COMPETITIVIDADE 1. Conceito Caráter sistêmico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação e difusão tecnológica
Advertisements

Estudo de Mercados.
A cadeia de valores e a vantagem competitiva
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Economia e Gestão Financeira
MACROECONOMIA.
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE I HISTÓRIA RECENTE
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Negócios Internacionais Capítulo 3.1 Teoria de Comércio Internacional International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 5-1.
Negócios Internacionais
1. Comente a seguinte frase: “Afirma-se que alguns países pequenos não tem vantagem em comercializar, sobretudo porque não têm vantagem comparativa em.
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
Movimentos Internacionais de Fatores
GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Módulo Análise do Ambiente Operacional ou Micro Ambiente Externo
Fundamentos de Economia
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Pensando como um Economista
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
Estratégias do agronegócio
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Repensando a Logística
Repensando a Logística 14 C Subgrupo 2 Elisa Carrer Paulo Ricardo.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;
A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006.
Economia Internacional
1 APIMEC - Novembro de Perfil da cadeia produtiva de plásticos Faturamento > R$ 45 bilhões Fonte: ABIQUIM / ABIPLAST Empresas > 8 mil Empregos.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Gerencia da Informação Cerutti – IES Gerenciar a tecnologia da informação? É importante entender os usos estratégicos da TI e como para aplicar.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Noções gerais de Economia
Índice Parte I. Programa de Competitividade Global
Inovação no Setor de Serviços
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
TEORIA DA VANTAGEM COMPETITIVA Michael Porter
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL. Situação: mundo globalizado. Ambiente externo: concorrencial. Necessidade das empresas: Redução de custos; Inovação;
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Economia Conceitos Básicos.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Transcrição da apresentação:

COMPETITIVIDADE 1. Conceito Caráter sistêmico Fatores que se inter-relacionam Fatores que contribuem positivamente e negativamente Fatores controláveis pelo governo Fatores controláveis pela firma Fatores quase controláveis Fatores incontroláveis Conquistar fatias de mercado Vencedores e derrotados

2 Teorias de Competitividade 2.1 Vantagens comparativas Competitividade governamental Grau de produzir bens e serviços para população Competitividade internacional Grau de produzir bens e serviços que atendam exigencias de mercado Aumente a renda dos cidadãos Locus da competição: Mercado Agente: empresa 2 Teorias de Competitividade 2.1 Vantagens comparativas Ricardo Economista inglês sec XIX Condições de produção, impostos, mão de obra, leis trabalhistas, etc

Comparação de 2 produtos ex: café (Brasil) e trigo (Argentina) Produzir no Brasil 1 saca de 60 Kg de trigo - US$ 11,69 1 saca de 60 Kg de café – US$ 130,84 Produzir na Argentina 1 saca de 60 Kg de trigo - US$ 8,28 1 saca de 60 Kg de café – US$ 200,00 Brasil vantagem em produzir café Vantajoso em importar trigo Princípio: especialização é vantajosa Ex: Vinho da França x Vinho da Califórnia, vinho do chile x vinho do cabo

2.2 Competitividade em Porter Outras variáveis além dos custos de produção Diferencial de certos produtos Vantagens competitivas Baixos salários Taxas de câmbio Mão de obra farta Mão de obra qualificada Produtividade Fatores naturais e ambientais Produtos mundiais Ex: Carros Programas de computadores Roupas

2.3 Competitividade influenciada por inovações Tecnologia Necessidade dos compradores Aquecimento da economia Fatores governamentais Melhor relação custo/benefício Diferenças da vantagem comparativa Se o cliente não apreciar características específica – custo benefício Produtos mais simples Subsídios Vantagens de uma nação Condições de fatores Estratégia, estrutura e rivalidade Condições de demanda Indústrias correlatas de apoio

2.4 Competitividade em Jank Capacidade de produzir bens e serviços que passem no teste da competição internacional, enquanto os cidadãos desfrutem de um padrão de vida cada vez melhor e sustentável Competitividade é o crescimento sustentável e bem distribuído do padrão de vida da população de um país, provendo emprego para todos que desejam trabalhar, sem reduzir o padrão de vida das futuras gerações Variáveis Desempenho no mercado internacional Variáveis macro Eficiencia

2.5 Competitividade em Farina e Zylbersztajn Capacidade de sobreviver e ampliar mercado Medida de desempenho de firmas Fatores interligados Obstáculos Logística Custos Produtividade

2.6 Competitividade em Müller Mola mestra do sistema capitalista Globalização Capacidade de poupar Sistema de financeiro Tipos de empréstimos Transnacionalização Institucionais-legais Organizacionais Tecnológicas

Regionalização Lobies Relações públicas Acordos / tratados Capital Trabalho Governo