COMISSÃO DE GESTÃO FAZENDÁRIA GRUPO DE ATENDIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Gerenciamento Pelas Diretrizes
PLANO DE GESTÃO.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
PNAFE ESTADO DO CEARA. ANTECEDENTES MASTER PLAN I MASTER PLAN II.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL - CANADÁ
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Os múltiplos papéis da área de RH
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
5. Abordagem como um sistema de gestão
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Atuação dos agentes de Controle Social
Excelência na Gestão Pública
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Gestão por competência
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I.C. Proposta em Implantação Maria Margareth Mainhardt Carpes Gerente de Integração de Projetos e Sistemas de Informação.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA.
Sociedade Processos Internos Aprendizado e Crescimento Qualidade e Celeridade Acesso à Justiça e EfetividadeResponsabilidade Social Infraestrutura Melhorar.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO DE GESTÃO FAZENDÁRIA GRUPO DE ATENDIMENTO PROPOSTA DE MODELO DE GESTÃO DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO João Pessoa – setembro/2010

Subcomponente 9 – Aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência e comunicação com a sociedade Projeto 9.01 – Revisar e implantar novo modelo de atendimento ao contribuinte Relatório Final Estados participantes: Amapá, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Gestão do Atendimento: a relação Estado / Cidadão Administração Pública: Resultados desejados x incremento da satisfação de seus clientes Instituições de Fazenda: Responsabilidade efetiva na prestação de serviços Facilitação e simplificação, ao máximo, da relação entre governo e sociedade Sociedade: Despertar da consciência do cidadão pelas coisas do Estado Questionamento da atuação do Estado Exigência de mais atenção, respeito, competência e resultados. Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: melhoria da qualidade Maior serviço que a Administração Tributária (AT) presta à sociedade é que os contribuintes paguem, efetivamente, seus impostos Melhoria da qualidade do atendimento propicia: Maior integração entre fisco e contribuinte Estímulo ao cumprimento das obrigações principais e acessórias Maior esclarecimento sobre os riscos decorrentes do inadimplemento Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: quebra de paradigma Gestão do atendimento deve promover verdadeira quebra de paradigma quanto a visão da AT em relação aos contribuintes: De “eternos devedores” de obrigações  demandantes de serviços e clientes preferenciais da ação do Estado Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: proposta de modelo para a AT Modernização, alinhando-se às boas práticas de outras organizações públicas e privadas Reavaliação de todo o modelo: concepção, estrutura, funcionamento, forma de relacionamento, compromissos, valores e metas Flexibilidade, permitindo formatação complementar por cada ente federado, segundo suas necessidades e particularidades. Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: premissas A institucionalização do projeto de melhoria da qualidade do atendimento é condição básica para seu sucesso. Para tanto, tem-se como premissas: Inserção da melhoria da qualidade do atendimento ao público como objetivo estratégico da AT Fomento à cultura de atenção ao público no ambiente interno da instituição Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: premissa 1 Inserção da melhoria da qualidade do atendimento ao público como objetivo estratégico da AT Demonstração de relevância do tema, sobretudo pela alta administração Maior garantia de recursos financeiros, materiais e humanos Fixação de objetivos e metas a serem perseguidos Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: premissa 2 Fomento à cultura de atenção ao público no ambiente interno da instituição Mudança comportamental no atendimento Simplificação e respeito ao contribuinte Tratamento digno ao contribuinte, enquanto legítimo financiador das demandas sociais Condições e facilidades para o cumprimento das obrigações principais e acessórias Sem prejuízo do necessário rigor com o evasor tributário Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: diretrizes Identificação de nove diretrizes, que formam a espinha dorsal do projeto Criação de unidade específica na estrutura organizacional Ampliação dos canais de atendimento Viabilização do atendimento presencial de forma universal e conclusiva Simplificação e padronização dos processos institucionais Capacitação técnica e comportamental continuada Unidades com infraestrutura adequada e identidade visual padronizada Implantação de metodologia de avaliação da qualidade do atendimento Participação em fóruns com entidades representativas da sociedade Pactuação de metas e resultados Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: diretriz 1 1. Criar, formalmente, na estrutura organizacional da instituição, uma unidade voltada para a gestão do atendimento ao público Gestão do atendimento deve ser centralizada e, para tanto, ser atribuição e responsabilidade de uma unidade específica Definição, em ato legal ou