barbosa Alunos:
Introdução Aleitamento materno tem mostrado melhora do desenvolvimento neuropsicomotor(DNPM), redução da incidência de gastroenterites infecciosas e menor.
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
Desenhos de Estudo Epidemiológico
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
Principais tipos de estudo descritivos
Epidemiologia Estudo transversal.
Tipos de estudos epidemiológicos
Economia e Gestão da Saúde (ECO059)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE PERINATAL Chorionic Villus Sampling Compared With.
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
Risco Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo
Resumo – principais tipos de estudo
Principais delineamentos de estudos epidemiológicos
Universidade Federal do Maranhão
VIII Curso de Metodologia Científica do IMIP
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Epidemiologia Analítica
estudos longitudinais
ESTUDOS DE COORTE E CASO-CONTROLE
Erros sistemáticos – viés de seleção e de confundimento
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
ESTUDO DE COORTE -Estudos observacionais - a situação dos participantes quanto à exposição determina sua seleção para o estudo ou sua classificação após.
Influência do Tabagismo Passivo no Desenvolvimento da Doença de Calvé- Legg-Perthes: Uma Meta-Análise Autores: Lucas Cortizo Garcia; Fernando Cal Garcia.
Vigilância Epidemiológica e Farmacoepidemiologia no Brasil.
Estudos observacionais de base individual ou analíticos:
EPIDEMILOGIA ANALÍTICA
VIÉS. VIÉS Distorção dos resultados de uma pesquisa em decorrência de erros sistemáticos (não aleatórios).
Transcrição da apresentação:

Epidemiologia Analítica O que é? Gisele Caldas Alexandre Sandra Costa Fonseca

Aula Dia Tema 1 23/09 Epidemiologia analítica – conceitos básicos 2 30/9 Tipos de estudos, medidas de associação 3 7/10 Estudos de risco – coorte 4 14/10 Artigo coorte 5 21/10 Estudos de risco – caso-controle 28/10 Feriado – funcionário público 6 04/11 Artigo caso-controle 7 11/11 Revisão 8 18/11 Avaliação 1 9 25/11 Análise sobrevida – artigo e aula 10 2/12 Estudos de intervenção – ensaios clínicos randomizados 11 9/12 Artigo ensaio clínico randomizado 12 16/12 Seminário – Artigo ensaio clínico randomizado 13 6/1 Testes diagnósticos – artigo e aula 14 13/1 Revisão sistemática e meta-análise 15 20/1 Artigo de revisão sistemática e meta-análise 16 27/1 17 3/2 Avaliação/Trabalho 18 10/2 V.S.

O método Epidemiológico Epidemiologia descritiva: Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença Tabagismo em gestantes Qual a frequência de gestantes tabagistas?

O método Epidemiológico Epidemiologia descritiva: Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença Baixo peso ao nascer Qual a frequência de baixo peso ao nascer?

O método Epidemiológico Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença formulação de hipóteses : existe associação entre tabagismo materno e baixo peso ao nascer? teste de hipóteses

O método Epidemiológico Analisar associações Estudos analíticos de baixo poder analítico Estudos analíticos de alto poder analítico

O método Epidemiológico Poder analítico – capacidade de demonstrar que a ocorrência de um efeito (B) deveu-se à presença do fator estudado (A) A B tabagismo materno baixo peso ao nascer Como fazer?

O método Epidemiológico Enunciar a hipótese! A frequência de baixo peso (desfecho B+) será maior em crianças de mães fumantes (A+) que em crianças de mães não fumantes (A-)

O método Epidemiológico “Exposição” “Desfecho” B+ A+ B- A- tempo

O método Epidemiológico “Exposição” “Desfecho” B+ A+ B- A- Pesquisador

O método Epidemiológico “Exposição” “Desfecho” B+ A+ B- A- Pesquisador

Variáveis: Exposição? Desfechos? Exposição: as “causas” em que estamos interessados Desfechos: a “consequência”... O que se quer estudar para saber a “causa”...

Sujeitos: Quem são? Qual a população de interesse? Quem os resultados poderiam beneficiar? Qual a população de estudo? critérios de inclusão – sexo, idade, intervalo de tempo, local, características de saúde critérios de exclusão - fatores que poderiam colocar o participante em risco ou que poderiam mascarar os resultados

Quantos, onde, quando,? Como não é possível estudar toda a população de interesse – todos os doentes do planeta... E também, como não é possível estudar toda a população de estudo... Selecionamos uma amostra! Ideal é que seja uma amostra aleatória

Tipos de estudo epidemiológico (adaptado de Almeida Fº, 2003) Investigador Temporalidade População Tipo de estudo Observacional Transversal Individual Estudo transversal Agregado Estudo ecológico   Longitudinal Estudo de coorte Estudo caso-controle Série temporal (ecológico) Intervenção ou Experimental Ensaio clínico Ensaio comunitário