PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM

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Transcrição da apresentação:

PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM Profa. Me. Maria Silvia Rosa Santana mariaros_664@hotmail.com

CONCEITOS BÁSICOS Campo de atuação Educação Aprendizagem / Desenvolvimento Funções psíquicas envolvidas Intencionalidade do processo educativo

PSICOMOTRICIDADE O QUE É? A Psicomotricidade é vista como ação educativa integrada e fundamentada na comunicação, na linguagem e nos movimentos naturais conscientes e espontâneos da criança. Tem como finalidade normalizar e aperfeiçoar a conduta global do ser humano. Utiliza as ações psicomotoras como meio de comunicação através da exploração do movimento consciente, intencional e sensível em sua evolução e formação, sendo considerada como ponto total de apoio das experiências sensóriomotoras, emocionais, afetivas, cognitivas, espirituais e sociais, como um todo.

PSICOMOTRICIDADE O QUE É? Psicomotricidade é a capacidade de movimentar-se com intencionalidade, de tal forma que o movimento pressupõe o exercício de múltiplas funções psicológicas: afeto, linguagem, memória, atenção, raciocínio, discriminação, etc. O estudo da psicomotricidade centraliza-se nos processos de controle do jogo de tensões e descontrações musculares que, em última análise,viabiliza o movimento

PSICOMOTRICIDADE O QUE É? Estimula a criatividade e as inúmeras formas de movimento por meio de suas praxias (capacidade de realização voluntária de movimentos). Procura ajudar a pessoa na melhor tomada de consciência de seu corpo integrada às emoções, a fim de reencontrar o caminho da comunicação consigo mesma e com os outros.

Integração Sensorial “Considerando que o nosso mundo é sensorial, um dos primeiros desafios do bebê é organizar, interpretar e integrar informações dos vários sistemas sensoriais, de forma a dar sentido ao que se passa a sua volta”. (MAGALHAES & LAMBERTUCCI, 2004, p.299)

Integração Sensorial “Integração sensorial é o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente, permitindo a organização do comportamento e o uso eficiente do corpo nas ações e atividades que fazemos rotineiramente” (MAGALHAES & LAMBERTUCCI, 2004, p.299)

Integração Sensorial “[...] Todas as nossas ações, não só motoras, mas também processos de aprendizagem e formação de conceitos, são dependentes da capacidade para interpretar informações sensoriais”. (MAGALHAES & LAMBERTUCCI, 2004, p. 299)

Integração Sensorial “ Na maioria das crianças o processo de integração sensorial ocorre de maneira natural, com novos comportamentos se sobrepondo ou se expandindo às habilidades iniciais do bebê, em um processo, em grande parte, dependente das experiências e oportunidades que a criança tem para interagir com o meio”. (MAGALHAES & LAMBERTUCCI, 2004, p. 299)

Integração Sensorial “Destaca o papel das sensações próprias do corpo, ou receptores proximais, tátil, vestibular e proprioceptivo, no planejamento motor e organização do comportamento” (MAGALHAES & LAMBERTUCCI, 2004, P. 300) “[...] Enfatiza que os sistemas sensoriais (tátil, proprioceptivo e vestibular) contribuem para o desenvolvimento do tônus muscular, das reações automáticas e o bem estar emocional[...]” (BLANCHE, BOTTICELLI & HALLWAY, 1995)

Sistemas vestibular, tátil e proprioceptivo Tônus muscular, reflexos, reações endireitamento, reações equilíbrio, reações de proteção, bem estar emocional Coordenação olho-mão, planejamento motor, percepção, atenção Aprendizado, raciocínio, comportamento organizado.

Premissas básicas “ A integração da informação sensorial, especialmente vestibular, tátil e proprioceptiva, é fundamental para um indivíduo ser capaz de interagir eficientemente com o ambiente” ( BALOUEFF, 2002, p. 507)

Premissas básicas A integração sensorial fornece a base para o aprendizado e a regulação emocional. Deficiências no processamento sensorial e na sua organização podem levar a certos tipos de aprendizado conceitual e motor . (BALOUEFF, 2002, p. 507)

Premissas básicas Experiências sensoriais fornecidas dentro do contexto de atividades significativas e que resultem em respostas adaptativas irão fortalecer a integração sensorial, e portanto fortalecer o aprendizado. (BALOUEFF, 2002, p. 507)

A educação do movimento ou a educação psicomotora devem ser vistas sob o aspecto orgânico, motor e psicológico, de maneira integrada, formando uma só unidade psicomotora. O movimento humano é um meio educativo de ação positiva em relação às dificuldades da função psicomotora. Auxilia na formação do caráter e no desenvolvimento da capacidade de resolução das tarefas da vida cotidiana.