regulamentar, de suas competências, finalidades, atribuições e área de atuação Estruturação da unidade com quantitativo de pessoal qualificado e compatível com a demanda do serviço Garantia de participação e intervenção da unidade nos projetos e programas da instituição que, ainda que indireta ou transversalmente, envolvam a prestação de serviços ao público em geral Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: diretriz 2 2. Oferecer ao público maior diversidade possível de canais de atendimento Universalização dos serviços, permitindo ao usuário optar pela forma que melhor lhe aprouver: Presencial Eletrônico (via Web, chat, terminal de autoatendimento, e-mail) Telefônico (call center e SMS) Priorização do atendimento via Web, com a consequente redução do atendimento presencial: Eliminação da necessidade de deslocamento pelo demandante Redução da estrutura e dos custos, pela AT Realocação dos recursos humanos em outras tarefas prioritárias Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: incremento do meio eletrônico Atendimento via correio eletrônico (serviço de “Fale Conosco”): Utilização da Internet, via página oficial da instituição Formato de correio eletrônico (e-mail) Implantação de uma “Central de Atendimento”, vinculada à unidade de Gestão do Atendimento ao Público Esclarecimento sobre legislação tributária e aplicativos para declaração ao Fisco Denúncia fiscal sobre atos ilícitos Cunho informativo, não produzindo os efeitos da Consulta Formal Atendimento via Internet (Web): Uma das mais eficazes formas de atendimento Deve, sempre que possível, eliminar a necessidade de atendimento presencial complementar (nível de interatividade) Necessidade de atualização permanente dos conteúdos oferecidos Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: prestação de serviços por telefone Compreende o atendimento via “Call Center” e por mensagem de texto (SMS) Contratação de empresa especializada, mediante processo licitatório Serviços de “call center” devem englobar unidade de resposta audível (URA) e atendimento humano, mediante scripts. Voltado prioritariamente para esclarecimentos de dúvidas relativas a procedimentos e utilização dos aplicativos disponibilizados Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: diretriz 3 3. Viabilizar o atendimento presencial de forma universal e conclusiva O contribuinte deve ser atendido em qualquer unidade, por qualquer servidor, sobre qualquer serviço e em uma única etapa Aspectos geográficos ou jurisdicionais não devem constituir barreiras no atendimento presencial Deve-se buscar a consecução da demanda em uma única etapa, evitando novo deslocamento do cliente até a AT Sistemas informatizados devem ser flexíveis, permitindo atuação de equipe de trabalho como “retaguarda”, por assunto, independente da origem geográfica da demanda Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: diretriz 4 4. Simplificar e padronizar os processos institucionais que envolvam o atendimento Necessidade de revisar e padronizar os processos internos, objetivando: Uniformização dos procedimentos de atendimento Diminuição do retrabalho Melhor uso dos recursos disponíveis Prevenção de erros e controle da variabilidade Transparência dos papéis e responsabilidades Disponibilização dos “POP” para consulta interna (Intranet) Adequação da legislação aos processos revistos Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: diretriz 5 5. Promover a capacitação técnica e comportamental continuada Servidor  principal agente de demonstração da mudança de paradigma Priorização da capacitação comportamental, conscientizando o funcionário de seu papel como servidor do público Capacitação complementar: Técnicas de atendimento Legislação Gestão e rotinas Criação de mecanismos para atualização permanente dos servidores que atuam no atendimento Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: diretriz 6 6. Dotar as unidades de atendimento com a infraestrutura adequada e identidade visual padronizada Ambientes destinados ao atendimento devem oferecer funcionalidade e conforto Padronização dos ambientes de atendimento estimulam a institucionalização do novo modelo de gestão A adoção de identidade visual das unidades de atendimento é eficaz ferramenta de demonstração à sociedade da mudança cultural da AT Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: diretriz 7 7. Estabelecer metodologia de avaliação pontual e imediata do atendimento prestado pelos diversos canais de atendimento, bem como implantar pesquisa de satisfação global periódica Feed back das ações é fundamental para tomada de decisão e ajustes É importante que todos os canais de comunicação apresentem alguma forma de avaliação pelos usuários O planejamento estratégico da instituição deve contemplar metas específicas de qualidade de atendimento para cada um dos canais disponibilizados Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: avaliação dos canais de atendimento Pesquisa de satisfação – contribuintes e contabilistas Realizada por empresa especializada, contratada via licitação Periodicidade mínima anual Abrangência estadual, preferencialmente também estratificada a nível regional Permite avaliação global da política de gestão do atendimento, das melhorias implementadas e de seus resultados Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: