M INERAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO BRASIL D IREITO AMBIENTAL 2° Modulo subsequente Mineração Discente Marina Bernardes / Discente Thiago.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Luciana Ribeiro Campos
A Importância do CEPRAM na Preservação da Qualidade Ambiental
Órgãos e Política Ambiental
NOVOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO & LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Engenharia de Minas.
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
PLANO DE GESTÃO.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA
Legislação ambiental no Brasil relativa ao licenciamento ambiental Rio de Janeiro – março 2009 Roberto Messias Franco Presidente IBAMA
Gersina N.da R. Carmo Junior
Regularização Ambiental
Gestão Socioambiental no Brasil
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
NRM 20 Suspensão e Fechamento de Mina
PCH’s Quartel I, II e III PCH’s Quartel I, II e III
Os Municípios e a Gestão Ambiental
Estrutura de um Processo de Licenciamento
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Prof. M.Sc. Pedro Luiz Fuentes Dias
Licenciamentos com AIA na RMBS
a advocacia no século XXI: o caso do direito ambiental
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Estudo de Impactos Ambientais
Política Nacional de Meio Ambiente
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
X Congresso Brasileiro de Energia
LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL: EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
LICENCIAMENTO E ZONEAMENTO AMBIENTAL
Curso Técnico em Mineração
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – DAI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENTIDADES ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
Principais tipos de licença ambiental
A Legislação Mineral Brasileira
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
A QUESTÃO AMBIENTAL E AS GRANDES OBRAS Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis M M A.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Meio Ambiente e Sociedade Políticas Públicas e Ambientais
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAPÁ - IMAP Macapá/AP 2011.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Sistema Nacional do Meio Ambiente
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Procedimentos para a implantação de aproveitamentos hidrelétricos
Requisitos Legais e Outros Requisitos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Moara.
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
Impactos da mineração e novo Código Carlos Bittencourt IBASE Comitê Nacional em defesa dos territórios frente à mineração Dezembro de
INÍCIO DO LICENCIAMENTO NO BRASIL O Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras foi instituído pelo Decreto nº 1.633/77, que regulamenta o Decreto-lei.
Transcrição da apresentação:

M INERAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO BRASIL D IREITO AMBIENTAL 2° Modulo subsequente Mineração Discente Marina Bernardes / Discente Thiago Ribeiro / Discente Wanderson Meira / Professor e orientador de direito do IFBA: Acirmaney /

D IREITO A MBIENTAL O BJETIVO Situação ambiental da indústria mineral brasileira 1. Carências 2. Sugerir estratégias (pesquisas, cursos, eventos e formação de pessoas) Rio Grande do sul, Santa Catarina, Rio De Janeiro, Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Pará. Eng. De Minas: José Mário Coelho

C ARACTERÍSTICAS G ERAIS DA MINERAÇÃO NO B RASIL E O MEIO AMBIENTE A mineração é um dos setores básicos da economia do país. Rio + 10 / 2002 / Johannesburgo 1. Atividade Fundamental econômico e social; essenciais para a vida moderna. Recursos minerais fazem parte da história nacional Setor mineral em ,5% do PIB ( Us$ 50,5 bilhões de dólares) Empregos diretos Crescimento médio anul de 8,2% no período 1995/2000

D EPÓSITO MINERAL

C ARACTERÍSTICAS G ERAIS DA MINERAÇÃO NO B RASIL E O MEIO AMBIENTE É Composto por 95% de pequenas e médias mineradoras. Em 1992 existiam em torno de com produção mineral de Us$ 1,98 bilhões. Informalidade

D IREITO A MBIENTAL Os órgãos em nível federal que atuam na fiscalização e cumprimento da legislação mineral e ambiental são: Ministério Do Meio Ambiente – MMA: Responsável por formular, coordenar, acompanhar e superintender as políticas dos setores minerais. Ministério De Minas e Energia – MME: Responsável por formular e coordenar a implementação das políticas do setor mineral, elétrico e de petróleo/gás. Secretária De Minas e Metalúrgica – SMM/MME: Responsável por e coordenar a implementação das políticas do setor mineral. Departamento Nacional De Produção Mineral – DNPM: Responsável pelo planejamento e fomento do aproveitamento dos recursos minerais; Superintender as pesquisas geológicas e minerais, bem como conceder, controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional de acordo com o código de mineração.

D IREITO A MBIENTAL Serviço Geológico Do Brasil – CPRM (Companhia de pesquisa de recursos minerais): Responsável por gerar e difundir conhecimento geológico e hidrológico básico, além de disponibilizar informações e conhecimento sobre o meio físico para a gestão territorial. Agência Nacional De Águas – ANA: Responsável pela execução da política nacional de recursos hídricos, inclusive aquelas que são utilizadas na mineração. Conselho Nacional De Meio Ambiente – CONAMA: Responsável por formular as políticas ambientais, cujas resoluções tem o poder normativo, com força de lei, desde que, o poder legislativo não tenha aprovada legislação específica;

D IREITO A MBIENTAL Conselho Nacional De Recursos Hídricos – CNRH: Responsável por formular as políticas de recursos hídricos; promover articulação do planejamento de recursos hídricos estabelecer critérios e cobrança pelo seu uso. Instituto Brasileiro De Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis – IBAMA: Responsável em nível federal, pelo licenciamento e fiscalização ambiental; Centro De Estudos De Cavernas – CACAV (IBAMA): Responsável pelo patrimônio espeleológico (As atividades de mineração de calcário e rochas ornamentais sofrem a interferencia desse órgão porque se situam em áreas de interesses do patrimônio espeleológico.)

D IREITO A MBIENTAL Decreto Nº de 10 de abril de 1989 – Dispõe sobre plano de recuperação de área degradada pela mineração CONAMA- Conselho nacional do meio ambiente Resolução do CONAMA nº 1,de 23 de janeiro de estabelece critérios básicos e diretrizes gerais para o “relatório de impacto ambiental” (RIMA) Resolução CONAMA nº 009 de 6 de dezembro de 1990 – Dispõe sobre normas especificas para a obtenção da licença ambiental para a extração de minerais, exceto as de emprego imediato na construção civil. Resolução do CONAMA Nº 237 de 19 de dezembro de 1997 – Dispõe sobre procedimentos e critérios utilizados no licenciamento ambiental CNRH que significa conselho nacional de recursos hídricos. O EIA que significa estudo de impacto ambiental que é exigido para o licenciamento ambiental de qualquer atividade de aproveitamento de recursos minerais.

D IREITO A MBIENTAL a obtenção do licenciamento ambiental (la) é obrigatória para a localização, instalação, ou ampliação e operação de qualquer atividade de mineração objetivo dos regimes de concessão de lavra e licenciamento. este licenciamento da competência aos órgãos estaduais de meio ambiente para expedição e controle das seguintes licenças: - licença previa (LP) - é pertinente à fase preliminar do planejamento do empreendimento de mineração e contem os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação observados nos planos municipais estaduais ou federais de uso de solo. licença de instalação (LI)- autoriza o inicio de implantação do empreendimento minério, de acordo com as especificações constantes do plano de controle ambiental aprovado - Licença de Operação 9LO) autoriza após as verificações necessárias o inicio da atividade licenciada e o funcionamento de seus equipamentos e instalações de controle de poluição de acordo com o previsto nas licenças prévia e de instalação.