ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura Organizacional
Advertisements

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Estrutura Organizacional
3 – Estrutura Organizacional
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
CARGOS Conceito:composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição.
Delegação, centralização e descentralização
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Estruturas Tradicionais
Organização, Sistemas e Métodos
Organização, Sistemas e Métodos
Estruturas organizacionais
DISCUSSÃO x DIÁLOGO Numa discussão cada pessoa procura conseguir que sua visão seja aceite pelo outro. Num diálogo a meta não é vencer mas conseguir que.
Estrutura Organizacional
UPM - CCSA Formulação e Análise Estrutural
Estrutura organizacional do S.E.
O que é uma estrutura ?.
Estrutura Organizacional
SISTEMAS DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIDADE
Conceitos básicos sobre organizações
FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
Capítulo 6 Organização.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Copyright 2013, by Marcos Berenguer
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Comunicação Empresarial
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. ot.
COMUNICAçÃO.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Funções Administrativas
Organizações e a Divisão do trabalho
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO Segundo Cury (2005, p.122) a função de Organização e Métodos é uma das especializações de Administração que tem como objetivo a renovação.
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
Estrutura Organizacional
ORGANIZAÇÃO.
Planejamento Estratégico
Funções de administração
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
COMUNICAÇÃO GERENCIAL
Estratégia Organizacional
Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)
Administração e Organização Industrial
Estruturas Organizacionais
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Delegação, Centralização e Descentralização
Estrutura Organizacional
Estrutura organizacional e os serviços de enfermagem
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Organização – conceitos introdutórios
Gerenciamento dos Recursos Humanos
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Gestão de Pessoas no Setor Público
Introdução à Administração
Estrutura Organizacional
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos componentes de uma empresa. CURY, 2000.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais da empresa. OLIVEIRA, 2002.

A palavra estrutura pode ser apresentada considerando: As partes físicas da empresa (edifícios, unidades de trabalho) relacionadas com o espaço e equipamento que lhes são pertinentes;

Os elementos de trabalho, as diversas operações do processo de produção, referindo-se a palavra estrutura, nesse caso, ao sistema de organização, à organização do trabalho, ao processo produtivo, à organização da produção.

Componentes da Estrutura Organizacional São três os componentes da estrutura organizacional: Sistema de responsabilidade Sistema de autoridade Sistema de comunicações

Sistema de responsabilidade Responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem. (Jucius e Schelender, 1968:232)

Quando um subordinado assume determinada obrigação, deve prestar contas à pessoa que lhe atribuiu a responsabilidade. A quantidade de responsabilidade pela qual o subordinado terá de prestar contas determina a quantidade de autoridade delegada.

Outro aspecto é que permanece na responsabilidade a obrigação do indivíduo a quem ela foi atribuída, ou seja, a responsabilidade não se delega.

Sistema de autoridade Autoridade é o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. A autoridade pode ser formal ou informal. (Jucius e Schelender, 1968:234)

A autoridade formal representa a delegada pelo superior hierárquico imediato. A autoridade informal é uma espécie de “autoridade adquirida” que é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência a sua posição ou status.

Blau e Scott (1962), após pesquisas, concluem que o chefe que é leal a seus subordinados tem maiores possibilidades de estabelecer uma autoridade informal eficaz e, conseqüentemente, maior possibilidade de influenciar seus subordinados.

Sistema de comunicações Comunicação é o processo mediante o qual uma mensagem é enviada por um emissor, por meio de determinado canal, e entendida por um receptor. (Vasconcellos, 1972:10)

No sistema de comunicações, deve ser considerado: O que deve ser comunicado; Como deve ser comunicado; Quando deve ser comunicado; De quem deve vir a informação; Para quem deve ir a informação; Por que deve ser comunicado; e Quanto deve ser comunicado.

A capacidade de exercer influência em uma empresa depende, em parte, da eficácia de seus processos de comunicação.

Fluxos da comunicação As comunicações na empresa podem ser realizadas por intermédio dos seguintes fluxos: Horizontal – realizado entre unidades organizacionais diferentes, mas do mesmo nível hierárquico; Diagonal ou transversal, realizado entre unidades organizacionais e níveis diferentes; Vertical – realizado entre níveis diferentes, mas de mesma área de atuação.

Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada Fluxo de autoridade descendente Mais estável Sujeita ao controle da direção.

Estruturas Informais Não estabelecidas pela estrutura formal Rede de relações sociais e pessoais (interação) Relações que não aparecem no organograma Empecilhos às ordens formais

Não podem ser extintas Instáveis Menos sujeitas ao controle da direção Tendem a ser pequenas (grande número) Existem em todos os níveis

TIPOS DE ORGANIZAÇÃO: 01) Linear; 02) Funcional; 03) Linha-staff.

ORGANIZAÇÃO LINEAR

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF

EXERCÍCIO

DESENHO ORGANIZACIONAL – Exercício A INFO LTDA, está sendo criada, com o objetivo de produzir softwares (programas) de gerenciamento de Instituições de Ensino Superior. Sua organização será composta de 03 (três) níveis hierárquicos (diretorias, gerências e supervisões). Elabore o desenho organizacional da empresa em questão e justifique porque o tipo de organização elaborado é o mais adequado à empresa.