INDICADORES HOSPITALARES Gestão Hospitalar - Módulo 5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processo Finalístico Manutenção
Advertisements

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Gestão Estratégica de Operações
Contabilidade Sistemas de Informação
Administração Financeira III
Enfa. Maria Clara Padoveze HC - UNICAMP
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Fundamentos de Administração
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Instrutor: Objetivos:.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Organizações Públicas de Qualidade
PLANEJAMENTO M I METODOLOGIA: S Ã O RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Relatório da Ação Governamental RAG
Introdução à Qualidade
Portaria nº 312 de 02 de Maio de MINISTÉRIO DA SAÚDE
Gerenciamento de Processos - PNQ
Função da Administração:
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Melhoria do processo de software brasileiro
Modelo de Planejamento
INTRODUÇÃO Problema de Pesquisa: O segmento têxtil e confecção tem enfrentado desafios para elevar sua produtividade, reduzir custos, garantir a qualidade.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
GESTÃO DE CONVÊNIOS – INDICADORES –.
Teoria Geral da Administração I
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Planejamento Estratégico
BENCHMARKING.
Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de.
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
A NNC tem como objetivo geral detectar inconsistência nos processos, produtos ou práticas com o intuito de elaborar ações a fim de prevenir e/ou reduzir.
Uma proposta para organizar Avaliação:
Controle de Qualidade Total
Prof. Gabriela LottaEDS Apresentação da disciplina Indicadores de Políticas Públicas.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
INDICADORES DE DESEMPENHO
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Mapeamento e Padronização de Processos
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
MÓDULO 2 QUALIDADE.
Função Controle GUI I Relações entre Planejamento e Controle – planejamento: antecipação da ação – controle: processo que procura manter o planejamento.
Abrangência TIC Alinhamento com a Gestão Estratégica Corporativa Diretrizes Estratégicas Sintonia Transparência Interação Cidadania Gestão.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Oficina para Desdobramento e Alinhamento do Planejamento.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Transcrição da apresentação:

INDICADORES HOSPITALARES Gestão Hospitalar - Módulo 5 Professora: Marcela Araujo.

QUALIDADE:Pré-requisito para a sobrevivência das empresas Os indicadores são mais uma arma para as instituições de saúde que se preocupam em aprimorar o seu desempenho junto aos clientes. Exemplos de índices que podem ser extraídos através do uso de indicadores hospitalares: ocupação, receita, despesa, produção e tempo de espera no pronto atendimento

QUALIDADE – 7 PILARES Eficácia Efetividade Eficiência Otimização Aceitação Legitimidade Equidade

INDICADORES: Auxiliam a descrever a situação atual; Servem para comparações; Verificam mudanças ou tendências; Avaliam a execução das ações planejadas. A tecnologia da informação tem sido cada vez mais empregada na área hospitalar na busca do melhor aproveitamento dos seus recursos.

INDICADORES SIMPLES (Vaz, 2004): Auto-explicativos- descrevem imediatamente um determinado aspecto da realidade. Ex: número de leitos hospitalares implantados. Servem para realizar avaliações setoriais e para cumprimento de pontos do programa de saúde, permitem conclusões rápidas e objetivas.

INDICADORES COMPOSTOS(Vaz, 2004) Representam um conjunto de aspectos da realidade; Agrupam em um único número, vários indicadores simples, estabelecendo algum tipo de média entre eles. Ex: índice de inflação – sintetiza o aumento de preços de vários produtos.

CARACTERÍSTICAS DE UM INDICADOR Exatidão (possibilidades mínimas de erro); Confiabilidade (diferentes pesquisadores); Pertinência (correlacionado ao fenômeno); Simplicidade (fácil de entender); Validade (medir efetivamente); Sensibilidade (detectar variações); Econômico; Disponível a tempo; Compatível.

Os indicadores são decorrentes da gestão estratégica (valores, missão, visão do futuro, fatores críticos para êxito e metas estratégicas), da gestão operacional (macroprocessos e processos) e das partes interessadas (clientes, servidores, sociedade, fornecedores, etc). Há necessidade de se manter alinhamento e integração entre os indicadores.

TIPOS DE INDICADORES: Indicadores estratégicos Indicadores de produtividade -eficiência Indicadores de qualidade – eficácia Indicadores de efetividade – impacto Indicadores de capacidade.

Ministério da Saúde – Portaria nº 312, de 02 de maio de 2002 Ministério da Saúde – Portaria nº 312, de 02 de maio de 2002. Padronização da Nomenclatura no Censo Hospitalar. Média de pacientes-dia; Média de permanência; Taxa de ocupação hospitalar; Taxa de ocupação operacional; Taxa de ocupação planejada; Taxa de mortalidade hospitalar; Taxa de mortalidade institucional.