Oficina Brincando com sucata

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação Ambiental - GPEEA
A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS E JOGOS COM SUCATAS
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Projeto de Integração :
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Janira Siqueira Camargo Sheila Maria Rosin (org.)
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Brincando e aprendendo a viver
Características da criança: perspectivas teóricas
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Relatório de Proposta de Projeto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
COMPONENTES:CAROLINE
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Trabalhando o lúdico através de sucata Bolsistas: Jayne P.Savedra e Sandy MA Bonatti Escola de Educação Infantil Criança Feliz- Osório/RS Berçário I.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE. ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO ALUNOS ATENDIDOS PRIMEIRA ESCOLA: DR RABINDRANATH TAGORE DOS S. PIRES.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

Oficina Brincando com sucata Idealização: Desire M. Dornelles Pedagoga Em parceria com: Conselho Municipal de Educação de Cachoeirinha

Associação Sócio ambiental Pró-Vida Agradecimento Patrocinadores Associação Sócio ambiental Pró-Vida CFC Ritter Gui letreiros

Justificativa Com o intuito de estimular educadores e profissionais da área da recreação e do lúdico, sugere-se uma lista básica de materiais de sucata, que normalmente são jogadas no lixo, para serem utilizadas na construção de brinquedos alternativos dos mais diversos, favorecendo assim a conscientização de todos frente à necessidade dos aproveitamentos desses materiais para uma melhor qualidade de vida, contribuindo dessa maneira com a sustentabilidade do nosso planeta.

Objetivo Geral Reutilizar materiais de sucata para a construção de brinquedos, enfatizando o brincar no desenvolvimento infantil e colaborando para a sustentabilidade do meio ambiente.

Objetivos Específicos Demonstrar diferentes jogos e brinquedos confeccionados com materiais de sucata que podem fazer parte do acervo pedagógico da Escola; Instigar o trabalho em equipe; Estimular a inserção dos brinquedos confeccionados com sucata nas Escolas de Educação Infantil

Proporcionar o relacionamento interpessoal entre diferentes equipes; Destacar a importância da criatividade na Educação Infantil; Conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Palestra Meio Ambiente

A importância da criação dos brinquedos de sucata Cunha (1994) define sucata como material descartável que só terá utilização se houver criatividade. Sobre brinquedo, Santos (1999), define como um suporte que estimula, um importante mecanismo para o desenvolvimento da criança. A função do brinquedo aparece ativa no domínio da inteligência.

Benjamin (1984) e Machado (1995) apontam para a importância da criança criar seu próprio brinquedo, pois a criação favorece o desenvolvimento da criatividade, da capacidade afetiva e emocional, social e cognitiva das crianças.

Na criação de seu brinquedo com sucata, a criança exercita sua criatividade e desenvolve sua relação interpessoal em um espaço lúdico com materiais atraentes, educativos e de baixo custo, além de estar centrada na busca do “eu”.

A função principal da criatividade é o prazer de descobrir e a satisfação do criar, cabe a nós adultos permitir com que eles criem, respeitando seu imaginário. Nesse momento a atuação do professor é de extrema importância para auxiliar o aluno, permitindo o desenvolvimento progressivo da criatividade da criança.

A importância do brincar na Educação Infantil Existe uma relação estreita entre o brincar e a aprendizagem, toda criança aprende no momento em que brinca. Conforme Oliveira (2008) se a criança perde o espaço do brincar para o espaço da aprendizagem interfere o seu desenvolvimento psicológico.

Nós, profissionais da Educação Infantil, fazemos parte da fase mais importante da vida de um ser humano, pois a criança quando pequena tudo está se formando, principalmente a sua identidade.

Segundo Negrine (1994), brincar é uma necessidade básica para os pequenos, assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação.

O brincar como instrumento de aprendizagem Quando as crianças brincam criam regras, aprendem a se comunicar e expressam-se através de múltiplas linguagens, além de contribuir para a construção do conhecimento e relacionamento interpessoal.

O brincar permite a criança o desenvolvimento motor, operatório e mental, tais aquisições permitem mais tarde uma coordenação motora mais precisa.

Por fim as brincadeiras fazem parte do patrimônio lúdico-cultural, transmitindo aos pequenos valores, costumes, formas de pensamento e ensinamentos, proporcionando às crianças uma cultura motora fundamental ao seu desenvolvimento e sua aprendizagem.

Sugestões de atividades com sucata

Site: www.pedagogadesiredornelles.tumblr.com Orkut: Pedagoga Desire Desire M. Dornelles Pedagoga Contatos: Site: www.pedagogadesiredornelles.tumblr.com Orkut: Pedagoga Desire Obrigada pela presença!