LIVRO ENTENDENDO A DEFICIÊNCIA FÍSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientadora: Dra. Fernanda Lima
Advertisements

ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO Profa. Dra. Nely Garcia
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
FISIOTERAPIA NA HANSENÍASE
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
ESCLEROSE MÚLTIPLA MARA MARINHO.
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA FISIOTERAPIA / TRAUMATOLOGIA
AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE Rafaela de Oliveira Koike Iniciação Científica.
Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
 .
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Deficiência Sensorial
Caso da Semana Karina B. Calil.
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia
ÁREA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA (DFN)
Tecnologia Assistiva (Ajudas Técnicas; Tecnologia de Apoio; Tecnologia Adaptativa; Adaptações; Tecnologia para Especiais)
DEFICIÊNCIA FÍSICA                                                                                
Unidade de Neuropsicologia Clínica
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
Alongamento Prof. Kemil Rocha Sousa.
Alongamento (Continuação)
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Gente Famosa com Deficiência
Educação Inclusiva: Direito à diversidade
Presidência da República
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
M. Angela Gianni Paralisia Cerebral. M. Angela Gianni Paralisia Cerebral Grupo de desordens motoras não progressivas, porém sujeitas a mudanças, resultante.
POSTURA CORPORAL.
Projeto Brincar para Vencer
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
Paralisia Cerebral.
CARTA DE BELO HORIZONTE
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
Fgo. Maria José Neri.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
DEFICIÊNCIA FÍSICA O QUE VEM A SER?
Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem
Ensino Especializado em TGDs
Tecnologia Assistiva Carina Maia.
Acessibilidade.
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Profe Elen Regina Peracchi
Paralisia Cerebral Priscila Correia da Silva.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Universidade Estadual de Feira de Santana
Distrofia de becker Tabea Epp.
MIOPATIAS.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Traumatismo Raquimedular TRM
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Tendências atuais do ECLE
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
Síndrome de RETT.
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA
Introdução da Comunicação Alternativa em Adulto com Deficiência Múltipla: Estudo de Caso Olivia Silva e Silva - Fonoaudióloga Dayanne Rezende Heitor de.
MÓDULO III Doenças Neuromusculares Juliana R. Fonseca e Eliane Degutis Terapeutas Ocupacionais Capacitação Deficiência Fisica SRE - Abri.
Software gratuito que permite um zoom com várias possibilidades: zoom à volta do cursor do rato, zoom em todo o ecrã, zoom num quadrado de um tamanho especifico…
N.E.E. …existe uma N.E.E., quando qualquer incapacidade (física, sensorial, intelectual, emocional, social ou uma combinação destas) afecta a aprendizagem.
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Transcrição da apresentação:

LIVRO ENTENDENDO A DEFICIÊNCIA FÍSICA Objetivo: Ajudar o professor a entender seu aluno com Deficiência Física.

Deficiência Física Se refere “ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema nervoso e o sistema muscular. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida”. Se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema nervoso e o sistema muscular.

Distrofia muscular progressiva Tipos de deficiências Paralisia Acometimento que resulta em disfunção muscular. Mielomeningocele Se refere a uma malformação da coluna vertebral. Paralisia Cerebral Acometimento que atinge o sistema nervoso central Distrofia muscular progressiva Patologia muscular crônica e irreversível.

Tipos de deficiências Esclerose lateral amiotrófica A paralisia tem início nas pontas dos dedos dos pés e mãos progredindo vagarosamente atingindo o toráx. Esclerose múltipla ou esclerose em placas Acomete geralmente o sexo feminino e a pessoa sobrevive por muitos anos. Desvios de coluna Escoliose, lordose e cifose. Doença de Paget Osteíte deformante. É crônica e irreversível. Osteogênese imperfeita Ossos de vidro. Pode ter deformidade progressiva dos ossos longos.

Recursos de acesso ao currículo A paralisia cerebral merece destaque. Envolve danos da função neuromuscular, podendo estar associada a epilipsia, alterações emocionais, sensitivas ou sensoriais, com ou sem déficit intelectual. Podem não apresentar comunicação verbal ou se comunicarem com muitas dificuldades, mas não significa, que tenha um rebaixamento intelectual, podem ocorrer que ele tenha um nível intelectual acima do que o normal.

Atividades de Vida Autônoma e Social Para que a pessoas com deficiência física possam manipular determinados objetos e materiais é preciso que ele use as chamadas Tecnologias Assistivas ou ajudas técnicas, com o objetivo de facilitar o desempenho e possibilitar maior independência.

Adequação Postural – colaborando com o aprendizado A Tecnologia Assistiva possui algumas funções: Auxílio para a vida diária e a vida prática. Comunicação aumentativa e alternativa. Recursos de acessibilidade ao computador. Adequação postural. Auxílios de mobilidade. Projetos arquitetônicos para acessibilidade. Recursos para cegos ou pessoas com visão subnormal.

Adequação Postural

Comunicação Alternativa São estratégias de apoio para alunos que apresentam uma comunicação extremamente difícil ou até mesmo ausente: Objetos reais – o aluno aponta para os objetos. Ex a roupa que deseja vestir. Miniaturas – são utilizadas com alunos que apresentam dificuldade de reconhecer e significar símbolos gráficos. Objetos parciais – utilizados em situações onde o objeto é grande. Fotografias – podem ser utilizadas para representar objetos, pessoas, ações, lugares, etc. Pode-se criar pranchas de comunicação. Símbolos gráficos – série de símbolos gráficos, desenvolvidos para facilitar a comunicação. Com eles são construídas pranchas e cartões de comunicação.