1 Aula – 9 Planejamento 14-05-2013. 2 9º aula- Unidade Didática II APRENDENDO A OUVIR CLIMA ORGANIZACIONAL E A NEGOCIAÇÃO  CLIMA ORGANIZACIONAL.

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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Dezembro/2012.
Transcrição da apresentação:

1 Aula – 9 Planejamento

2 9º aula- Unidade Didática II APRENDENDO A OUVIR CLIMA ORGANIZACIONAL E A NEGOCIAÇÃO  CLIMA ORGANIZACIONAL

3 O clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos servidores em relação a diferentes aspectos da cultura, tais como: política de gestão de pessoas, modelo de gestão, missão, visão, valores, comunicação e valorização profissional. 9º aula- Unidade Didática II APRENDENDO A OUVIR CLIMA ORGANIZACIONAL E A NEGOCIAÇÃO

4 9º aula- Unidade Didática II Para Toledo e Milioni, apud Oliveira (1995, p.22) “é o conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização. Conceito que se confunde com o de cultura de organização”. CLIMA ORGANIZACIONAL

5 Durante o processo de implementação da pesquisa de clima organizacional, pode-se encontrar uma série de dificuldades. Estas devem ser tratadas uma a uma, e priorizadas de acordo com a necessidade de cada organização. 9º aula- Unidade Didática II APRENDENDO A OUVIR CLIMA ORGANIZACIONAL E A NEGOCIAÇÃO implementacao-da-pesquisa-de-clima-organizacional/

6 9º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação pesquisa-de-clima-organizacional/

7 9º aula- Unidade Didática II A importância do Planejamento Estratégico para o clima organizacional

8 A Análise SWOT ou Análise FOFA ou PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.portuguêsgestãoplanejamento estratégicocorporaçãoempresablogmultinacional A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.Albert HumphreyUniversidade de Stanford revistaFortune 9º aula- Unidade Didática II ANÁLISE SWOT

9 9º aula- Unidade Didática II ANÁLISE SWOT _FOFA_-_FFOA.png

10 9º aula- Unidade Didática II Estratégia e Tática de Negociação

11 9º aula- Unidade Didática II Clima organizacional na NATURA Acreditamos que um bom clima organizacional é fator fundamental para o sucesso da nossa organização, pois é através dele que podemos vivenciar a nossa razão de ser "Bem estar Bem"e criar condições para o alinhamento e comprometimento de todos os colaboradores em torno de nossos desafios.