NOÇÕES DE ÉTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O poder popular como afirmação do Estado democrático
Advertisements

FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
Responsabilidade Profissional
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
ÉTICA MORAL ETHICA (Latim) ETHOS (Grego)
Ética Profissional A ética e a moral.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
Um foco na Ética.
Responsabilidade Social nas Empresas
ÉTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
ÉTICA.
FORMAÇÃO SINDICAL Ética, Moral e Valores Módulo 6
Valor Consultoria Empresarial
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
CONCURSO DA CAIXA Curso Sólon Concursos
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Cícero paulino dos santos costa
Auditoria da Qualidade
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
ÉTICA NA TOMADA DE DECISÃO
Organização Empresarial
CULTURA JURIDICA.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
ÉTICA.
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
PRINCIPIOS DO DIREITO ADMINSTRATIVO
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE DIREITO DIREITO ADMINISTRATIVO 1 REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Tópicos Contemporâneos de Administração
DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
Moral e Direito.
Ética e Contabilidade.
Um foco na Ética.
Princípios constitucionais que informam a Administração Pública
FILOSOFIA PROFª MARCELA
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
A Ética Aristotélica.
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Éticas na Grécia Antiga
PROFESSOR GERALDO MAGELA DE PAULA
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Princípios Constitucionais da Administração Pública
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Princípios de gestão da qualidade
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
GESTÃO POR COMPETÊNCIA. MAPEAR AS COMPETÊNCIAS  Saber fazer: são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
1Profa. Silvia Mara Bertani. A ética empresarial é o ramo da ética ligado às empresas. É a forma moralmente correta com que as empresas interagem com.
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
III Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Princípios do processo administrativo: formação, desenvolvimento e validade.
Transcrição da apresentação:

NOÇÕES DE ÉTICA

A moral é, portanto, um sistema fechado, oriundo das tradições. CONCEITOS BÁSICOS MORAL: sf. Palavra de origem latina: mor, mores. Refere-se aos costumes e a tradições específicas de cada povo ou grupo social. Daí temos: moral cristã, moral pública etc. A moral é, portanto, um sistema fechado, oriundo das tradições.

CONCEITOS BÁSICOS ÉTICA: sf. Palavra de origem grega: ethos. Nasceu da filosofia, designando a morada humana. A ética é mais abrangente que a moral e é aberta a transformações. Não basta ser apenas morais, apegados a valores das tradições. Isso nos faria moralistas e tradicionalistas, fechados sobre nosso sistema de valores. Cumpre também sermos éticos, quer dizer, abertos a valores que ultrapassam aqueles do sistema tradicional ou de alguma cultura determinada. (Leonardo Boff)

CONCEITOS BÁSICOS VALORES: sm plural. Conjunto de princípios ou normas que, por corporificar um ideal de perfeição ou plenitude moral, deve ser buscado pelos seres humanos. (Dicionário Houaiss)

CONCEITOS BÁSICOS VIRTUDE: sf. É a propriedade inerente à particularidade de um determinado ser, como característica própria e definidora. No aristotelismo, é a disposição de comportamento adquirida por meio da vontade e do hábito. No cristianismo, é a disposição para o amor, compreendida como a essência e finalidade suprema do espírito humano. (Dicionário Houaiss)

CONCEITOS BÁSICOS ÉTICA MORAL V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V = Valores & Virtudes

Padrão ético no serviço público O servidor público, no exercício de sua função, deve garantir o cumprimento dos cinco PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, previstos na Constituição (art.37), que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1) Legalidade: Só pode fazer aquilo que a lei autoriza, e nos limites dessa autorização. Portanto, o administrador público só pode atuar nos exatos limites da lei. 2) Impessoalidade: As ações do servidor público deve sempre almejar apenas os interesses da coletividade e nunca interesses particulares, ou de terceiros, sob pena de invalidação por desvio de finalidade. Portanto, na administração pública não cabem preferências ou privilégios.

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3) Moralidade: Não pode o agente público apenas decidir entre o legal e o ilegal, entre o justo e o injusto. Ele deve também tomar suas decisões distinguindo entre o bem e o mal, o honesto e o desonesto. Portanto, não é só obedecer à lei, mas também à moral e à ética. 4) Publicidade: Os atos administrativos, para surtir seus efeitos, devem ficar registrados no órgão oficial, que é o jornal público (Diário Oficial) e não somente a notícia veiculada pela imprensa ou no mural da sede da prefeitura etc. Portanto, o princípio da publicidade está ligado à idéia de transparência e uniformidade de procedimentos diante do público.

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 5) Eficiência: É dever da administração pública trabalhar com presteza, perfeição e rendimento funcional para realização das finalidades que lhe cabe realizar. LEMBRETE: Para lembrar-se desses cinco princípios, memoriza a palavra: L I M P E: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

A gestão da ética nas empresas públicas e privadas O que vimos na tela anterior não deve aplicar-se apenas aos órgãos públicos. As empresas privadas não podem atuar apenas com foco no lucro. A honestidade, a confiança e a integridade é quem constrói a lealdade dos clientes. Portanto, também as empresas privadas podem (e devem) estabelecer códigos de ética. A ética empresarial exige transparência, coerência e compromisso com a veracidade de qualquer informação transmitida.

Conflito de interesses O conflito é inevitável nas organizações (sejam públicas ou privadas), mas deve ser visto como oportunidade de reestudo e aperfeiçoamento do processo interno de lidar com as pessoas. o conflito de interesses deve encorajar os gerentes e administradores a reconhecer que os indivíduos possuem diferentes objetivos e propósitos e que esses conflitos e jogos podem servir tanto a propósitos positivos quanto negativos. Assim, cabe aos gerentes e administradores manter um nível de conflito saudável para a empresa, descobrindo maneiras de canalizar diferentes interesses de diferentes indivíduos para um interesse em comum: a prosperidade da empresa.

Ética e responsabilidade social O mundo convive com sérios problemas ligados à educação, saúde, desemprego, violência e ações que destroem o ecossistema. Muitas organizações (públicas e privadas) assumem seu papel social e contribuem eficazmente para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida no planeta. As ações de filantropia, motivadas por razões humanitárias, representam um passo inicial nesse sentido. Mas a responsabilidade social é mais ampla que isso. A diferença entre as duas é que a filantropia é uma ação social, praticada de forma isolada ou sistematicamente, ao passo que os compromissos de responsabilidade social compreendem ações pró-ativas, integradas e inseridas tanto no planejamento estratégico quanto na cultura da organização, envolvendo todos os colaboradores.

CÓDIGO DE ÉTICA DA CAIXA Tem por base estes CINCO valores: RESPEITO RESPONSABILIDADE HONESTIDADE TRANSPARÊNCIA COMPROMISSO