Os seres humanos necessitam de movimento Os seres humanos necessitam de movimento. Este vem ao encontro das necessidades do homem moderno, proporcionando as relações da pessoa consigo próprio através da percepção, emoção, dos estados de tensão e relaxamento, coordenação, força, velocidade e consciência de si na formação do esquema corporal e da imagem do corpo.

As interações sociais, tão importantes ao desenvolvimento dos aspectos afetivo, cognitivo e ético, são concretizados por meio das ações produzidas pelo corpo. Nesse momento destaca-se a relevância da aprendizagem psicomotora, possibilitando a comunicação, a expressão e a participação das crianças em atividades em grupo, valorizando as atividades lúdicas.

Campos de Atuação Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação. A reeducação é o atendimento individual ou em pequenos grupos de crianças, adolescentes ou adultos que apresentam sintomas de ordem psicomotora. Estes sintomas podem vir acompanhados de distúrbios mentais, orgânicos, psiquiátricos, neurológicos, relacionais e afetivos.

Campos de Atuação A terapia psicomotora é também realizada com crianças, adolescentes ou adultos, individualmente ou em pequenos grupos que apresentem grandes perturbações de ordem patológica.

Campos de Atuação A educação psicomotora é dirigida à atuação dentro do âmbito escolar, principalmente nos segmentos da Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Teve início na França, com o professor de Educação Física Lê Boulch, na segunda metade da década de 60, já visando o desenvolvimento global do indivíduo por meio dos movimentos e, mais especificamente, evitar distúrbios de aprendizagem. Assim, a Psicomotricidade atua proporcionando ambientes que estimulem as vivências corporais, ou seja, buscando desafiar os alunos, atingindo suas zonas de desenvolvimentos, como defende Vygotsky.

Três domínios do comportamento humano: Domínio cognitivo: comportamentos identificados com as atividades intelectuais: operações mentais como descoberta ou reconhecimento, retenção ou armazenamento e geração de informações que a partir de certos dados originam a tomada de decisão ou julgamento da informação processada;

Três domínios do comportamento humano: Domínio afetivo: refere-se a sentimentos ou emoção, sendo que a maior parte, senão a totalidade, de nosso comportamento afetivo é aprendida, conforme pesquisas recentes

Três domínios do comportamento humano: Domínio motor: muitas vezes identificado como psicomotor, inclui atividades que requerem movimentos físicos, por serem movimentos de base deste domínio.

Elementos Psicomotores Esquema corporal – é o saber pré- consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes, permitindo que o sujeito se relacione com espaços, objetos e pessoas que o circundam. As informações proprioceptivas (músculos e articulações) ou cinestésicas (sensações) é que constroem este saber acerca do corpo e, à medida que o corpo cresce, acontecem modificações e ajustes no esquema corporal. Exemplo: a criança sabe que a cabeça está em cima do pescoço e sabe que ambos fazem parte de um conjunto maior que é o corpo.

Elementos Psicomotores Imagem corporal – é a representação mental inconsciente que fazemos do nosso próprio corpo, formada a partir do momento em que este corpo começa a ser desejado e, consequentemente a desejar e a ser marcado por uma história singular e pelas inscrições materna e paterna. Um exemplo de como se dá sua construção é o estágio do espelho que começa aos 6-8 meses de idade, quando a criança já se reconhece no espelho, sabendo que o que vê é sua imagem refletida. A imagem, portanto, vem antes do esquema, portanto, sem imagem, não há esquema corporal.

Elementos Psicomotores Tônus – é a tensão fisiológica dos músculos que garante equilíbrio estático e dinâmico, coordenação e postura em qualquer posição adotada pelo corpo, esteja ele parado ou em movimento. Exemplo: a maioria das pessoas portadoras da Síndrome de Down possui uma hipotonia, ou seja, uma tonicidade ou tensão menor do que a normal, o que faz com que haja um aumento da mobilidade e da flexibilidade e uma diminuição do equilíbrio, da postura e da coordenação.

Elementos Psicomotores Coordenação global ou motricidade ampla – é a ação simultânea de diferentes grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos. Exemplo: para caminhar utilizamos a coordenação motora ampla em que membros superiores e inferiores se alternam coordenadamente para que haja deslocamento.

