METODOLOGIA DE TRABALHO COM FILMES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Escola Estadual Angelina J
Escola Estadual Angelina J
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Projeto - CEI VILA PRADO
2º encontro – Professores Maio de 2012
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O QUE SABER.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
OS TRÊS PORQUINHOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Rotina na Alfabetização:
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Colégio Estadual Augusto Meyer
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Projeto: “Os três porquinhos”
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Seminário de Análise e Produção Textual III
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Equipe responsável pela produção
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O universo do cinema mudo no teatro
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
“Um país se faz de homens e livros”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
TRABALHO COLABORATIVO
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DE TRABALHO COM FILMES

OBJETIVOS: promover a aprendizagem sobre vários aspectos do mundo onde vivemos de forma lúdica e prazerosa. Além disso amplia o repertório criativo pois possibilita o acesso à muitas formas de expressões humanas. Possibilita a interação dos alunos com o enredo da história, fazendo com que se identifique com os personagens de forma a refletir sobre comportamentos éticos. Podemos identificar possibilidades de trabalho em projetos e disciplinas como: História: a própria tentativa de reconstruir eventos históricos, caracterização dos costumes e valores das sociedades, formas de registro; propicia viagens ao passado e ao futuro (ficção científica). Lembrar que sempre que alguém descreve um fato (história) coloca a sua forma de ver e explicar o mundo.

Geografia: apresentar a diversidade de ambientes na Terra em relação ao relevo, rios, montanhas, fenômenos geológicos (vulcões, terremotos, geiseres), fenômenos climáticos como furacões, ciclones, tornados), fenômenos astronômicos (eclipses, cometas, asteróides), aurora boreal, o interior da Terra.

Ciências Naturais: características dos seres vivos, diferentes formas de vida, microrganismos, pesquisas científicas, corpo humano. Arte: o próprio filme pode ser considerado uma obra de arte pois envolve a associação harmônica de imagem, movimento e som, com a capacidade de despertar diversos sentimentos e sensações. Pode apresentar também obras de arte de todo o mundo, tornando acessível à interpretação de todos.

Educação Física: danças, ritmos, esportes diversos. Cultura: danças e ritmos característicos, comidas típicas, monumentos, formas de representação da realidade, utensílios, rituais, entre outros. Linguagens: propicia o contato com diversas línguas, tomando contato com idiomas diferentes;

DESENVOLVIMENTO Para utilizarmos os filmes de forma adequada precisamos adotar algumas providências em relação à: Ambiente: Espaço adequado em relação à luminosidade e conforto; Som adequado de forma que as falas estejam legíveis ; A cópia do filme deve ser nítida e sem defeitos;

Adequação do filme: O professor deve assistir o filme antes de adotá-lo; Analisar as possíveis mensagens subliminares que a história pode abordar – comportamentos inadequados, preconceitos, inversão de valores; Adequação da linguagem e da duração do filme; Identificar os enfoques que deseja abordar no trabalho;

O filme é adequado à faixa etária e às características da turma? As informações contidas estão de acordo com o nível do conhecimento dos alunos? A temática do filme é adequada ao ambiente escolar? Tem cenas de sexo, violência e terror ou trata de valores culturais, religiosos e morais com os quais a família pode discordar? A quantidade de informação sobre o tema é suficiente ou é necessário fazer uma complementação? A abordagem do tema é atual? Existem outros enfoques ou tendências que vão ser explorados de outras formas?

Planejamento da atividade: É importante despertarmos o interesse pelo filme, apresentando às crianças o título, questionando sobre o teor da história. Apresentar a capa para as crianças observarem, levantando os conhecimentos prévios. Podemos apresentar também o “making off” do filme, ou seja, como as produtoras criaram os efeitos especiais, principalmente em desenhos. Outro dado importante é explicar a história da produção do filme, quanto custou, que recursos foram utilizados para que as crianças percebam o avanço da tecnologia de imagem.

Podemos explorar a trilha sonora destacando os estilos de ritmos de acordo com a cena ou momento do filme. Apresentar os autores das trilhas sonoras e letras das músicas. Apresentação do filme Podemos explorar a sequência do filme preparando paradas estratégicas trabalhando com o levantamento de hipóteses dos alunos, onde eles exercem a habilidade de antecipação. Essas paradas também são importantes para destacar alguma situação da história.

Após o filme Discussão sobre a história: o que gostaram, qual personagem se identificaram, discutir as atitudes dos personagens; Propor atividades diversas como trazer outros materiais para observação, trazer palestras, promover visitas técnicas, leituras de imagens e textos, etc. Elaborar fantoches e reelaborar a história; Teatro e dramatizações; Registros com vídeos, entre outros...

Apresentar o filme as crianças, deixar que manuseiem a capa, contar a história da criação do filme; Levantar hipóteses sobre qual seria o enredo da história, como seriam os personagens; como seria o final; Preparar paradas estratégicas durante a projeção para estimular a curiosidade das crianças; Preparar o local para a projeção; testar os equipamentos; Controlar a duração do filme em relação ao horário da aula;

Discutir os pontos principais, o que gostaram, o que não gostaram, fatos históricos, temáticas trabalhadas. Promover um teatro – confeccionar fantoches; Produzir painéis; Recontar a história de acordo com a versão de outros personagens; Relacionar o que eles imaginaram que iria acontecer e o que aconteceu, os conhecimentos prévios dos alunos, Realizar uma releitura das histórias, propondo novos desfechos para as histórias.

Recursos materiais Tv e DVD ou data show; Espaço adequado; Aparelho de som; Acomodações; Materiais diversos para as atividades.

1. A UTILIZAÇÃO DE FILMES NA ED INFANTIL PODE AUXILIAR NO TRABALHO PEDAGÓGICO? Por quê? Sim desde que atinja um objetivo previamente definido, com propósito na aprendizagem. É uma forma divertida de cativar a atenção dos alunos proporcionando extrair dos filmes informações, fatos, que atinjam propósitos educativos, ou seja, aprender brincando. Auxilia a partir de um entretenimento o acesso à culturas de diversas partes do mundo. É necessário que o filme seja adequado à faixa etária das crianças, pois respondem melhor à estímulos sonoros e expressão corporal. O filme é um grande auxílio ao professor pois quebra a rotina diária da escola.

Pode ampliar o repertório cognitivo, perceptivo, desencadeando várias discussões com as crianças. Proporciona o uso da imaginação e do lúdico.