SIMULAB Sustentável Triênio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
FACULDADE METROPOLITANA
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
ATENÇÃO Esta apresentação possui áudio.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
II Encontro Regional de Coordenadores de Mestrado Profissional Grupo de Trabalho das Ciências Sociais Aplicadas Coordenação: Profa. Graziela Dias Alperstedt.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SÉCULO XX.
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Planejamento Triênio George Paulus Pereira Dias.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
Curso de Docência Universitária
II ENCONTRO REGIONAL SUL/SUDESTE DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO DAS IES PARTICULARES Passo Fundo - RS, 18 e 19 de outubro de 2012 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Especialização em Educação a Distância
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Programa de Pós-graduação em Meteorologia Departamento de Física / CCNE Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008 Simone E. Teleginski Ferraz.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Formação em Gestão Social: Trajetórias e Cenários Tânia Fischer CIAGS Universidade Federal da Bahia 3 de abril de 2008.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Laboratório de Gestão Empresarial (aula 11/15) EAD FEA/USP/SP – 27/Mai/2010 Prof. Antonio Sauaia e Prof. James Wright Monitores: Prof. Waldemar Hazzof.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

SIMULAB Sustentável Triênio 2010-2012 Prof. Dr. Antonio Sauaia – FEA/USP/SP Coordenador SIMULAB - 12/nov/09 Parceiros: docentes, estudantes, pesquisadores e interessados

Agenda dos Seminários SIMULAB Termina o triênio 2007-2009: Coleta CAPES Seminário: 10/dez/2009 Balanço trienal Indicadores de avanço Projeto trienal Seminário: 12/nov/2009 Bases para o projeto SIMULAB Sustentável 2010-2012 Tópicos dos seminários Metodologia de pesquisa e publicações Práticas SIMULAB em sala de aula Linhas de pesquisa Simuladores Organizacionais Aprendizagem centrada no participante Estudos comparados Plano SIMULAB: site, comunidade e Oficinas

SIMULAB – Laboratório de Gestão Metodologia de educação gerencial e pesquisa Parte de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela se liga ou de que se utiliza: metodologia lingüística (Aurélio on line). Ciências Sociais Aplicadas: Adm; Cont; Eco. ‘Tripé conceitual’ do Laboratório de Gestão Simulador organizacional Artefato educacional que define relações econômicas Jogo de empresas Método vivencial: tomada de decisões sob incerteza Pesquisa aplicada (teórica e empírica p/ criar conhecimentos)

SIMULAB – Laboratório de Gestão Linhas de pesquisa Simuladores organizacionais Estudo de modelos existentes Modelagem (conceitual;matemática;programação) Aprendizagem centrada no participante Estudos dos métodos de aprendizagem Converter disciplinas expositivas em ACP Economia e estratégia comparadas Estudos institucionais; setoriais; organizacionais

SIMULAB – Laboratório de Gestão Missão Oferecer aprendizagem em complementação ao ensino Do ensino expositivo, centrado no professor (que replica conhecimento) Para a aprendizagem, centrada no participante (que cria conhecimento) Visão Tornar-se no triênio 2010 - 2012 referência nacional em orientação e apoio metodológico através de pólos em IES nas 5 regiões Valores Somos todos educadores e aprendizes, docentes, discentes e profissionais de educação gerencial.

Sustentabilidade como filosofia Orientação das Organizações do futuro SIMULAB Sustentável – 2010-2012 Tripple bottom line (John Elkington, 1994) Indicadores econômicos Contribuições ao DA (PPGA) - perante a CAPES Citar os indicadores: bolsas; publicações; prêmios; Indicadores sociais Formar, orientar e titular - perante a sociedade Indicadores ambientais Atitude política e de cidadania responsável Perante todos nós

Plano de Gestão em 4 Etapas (p.67) 1 Diagnóstico Onde estamos? Análise SWOT Objetivos Para onde iremos? Aspectos qualitativos Políticas e Estratégias Como iremos? Alternativas a, b e c Orçamento de Metas Quanto iremos alocar? Quantidades a, b e c 3c $4c 3b $4b 3a $4a 2

Onde estamos? Análise SWOT Pontos Fortes Domínio do método (tripé conceitual) Linhas de pesquisa declaradas Publicação do método: livro Site: Portal com EaD e Periódico IES atendidas: UFF; FIAP; UNISO; ESEG; UFT; Membros: docentes, estudantes e pesquisadores Pontos Fracos Poucos membros na comunidade Poucos dominam o tripé Alinhamento conceitual dos membros Formalização de políticas&estratégias Rotina para obter Bolsas Rotina para incentivar membros Liderança concentrada Geração de receita por projeto Oportunidades Novos Convênios Institucionais: UNASP; Redentor, RJ; Campos Elíseos; FAI; UCDB Ampliar a comunidade via Portal Criar novas lideranças regionais Ameaças Visibilidade limitada Manutenção do relacionamento Não há geração regular de receita Rotatividade dos membros

Para onde iremos? Objetivos Potencializar os Pontos Fortes >Domínio do método (tripé conceitual) Publicação do método: novas edições Novos livros Site: testar e disseminar o uso Agenda de Cursos Online; EaD; semi-presencial; Oficinas Online e Periódico Pontos Fracos Poucos membros dominam o tripé Alinhamento conceitual dos membros Formalização de políticas & estratégias Oportunidades IES a atender Ampliar a comunidade Ameaças

Como iremos? Políticas & Estratégias Políticas internas Aprofundamento conceitual: criar simuladores; criar ACP geral 1 Oficina anual para os membros Atualização do Plano em 4 Etapas Publicar nova versão anual do livro 1 Site: Portal com EaD e Periódico Balancear pesquisas pelas linhas Redigir e submeter projeto financiado Acolher pesquisadores com bolsas Doutores são avaliadores do Periódico Mestres são avaliadores (graduação) Estratégias externas IES a atender: oficina docente anual; treinamento docente inicial; apoio metodológico permanente; transferência tecnológica após 3 anos Treinamento Profissional pela FIA Ampliar a comunidade: novos livros; periódico; congresso virtual; cursos EaD; Estabelecer coordenadores regionais que gerenciam turmas no site

Quanto alocar? Orçamento de metas Projetos Indicador para o triênio Meta Econômico Regionais implantadas Artigos publicados / membro 5 3 Social Ambiental

SIMULAB Sustentável na FEA/USP Econômica Espaço físico; apoio financeiro Social Ambiental Docência na Graduação EAD-672 – obrig. EAD-673 – Optativa Monitoria didática p/ o PPGA Docência na Pós-graduação Docência na graduação e pós Política e Cidadania Pesquisa & Publicação Iniciação Científica Extensão Educação Gerencial - FIA Congressos acadêmicos Oficinas docentes apoiadas

SIMULAB – Laboratórios de Gestão Grupo de Pesquisa e Educação Organizacional FEA/USP/SP (surge em 1988) Registrado no CNPq e certificado pela USP (em 2002) Linhas de pesquisa (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) Educação Gerencial Simulações Organizacionais Jogos de Empresas Aprendizagem centrada no participante Aprendizagem Vivencial (jogos de papéis) Estratégias Comparadas Estudos setoriais Estudos organizacionais Gestão doméstica e internacional Estratégias competitivas e colaborativas