Elementos Psicomotores Motricidade fina – é a capacidade de realizar movimentos coordenados utilizando pequenos grupos musculares das extremidades. Exemplo: escrever, costurar, digitar

Elementos Psicomotores Organização espaço-temporal – é a capacidade de orientar-se adequadamente no espaço e no tempo. Para isso, é preciso ter a noção de perto, longe, em cima, embaixo, dentro, fora, ao lado de, antes, depois. Tratando do movimento, a Psicomotricidade solicita a associação de tempo e espaço conjuntamente, no desencadeamento de ações num determinado espaço físico e numa seqüência temporal Alguns autores estudam a organização espacial e a organização temporal separadamente. Exemplo: a brincadeira “Batatinha frita 1, 2, 3”.

Elementos Psicomotores Ritmo – é a ordenação constante e periódica de um ato motor. Há uma estreita ligação entre ritmo organização espacial e temporal. Exemplo: pular corda, “Escravos de Jó”

Elementos Psicomotores Lateralidade – é a capacidade de vivenciar os movimentos utilizando-se, para isso, os dois lados do corpo, ora o lado direito, ora o lado esquerdo. Por exemplo: a criança destra, mesmo tendo sua mão direita ocupada, é capaz de abrir uma porta com a mão esquerda. É diferente da dominância lateral que é a maior habilidade desenvolvida num dos lados do corpo devido à dominância cerebral, ou seja, pessoas com dominância cerebral esquerda, tem maior probabilidade de desenvolverem mais habilidades do lado direito do corpo e, por isso, são destros. Com os canhotos, acontece o inverso, já que sua dominância cerebral é do lado direito.

Elementos Psicomotores Equilíbrio – é a capacidade de manter- se sobre uma base reduzida de sustentação do corpo utilizando uma combinação adequada de ações musculares, parado ou em movimento, através de uma combinação adequada de ações musculares e sob a influência de forças externas . Um exemplo de equilíbrio dinâmico é caminhar sobre uma prancha e de equilíbrio estático é manter-se sentado corretamente.

Para Le Boulch (1988), “...o objetivo da educação pelo movimento é contribuir ao desenvolvimento psicomomotor da criança, de quem depende, ao mesmo tempo, a evolução de sua personalidade e o sucesso escolar”.(p.15)

Dificuldades de Aprendizagem: condições ambientais. Cotidiano atual: pouco espaço, perigos / violência, tecnologia em excesso – movimentos de coordenaçao motora fina; falta de restrição ou limites – movimentos de coordenação motora grossa excesso de barulho em grandes cidades – diminuição da acuidade auditiva, aumento da dispersão da atenção.

Dificuldades de Aprendizagem: condições ambientais. Carência de interesse ou motivação para aprender; Níveis de exigência escolar ou familiar muito elevados; Métodos escolares inadequados.

Dificuldades de Aprendizagem: condições internas. Imaturidade da criança frente à sistemática escolar; Deficiências sensoriais ou motoras. Déficit intelectual; Perturbações emocionais; Distúrbios de aprendizagem.

FINALIZANDO O que é necessário para um adequado trabalho pedagógico com psicomotricidade na escola? PLANEJAMENTO: para quem? o que? para que? como? quando? com qual material?

Portanto ATIVIDADE também pode significar AULA!”. A TI = AO OUTRO ATIVI = ATIVAR VIDA = VIDA IDADE = POR TODO O TEMPO ATIVIDADE = AO OUTRO, ATIVAR A VIDA POR TODO O TEMPO. Portanto ATIVIDADE também pode significar AULA!”.

Referências Bibliográficas ALENCAR, Eunice Soriano de. (org.) Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993. BALOUEFF, O. Integração Sensorial. In: NEISTADT, M. E.; CREPEAU, E. B. Terapia Ocupacional. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002 BOCK, A.M.B.; FURTADO, ; TIXEIRA, M.DE.L.T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2002. GALLAHUE, David L. Compreendendo o Desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005

Referências Bibliográficas LE BOULCH,Jean. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. MAGALHÃES, L. C; LAMBERTUCCI, M. C. F. Integração Sensorial na criança com paralisia cerebral. In: LIMA, C. L. A.; FONSECA, L. F. Paralisia cerebral: neurologia, ortopedia, reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004 MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia; Educação física infantil: construindo o movimento na escola. – 2 ed. – São Paulo: Phorte Editora, 2004.