III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Bem-vindos!.
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
FACULDADE METROPOLITANA
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Grupo 3 Relatório Final.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Etapas da construção do PDI IFTO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Câmara de Avaliação. Processo de Avaliação de Cursos de Graduação: Câmara de Avaliação.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Pedagogia Universitária
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Governança Curricular Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Comissão de Graduação.
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Atividades Complementares Coordenação de Administração
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
Revisão do PPP da FDRP Articulação Teoria e Prática Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva João Pedro Costa Toribio Jesus Pacheco Simões.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
PROJETO SALA DE PROFESSOR
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INSTITUCIONALIZADOS COMO UM “LUGAR” DE VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA Programa de Formação Docente Universitária: experiência.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
O Programa de Formação de Professores e a Gestão dos Cursos de Licenciatura na Universidade de São Paulo Profa. Dra. Edna Maura Zuffi
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS ESALQ/USP Gilma Lucazechi Sturion

objetivo Relatar o efeito das ações institucionais voltadas ao ensino de graduação na construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) Curso de Graduação em Ciências dos Alimentos ESALQ/USP

Ações institucionais 1.Comissões Coordenadoras de Cursos – CoC 2.Curso de Pedagogia Universitária 3.Acompanhamento e avaliação de Cursos

Curso de Graduação em Ciências dos Alimentos. Criado em 2001 Não tinha diretriz curricular do MEC PP - do Departamento proponente Estrutura curricular: disciplinas Docentes h – 8 semestres – noturno – 40 vagas Reconhecido em 2004 pelo CEE-SP

Desafios da época professores era responsável por sua parte; desconhecimento do PP pela maioria; Identidade do curso; valorização da pesquisa pela Instituição;

Quando começou a mudança? O que efetivamente contribuiu para a mobilização dos envolvidos na construção/revisão coletiva do PPP foram as ações institucionais

1. A criação das Comissões Coordenadoras de Cursos - CoC "elaborar propostas de ordenação das disciplinas ministradas pelo curso, analisando a pertinência do conteúdo programático, propondo alteração e, quando couber, promover a articulação entre os docentes das diferentes áreas do conhecimento ou dos departamentos envolvidos, para definir integrações interdisciplinares, na elaboração das propostas curriculares" (Res. CoG 5.264/2005)

1. A criação das Comissões Coordenadoras de Cursos - CoC Iniciativa importante - Pessoas designadas para olhar o curso como um todo; Disciplinas – domínio dos departamentos; a participação dos coordenadores de curso na Comissão de Graduação – avanço.

2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação Público: coordenadores ou membros das CoC; período de 2007/2008; encontros mensais em São Paulo; carga de 240 horas; Motivo: as referências e reflexões sobre a área poderiam contribuir com minhas: – práticas de coordenação e de – atuação docente

2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação No início, muita repetição da leitura para o entendimento e realização das tarefas; Com o tempo e exercícios, fui acostumando com a linguagem, mas ao mesmo tempo, tomando consciência de que estava fazendo coisa errada.

2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação Como manter meu Programa de Aprendizagem após identificar: – Que meu método de ensino era jesuítico? – Que a grade do meu curso era napoleônica? Após a compreensão do que é – ensinar, – apreender, – momentos de aprendizagem, – processo de ensinagem e – construção coletiva de um PPP?

2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação comecei uma total revisão nas minhas atividades acadêmicas; e simultaneamente: Realizei, juntamente com o grupo, intervenções como membro e depois coordenadora do curso – Como? – Colocando nas reuniões todas as inquietudes e questionamentos; – mas, logicamente, – com base nos elementos da teoria pedagógica, o que facilitou o entendimento dos participantes.

2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação Fortalecimento da CoC (Res. CoG N°07/2009); Membros ficaram mais seguros para intervir; Ficou clara a responsabilidade da CoC quanto a “coordenação, implementação e avaliação do PPP”; Foi mais fácil trabalhar a ideia de que o PPP é o norteador de um Curso; Exigência de apresentação de relatórios mais completos; Participação dos coordenadores como convidados na Congregação da Unidade.

2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação Participação de professores de diferentes áreas como membros da CoC; articulação dos conteúdos visando o atendimento do perfil, habilidades e competências: – a partir o agrupamento dos docentes de acordo com os módulos: sobreposições, falta ou excesso de tópicos exercício "quem fornece conteúdo para quem".

3. Acompanhamento e avaliação de Cursos pareceres emitidos pelos especialistas; nova revisão de todos os elementos do PPP; – Diretrizes curriculares propostas ao MEC; – interrelação teoria e prática, – indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, – internacionalização, – resultados de avaliação de disciplinas, – tendências agroalimentares, – Dados sobre evasão, perfil de ingressantes; – informações obtidas junto aos egressos e – fóruns organizados para discutir o curso e a profissão.

3. Acompanhamento e avaliação de Cursos estabelecimento de plano de metas e ações; Na alteração de conteúdo e alinhamento da grade incluiu-se: – crédito trabalho; – atividade de estágio obrigatório; – disciplinas: Introdução a Ciências dos Alimentos”, “Informação Científica”, “Desenvolvimento de Produtos I e II”, “Garantia da qualidade no sistema agroalimentar” e “Trabalho de Conclusão de Curso I e II”

3. Acompanhamento e avaliação de Cursos revisão dos “planos de ensino” quanto aos objetivos, conteúdos e estratégias; integração, interdisciplinariedade; Aumento de optativas - flexibilidade; fortalecimento dos Grupos de Extensão; equivalência de títulos – internacionalização; Bons indicadores de desempenho; Hoje, 10 semestres, carga de horas.

Considerações finais aprimoramento da qualidade do curso deve-se ao entendimento do PPP pela maioria dos envolvidos; A atuação conjunta só foi possível devido aos mecanismos implementados a partir das iniciativas institucionais; as estratégias de ensino precisam ser melhoradas mas só poderão ser viabilizadas com a participação dos docentes em cursos de preparação pedagógica; O interesse pela formação docente se houver a valorização do ensino na carreira assim como a melhoria das condições de trabalho.

OBRIGADA