Consultoria Empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

BENCHMARKING.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Projeto - Plano de Negócios
O PLANO DE MARKETING.
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
CONSULTORIA E AUDITORIA
Sistema de Informação Gerencial
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Administração Financeira III
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff Objetivos Descrever as origens e tendências do P.E., relacionando-os com as necessidades das empresas.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Consultoria Etapas do processo de Consultoria
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
TÉCNICA DE CONSULTORIA
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
Conceitos e Perfil do Profissional
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Levantamento das necessidades de treinamento
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Profª. Selma Maria da Silva
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
Planejamento Estratégico
Terceirização (Outsourcing): Foco nos Produtos e nos Serviços
Sistemas de informação para processos produtivos
Planejamento Estratégico
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Consultoria Empresarial
Processos Administrativos Aula 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Fases As fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser: Fase I: Diagnóstico Estratégico Fase II: Missão da Empresa.
SECRETARIADO x CONSULTORIA
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
A Construção do Plano de Negócio
Variáveis Básicas do D.O.
Desenvolvimento Organizacional - DO
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Laboratório de Gestão Luís Neto Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
BIBLIOGRAFIA OLIVEIRA, D. P; manual de Consultoria Empresarial, 10 ed. São Paulo, Atlas, 2011 Artigos, Dissertações e Teses Acadêmicas Artigos de jornais.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
PETI Planejamento Estratégico de TI
GESTÃO ORGANIZACIONAL
PLANEJAMENTO INDIVIDUAL DE CARREIRA
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
Mudança Organizacional
Transcrição da apresentação:

Consultoria Empresarial Cap 4: CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial

Etapas dos serviços de consultoria Identificação Entrada Auditoria de posição Planejamento Ação Acompanhamento e avaliação Conclusão

Etapas dos serviços de consultoria Etapa 1 – Identificação Deve ser baseada em duas situações: A realidade atual da empresa-cliente Situação futura desejada Esta etapa é uma prerrogativa da empresa-cliente. Quando for o caso o consultor pode auxiliar na identificação de alguns tipos de problemas ou doenças Racionalidade X Irracionalidade

IDENTIFICAÇÃO DAS DOENÇAS EMPRESARIAIS Doenças Sintomas ECONÔMICAS -Retorno nulo ou irrisório sobre o capital investido; -Retorno baixo sobre o ativo total. FINANCEIRAS -Despesas financeiras elevadas; Alta necessidade de capital de giro; Alta influência de capital de terceiros. TÉCNICAS -Alto nível de reclamações e de devoluções dos clientes; -Alta dependência tecnológica externa MERCADOLÓGICAS Processo de distribuição inadequado; Preços inadequados para os produtos e serviços vendidos; Falta de competitividade no mercado. ADMINISTRATIVAS Inadequada utilização de recursos disponíveis; Trabalhos repetidos. COMPORTAMENTAIS Falta de motivação; Alto nível de atritos; Alto nível de rejeição às mudanças.

Identificação Consultor deve buscar conhecer os aspectos invisíveis da empresa, através da cultura organizacional. Causas de contratação dos serviços de consultoria: Auxílio profissional; Visão e análise crítica de uma situação-problema; Busca de novas oportunidades de negócio; Auxílio no processo sucessório; Auxílio na estrutura decisória e alocação de poder; Estruturação das informações essenciais p/tomada de decisão.

Identificação- Terceirização de serviços O processo administrativo de transferir para terceiros as atividades que não constituem a essência tecnológica dos produtos/serviços da empresa. Existem empresas de consultoria que trabalham com terceirização de serviços e empresas de consultoria que terceirizam seus serviços.

Identificação Sondar o ambiente Conhecer a empresa Avaliando os itens expostos anteriormente.

Etapas dos serviços de consultoria Etapa 2 - Entrada Elaborar o contrato de trabalho Estabelecer expectativas e compromissos mútuos Estabelecer o serviço que o consultor vai trabalhar Identificar o clima e a cultura organizacional Sondar problemas e insatisfações Analisar as possíveis soluções para os problemas Estabelecer relações de causas e efeitos Categorizar os problemas

Etapas dos serviços de consultoria Etapa 3 - Auditoria de posição Realizar entrevistas e levantamentos Efetuar análises Definir a situação e as conseqüentes mudanças Identificar e achar soluções para os problemas Analisar causas, efeitos, riscos, custos, resistências, acomodações etc Avaliar potencial de mudança Identificar pontos fortes e fracos

Etapas dos serviços de consultoria Etapa 4 - Planejamento Definir estratégias e as políticas de sustentação associadas Definir participantes e responsabilidades Detalhar o trabalho Atividades Seqüência Tempo Recursos

Etapas dos serviços de consultoria Etapa 5 - Ação Colocar em operação o plano de trabalho Agir sobre o problema Treinar a equipe de trabalho Instituir a mudança- atitudes e solução de problemas

Etapas dos serviços de consultoria Etapa 6 - Acompanhamento e avaliação Controlar dos resultados Incentivar a auto-avaliação dos usuários Avaliar a mudança Estudar necessidade de nova auditoria de posição (etapa 3)

Etapa 7 - Conclusão Desligar-se do processo Efeitos da consultoria: ECONÔMICOS ORGANIZACIONAIS SOCIAIS- relacionamento com pares e interessados Posturas dos indivíduos perante estes efeitos: SITUAÇÃO DE ACEITAÇÃO SITUAÇÃO DE ALIENAÇÃO(ignorar ou acomodar) SITUAÇÃO DE RESISTÊNCIA

Introdução – estabelecimento de procedimentos administrativos. ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Introdução – estabelecimento de procedimentos administrativos. Método de coleta de dados: - entrevista; - questionário; - análise de documentos; - observação direta; O diagnóstico Indicadores de desempenho e de resultados: quantitativos, qualitativos, tempo, financeiros

Projeto é a materialização do plano de trabalho: ELABORAÇÃO DA PROPOSTA E DO PLANO DE TRABALHO Projeto é a materialização do plano de trabalho: ATIVIDADE: é a menor unidade do projeto PROGRAMA: é o conjunto de projetos ADMINISTRAÇÃO DE PROJETO: melhor forma de alocar os recursos nas atividades para o alcance dos objetivos.

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA-ALVO ANÁLISE DO AMBIENTE(fatores externos) FASES DO PROJETO DE CONSULTORIA FASE 1: Caracterização IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA-ALVO ANÁLISE DO AMBIENTE(fatores externos) DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE TRABALHO NEGOCIAÇÃO E ALOCAÇÃO DE RECURSOS ELABORAÇÃO DO PLANO DO PROJETO

FASE 2: Execução Utilização dos recursos disponíveis FASES DO PROJETO DE CONSULTORIA FASE 2: Execução Utilização dos recursos disponíveis Supervisão da equipe de trabalho Acompanhamento e controle Avaliação final dos trabalhos executados