avaliação dos canais de atendimento Pesquisa de satisfação – contribuintes e contabilistas Principais objetivos: Avaliar a satisfação com os serviços prestados Levantar e priorizar as necessidades dos usuários, identificando fatores que realmente agreguem valor Identificar causas de insatisfação Levantar sugestões de melhoria Identificar pontos fortes e fracos Avaliar o nível de melhoria conseguida Subsidiar a definição de metas de satisfação para os próximos exercícios Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: avaliação dos canais de atendimento Avaliação do “Fale Conosco” Viabilizada por formulário eletrônico disponibilizado junto ao e-mail de resposta à demanda apresentada Aferição dos seguintes fatores: Qualidade do atendimento Tempo de resposta à demanda Cortesia, educação e profissionalismo Conhecimento técnico do atendente Eficiência e objetividade no atendimento Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: avaliação dos canais de atendimento Avaliação do atendimento presencial Adoção de software específico associado ao sistema de senhas Equipamento disponibilizado em cada guichê Avaliação em tempo real, imediatamente após o atendimento Permite aferição quantitativa e qualitativa dos atendimentos Por atendente Por unidade Por tipo de serviço Para cada período selecionado (instantâneo, diário, semanal, mensal etc.) Monitoramento a nível local, regional e estadual, mediante relatórios previamente parametrizados Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: avaliação dos canais de atendimento Avaliação do atendimento telefônico Previsão no edital de contratação dos serviços de Call Center Avaliação imediatamente após o atendimento, via mensagem (URA) Qualidade do atendimento prestado Pertinência da informação obtida Geração de relatórios gerenciais Estatísticas de horário, assunto demandado e atendente Periodicidade mínima semanal Baseado em sistema informatizado, com trilha de auditoria de acesso Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: diretriz 8 8. Fomentar a participação da instituição em fóruns com entidades representativas dos contabilistas, contribuintes e demais segmentos da sociedade Intercâmbio de informações e sugestões para a contínua melhoria do atendimento Federações do Comércio e da Indústria, Clube dos Dirigentes Lojistas, Conselho Regional de Contabilidade e outros congêneres Implantação de núcleos avançados de atendimento com custo compartilhado Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: diretriz 9 9. Estimular a pactuação de Acordo de Metas e de Resultados Pactuação de Acordo de Resultados, de Acordo de Metas e de Trabalho Permite o alinhamento estratégico das ações de governo, envolvendo todas as instâncias da administração Ensejam o comprometimento da alta administração e de todo o corpo de funcionários Definição de indicadores que afiram a qualidade, a eficiência do atendimento e que sejam efetivamente mensuráveis Vinculação dos resultados à vantagem pecuniária Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: pactuação de acordos Acordos de Resultados – 1ª Etapa Vinculado à visão de futuro do governo Estabelecido entre o Governador e o dirigente máximo do órgão Introduz recompensa pecuniária pelo êxito no cumprimento das metas pactuadas Acordos de Resultados – 2ª Etapa Firmado entre o dirigente máximo do órgão e sua alta administração Vinculado ao Acordo de Resultados de 1ª Etapa Estabelece indicadores e metas específicas por área de atuação Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: pactuação de acordos Acordos de Metas Vinculado ao Acordo de Resultados – 2ª Etapa Estabelecido entre a alta administração da instituição e seus subordinados – chefias e gerências Fixação de metas de resultado e de desempenho Indicadores específicos para cada projeto/subprojeto/planos de ação Acordos de Trabalho Firmado entre cada gerência ou chefia e seus subordinados (individualmente) Vinculado ao Acordo de Metas Fixação de metas de desempenho individual Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: Considerações Finais O projeto de melhoria da qualidade do atendimento ao público da AT deve: Estabelecer a cultura de excelência no atendimento Ter foco no cidadão usuário dos serviços públicos Sistematizar os processos de avaliação contínua da satisfação dos usuários e da gestão do atendimento Buscar diuturnamente a melhoria da gestão, revisando procedimentos, fluxos e instrumentos legais Sensibilizar, mobilizar, motivar e envolver os servidores para a desburocratização e melhoria do atendimento Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Gestão do Atendimento: Considerações Finais - continuação Viabilizar as condições necessárias ao bom desempenho das tarefas, com padronização e correta orientação às unidades de atendimento Definir padrões de qualidade do atendimento, assegurando eficácia, eficiência e efetividade na prestação de serviços Adotar sistemática de monitoramento e aferição dos resultados Dar maior visibilidade, interna e externamente, às ações implementadas Adotar a tecnologia da informação como instrumento de agilidade no atendimento, com eliminação da burocracia e redução dos custos. Eficiência: fazer o que se espera, da melhor forma. Eficácia: obter o efeito / resultado desejado.

Obrigada!