TEORIA COMPORTAMENTALISTA

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Transcrição da apresentação:

TEORIA COMPORTAMENTALISTA Principais Teóricos: Barnard Simon McGregor Likert Herzberg Mcclelland Argyris

O que motiva as pessoas a agirem ou se comportarem do modo como TEORIA COMPORTAMENTALISTA FOCO COMPORTAMENTO HUMANO O que motiva as pessoas a agirem ou se comportarem do modo como o fazem? 2

Principais Características TEORIA COMPORTAMENTALISTA Principais Características Surge como uma evolução das teorias da Escola das Relações Humanas; Recusa a concepção de que a satisfação do trabalhador gerava de forma intrínseca a eficiência do trabalho; percepção de que nem sempre os funcionários seguem comportamentos exclusivamente RACIONAIS ou essencialmente baseados em sua SATISFAÇÃO; traz princípios da psicologia comportamental (behaviorismo – estímulo/resposta) para a ADM; 3

TEORIA COMPORTAMENTALISTA Processo decisório: escolher, diante das alternativas a “melhor” opção; Decisões particulares refletem as globais; É substituído o critério da eficiência máxima (Taylor, Fayol e Weber) pelo desempenho satisfatório Tensões e conflitos: em alguns aspectos são considerados positivos, pois poderão contribuir com o crescimento organizacional; Liderança: capacidade de fazer a “melhor” escolha é característica dos líderes que flexibilizam a decisão apoiando-se na colaboração de todos envolvidos no processo 4

TEORIA COMPORTAMENTALISTA Douglas McGregor O lado Humano das Organizações 1960 As estratégias de liderança são influenciadas pelas crenças do líder acerca da natureza humana. McGregor desenvolveu duas teorias que contrastavam para ilustrar essa situação... 5

intelectuais, tais como: Imaginação, criatividade TEORIA X TEORIA Y Concepção tradicional de direção e controle Integração entre objetivos individuais e organizacionais A participação dos funcionários é um instrumento de manipulação dos mesmos A participação dos funcionários é uma forma de valorizar suas potencialidades intelectuais, tais como: Imaginação, criatividade e engenhosidade O ser humano vê o esforço físico e mental no trabalho de forma tão natural quanto querer descansar O ser humano tem aversão natural ao trabalho A maioria das pessoas precisa ser controlada, dirigida, coagida e finalmente punida para que trabalhe A maioria das pessoas busca naturalmente se auto-corrigir para atingir os objetivos a que se propuseram atingir O compromisso com um objetivo depende das recompensas que se espera receber com a sua consecução O homem é um ser carente que se esforça para satisfazer uma hierarquia de necessidades O líder adota um estilo AUTOCRÁTICO O líder adota um estilo PARTICIPATIVO O ser humano não só aprende a aceitar as responsabilidades como passa a procurá-las O ser humano não consegue assumir responsabilidades

TEORIA COMPORTAMENTALISTA Herzberg Procurou identificar fatores que motivavam os funcionários: Fatores relacionados ao ambiente e que fogem ao controle do funcionário: FATORES AMBIENTAIS OU HIGIÊNICOS condições físicas de trabalho, salário, etc. - EXTRÍNSECOS Fatores relativos ao cargo, às tarefas desempenhadas e à satisfação do funcionário: FATORES MOTIVACIONAIS reconhecimento, realização pessoal, etc. - INTRÍNSECOS 7

TEORIA COMPORTAMENTALISTA Herzberg FATORES AMBIENTAIS OU HIGIÊNICOS Abaixo do nível aceitável causam insatisfação FATORES MOTIVACIONAIS Conduzem ao aumento do desempenho Fatores de higiene são importantes, mas uma vez neutralizada a insatisfação NÃO GERAM maior produtividade. Apenas os fatores motivacionais conduzem ao aumento do desempenho 8

TEORIA COMPORTAMENTALISTA Críticas percebe a prática administrativa a partir dos objetivos dos dirigentes das empresas; pesquisas empíricas levaram a dúvidas de que a administração participativa seja superior a outras; a relação entre satisfação moral e nível de produtividade é vista de forma simplista 9

COMPARATIVO DE ABORDAGENS   Aspectos Principais Teoria Clássica Teoria das Relações Humanas Teoria Comportamental    ênfase  tarefas e estrutura organizacional pessoas pessoas e ambiente  abordagem da organização  organização formal  organização informal  organização formal e informal  conceito de organização estrutura formal como conjunto de órgãos, cargos e tarefas  sistema social como conjunto de papéis  sistema social cooperativo e racional   principais representantes   Taylor, Fayol, Mayo, Follett, Simon, McGregor, Barnard características básicas da Administração  Engenharia Humana / Engenharia de Produção Ciência Social Aplicada Ciência Comportamental Aplicada  comportamento organizacional do Indivíduo ser isolado que reage como indivíduo (Atomismo Tayloriano)  ser social que reage como membro de grupo social ser racional tomador de decisões quanto à participação nas organizações  sistema de incentivos incentivos materiais e salariais incentivos sociais e simbólicos  incentivos mistos relação entre objetivos organizacionais e objetivos individuais identidade de interesses; não há conflito perceptível identidade de interesses; todo o conflito é indesejável e deve ser evitado conflitos possíveis e negociáveis; relação e equilíbrio entre eficácia e eficiência resultados almejados máxima eficiência satisfação do oper eficiência satisfatória 10