A Qualidade na Estrutura Organizacional

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Transcrição da apresentação:

A Qualidade na Estrutura Organizacional Acredita-se uma empresa terá uma estrutura organizacional de qualidade, se os seus processos estiverem mapeados com objetividade, visando atender aos requisitos de seus clientes, independente do modelo organizacional que estiver adotando. Presidente CLIENTE Comercial Serviços Adm./Fin. Vendas Faturam. Revisão Mecânica Financeiro Administr. Vista Prazo Contas Caixa

Fatores a Considerar na Concepção Estrutural Privilegiar (em relação aos recursos e investimentos) as áreas que mantém contato direto com os clientes; Eliminar as atividades que não agregam valor para a empresa, terceirizando-as; Utilizar o benchmarketing para a concepção de um modelo de estrutura mais voltado para resultados do que para as funções; Aplicar o downsizing enxugando-a, tornando-a mais simples, ágil e interativa, e ainda, diminuindo os níveis de comunicação, facilitando a delegação de autoridade, ampliando os graus de responsabilidade, processando a melhoria contínua e, finalmente, garantindo a qualidade.

Fatores a Considerar na Concepção Estrutural Colocar o cliente no topo da pirâmide organizacional “coman-dando” a empresa; Fazer da hierarquia apenas um referencial de coordenação e não uma “ditadura”; Fomentar a sinergia em todos os setores de modo que eles se esfor-cem e caminhem para um só objetivo, a satisfação dos clientes; Transformar os fornecedores em aliados, parceiros, respeitando suas obrigações para com eles; Ser competitivo e enfrentar com profissionalismo e honestidade os seus concorrentes; Valorizar os recursos humanos, motivando-os e desenvolvendo o espírito de equipe.

Metodologia para Avaliação de Estruturas Organizacionais - MAEO 1 Definição da Missão e do Negócio da empresa 6 Aprovação e implantação 2 Levantamento de dados e informações 5 Seleção da alternativa mais viável Professor: Verificar com os alunos as INFORMAÇÕES e os RESULTADOS de cada fase (ver livro pág. 102) 3 Análise Funcional / Estrutural 4 Apresentação de alternativas

Trabalho de Organização Informações Básicas e Subsidiárias Objetivos econômicos, financeiros, sociais e políticos de empreendimento; Mercado consumidor, local e global, e potencial dos concorrentes; Capacidade de investimentos e recursos disponíveis; Disponibilidade local de mão-de-obra qualificada e possibilidade de treinamento; Subsídios do governo municipal e estadual, incentivos fiscais e protecionismo do governo federal para os produtos a serem fabricados;

Facilidades aduaneiras e meios de transporte para o escoamento da produção; Infra-estrutura física da cidade para construção da empresa e saneamento básico para os seus funcionários; Localização geográfica em relação a seus fornecedores / consumidores; Poder de mobilidade da classe sindical.

Trabalho de Reorganização Informações Básicas e Subsidiárias Para um trabalho de reorganização, além das informações citadas no trabalho de organização, considerar os seguintes aspectos : Nível Externo Nível de aceitação dos produtos e serviços da empresa pelo mercado consumidor e o grau de satisfação gerado em seus clientes; Potencialidade de seus fornecedores; Capacidade tecnológica da empresa em relação aos seus concorrentes Posição em relação à competitividade no mercado local e regional; Posicionamento da imagem institucional da empresa.

Trabalho de Reorganização Informações Básicas e Subsidiárias Nível Interno Perfil profissional dos seus recursos humanos; Capacidade de liderança de seu corpo gerencial; Eficiência do sistema de informações; Qualidade dos programas de desenvolvimento de pessoal; Política salarial em relação ao mercado de trabalho;

Nível Interno Nível de produtividade atual versus pretendido; Grau de motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho; Ampliação da quantidade de parceiros e possibilidade de encampação de outras empresas; Possibilidade de crescimento físico.

Modelos de Estruturas Organizacionais Normalmente toda organização apresenta ou deveria apresentar alguma forma de estruturação interna, a qual estabelece as regras básicas para a realização de seus objetivos. As empresas não adotam um único tipo de estrutura organizacional; na realidade, fazem uma mesclagem dos diversos modelos pelos diversos setores organizacionais.