PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Transcrição da apresentação:

PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Professor Ms. Roberto Barcelos Souza Coordenador de Gestão PIBID e processos educacionais Universidade Estadual de Goiás Email: roberto.barcelos@ueg.br

É um dom? Como está e como se faz a formação do professor? Como está o processo de ensino de aprendizagem?

Desafios a) incentivar a formação de professores para a educação básica; b) valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; c) promover a melhoria da qualidade da educação básica; d) promover a articulação integrada da educação superior do sistema federal com a educação básica do sistema público, em proveito de uma sólida formação docente inicial; e) elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituições de educação superior;

Desafios f) estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública; g) fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem; h) valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; i) proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.

Contextualizando os Desafios DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA AS AÇÕES; 2) DINÂMICA DA ESCOLA É DIFERENTE DA UNIVERSIDADE; CURRÍCULO ESCOLAR “ENGESSADO”; “ESPÍRITO” DE SER PROFESSOR;

Contextualizando os Desafios 5) COMO TRANSFORMAR O CONTEÚDO ESPECÍFICO NUM SABER A SER APREENDIDO PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA?

Valorização da RELAÇÂO UNIVERSIDADE E ESCOLA Professores do Ensino Superior e da Educação Básica Valorização da RELAÇÂO UNIVERSIDADE E ESCOLA Alunos Educação Básica Futuros Professores de Matemática

Estágios Laboratórios de ensino/educação Grupos de Estudos Projetos – iniciação científica em educação Moreira (2004) explicita que a formação de professores do ensino fundamental e médio que atuam em grupos de trabalho e estudo, evidencia que esta formação dirigir-se-á também, e necessariamente, a melhorar a qualificação do professor enquanto docente, em sua prática pedagógica.

O QUE É A REFLEXÃO? DEU TUDO CERTO FOI ÓTIMO NÃO GOSTEI FOI MAVILHOSO MUITO BOM FOI MAVILHOSO O PIBID, por meio da pesquisa e investigação abre possibilidades para o futuro professor compreender as situações vivenciadas e observadas nas escolas e seus respectivos sistemas de ensino, formando assim professores “críticos-reflexivos” e “pesquisadores”. (Pimenta e Lima (2004)

[...] a formação deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autônomo e que facilite as dinâmicas de autoformação participada. Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projectos próprios, com vistas à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional (NÓVOA, 1991, p.25).

TECNICAS DE PESQUISA EDUCACIONAL Estudo de caso; Pesquisa Ação; Pesquisa Participante; Pesquisa Etnográfica;

1. DIAGNÓSTICO/PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR 4. REPLANEJAMENTO E NOVAS PROPOSIÇÕES 3. EXECUÇÃO DA ATIVIDADE DE INTERVERÇÃO ESTRUTURA 2. PLANEJAMENTO/ESTUDO E ELABORAÇAO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

SABERES PARA DOCÊNCIA A PARTIR DA ESTRUTURA PIBID 1. DIAGNÓSTICO Saber da vivência – conhecimento da realidade, interação, imersão, reflexão sobre a problemática da escola; Entrevistas e aproximação dos membros da escola; Leitura/interpretação – estudo de referenciais teóricos que auxiliem na compreensão da escola e práxis docente; Produção escrita/síntese – análise e escrita, síntese das observações, sensibilização para a realidade escolar; Problematização da escola – reflexão dos dados levantados/cotejamento com os referenciais teóricos; Trabalho em grupo – desenvolvimento de habilidades relacionadas ao trabalho em grupo; motivação, sensibilização; Imersão nas atividades rotineiras da escola

Produção do caderno de registro e portfólio; RESULTADOS ESPERADOS 1. DIAGNÓSTICO Produção do caderno de registro e portfólio; Análise da realidade escolar com registros de imagens; Análise de dados coletados em entrevistas com os membros da comunidade escolar; Leituras/estudo de referenciais teóricos; Redação de textos em forma de trabalhos para divulgação dos estudos (relatos de experiências didáticas, artigos, outros)

2. PLANEJAMENTO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO SABERES 2º. MOMENTO 2. PLANEJAMENTO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO Reflexão – pensar a realidade e buscar mecanismos de intervenção; Capacidade propositiva – atitudes propositivas para a profissionalização docente ; Organização de dados – capacidade de gerenciar/organizar os dados e, a partir deles, propor atividades. Trabalho em grupo – desenvolvimento de habilidades relacionadas ao trabalho em grupo; motivação, sensibilização

RESULTADOS ESPERADOS – 2º. MOMENTO 2. PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO Produção do caderno de registro; Planejamento de atividades didáticas/pedagógicas; Elaboração de recurso didático – mídias, jogos, protocolos, roteiros, visitas, edição de imagens etc) Leituras/estudo de referenciais teóricos; Redação de textos em forma de trabalhos para divulgação dos estudos ou pesquisas

SABERES PARA DOCÊNCIA 3º. E 4º. MOMENTOS 3/4. EXECUÇÃO E ADAPTAÇÃO Saber da experiência – conhecimento da complexidade e da problemática da execução de ações de intervenção; Ação/reflexão – execução de atividades de intervenção – vivências didáticas, experiências pedagógicas; Capacidade avaliativa – avaliação da atividade, percepção dos limites e potencialidades da ação desenvolvidas; Reflexão na ação – reflexão da execução das atividades de intervenção, melhoramento, percepção das dificuldades, replanejamento e adequação; Trabalho em grupo – desenvolvimento de habilidades relacionadas ao trabalho em grupo; motivação, sensibilização

RESULTADOS ESPERADOS – 3º. E 4º. MOMENTOS 3/4. EXECUÇÃO E ADAPTAÇÃO Produção do caderno de registro; Interpretação e análise de relatos de experiência didático-pedagógicas; Relatório de avaliação da execução das atividades didáticas/pedagógicas incluindo registro de imagens; Divulgação dos resultados; Adequação dos recursos didáticos produzidos; Redação de textos em forma de trabalhos para divulgação dos estudos ou pesquisas.

Valorização da RELAÇÂO UNIVERSIDADE E ESCOLA

O caráter investigativo: a teoria deixa de ser ponto de partida para se tornar uma mediação necessária para entender a realidade escolar...

Principais impactos do Pibid diminuição da evasão e aumento da procura pelos cursos de licenciatura; reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica; articulação teoria & prática; universidades & escolas básicas; elevação da autoestima dos licenciandos; formação continuada para os coordenadores e os supervisores (professores das escolas da rede pública); presença crescente de trabalhos dos bolsistas em eventos científicos; (...)

Principais impactos do Pibid reconhecimento da escola básica como um campo de produção/construção de conhecimento e, simultaneamente, de apropriação de conhecimento; enriquecimento das licenciaturas: currículos, metodologias, tecnologias e temas contemporâneos, inclusive em uma perspectiva intersetorial, qualificando a prática dos docentes; valorização da formação de professores e da educação básica como um tema nobre nas universidades; prestígio dos alunos do Pibid na universidade e nas escolas da rede pública; Pibid = ensino+pesquisa+extensão; (...)

Principais impactos do Pibid (NA ESCOLA) grande produção de materiais didáticos: jogos, vídeos, textos, livros, experiências, blogs, sites... abertura de laboratórios de ciências e informática; presença de alunos das escolas em olimpíadas científicas e outros; formação continuada dos supervisores; Abertura das escolas à comunidade...

Vídeo de como será o grupo

A finalidade de qualquer ação educativa deve ser a produção de conhecimento que aumenta a consciência e a capacidade de iniciativa transformadora dos grupos. Paulo Freire