Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Profissão Docente: Parceria entre a Universidade e a Escola Pública
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Projeto Político-Pedagógico
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ENCONTRO COM CORDENADORES PEDAGÓGICOS
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURRICULO +.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Trabalhando com Grupos
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
Gerenciamento de Sala de Aula
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Construindo a cultura educacional inclusiva
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Estágio Supervisionado II
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O que entendemos por teoria e por prática.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID Helena Maria dos Santos Felício Coordenadora Institucional Claudia Gomes e Geovania Lúcia dos Santos Coordenadoras de Gestão

Contexto: 2

Princípios das Ações do Programa PIBID/UNIFAL-MG Docência Compartilhada: professores da Escola Pública e os licenciandos podem, de forma participativa e comunitária, construir o ensinar e o aprender como uma ação coletiva. Pesquisa – Ação: postura metodológica para construir conhecimentos a partir da reflexão sobre suas práticas à luz dos referenciais teóricos e das interações ocorridas no processo de ensino e de aprendizagem. Interdisciplinaridade: supõe a integração dos conteúdos, passando de uma percepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento que pode ser construído a partir do apoio das diversas áreas de conhecimento.

O que desencadeou pensar nos supervisores? Supervisor: sujeito que assume a mediação nas relações entre coordenador, licenciando, diretor, demais profissionais... Pibids na escola... a relação com os supervisores revelavam essa realidade de cada área fazer o seu percurso... Fragilidade na relação supervisor – licenciando.

Questão Central: Questão: O que é a supervisão no PIBID? Como pensar a supervisão para além da área? É possível construir uma Identidade da Supervisão no PIBID?

OUTROS: Relação com licenciandos jovens/aprendizado mútuo; Aprendizado com a coordenação; Aprendizado de novas maneiras de ensinar; Enriquecimento do trabalho pedagógico/Diversificação das atividades; Novas abordagens do conteúdo; Contato com a universidade; Satisfação dos alunos, na escola; Ganhos de toda a escola com o PIBIB.

Principais desafios da supervisão Relativo aos licenciandos Desinteresse e/ou desmotivação dos licenciandos para a docência Falta de perfil para a docência Conduta inadequada dos licenciandos frente a supervisão Relativo ao PIBID na escola Instituir o PIBID na escola Falta de espaço para as atividades do PIBID Relativo à atuação dos supervisores Mediar conflitos entre licenciandos, supervisores, professores da escola. Promover a articulação entre as áreas do PIBID na escola.

Certezas e Desafios... A supervisão é uma função que se apresenta para além da área. Sujeitos que, a princípio, foram “interpretados” como aquele que abre as portas da escola para a universidade, assume fazer a mediação no processo formativo dos licenciandos. De uma mediação restrita a área para um sujeito que agora está construindo conhecimento em torno de sua função. A necessária intencionalidade no trabalho com os supervisores para construir este “lugar” . Quanto mais o programa contribuir na definição deste espaço maior será a intencionalidade na formação do licenciando. PIBID na escola para o PIBID da escola.