Uma abordagem curiosa e divertida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Vídeo Educar – Rubem Alves
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
11º ENCONTRO PARAENSE DE ENSINO DE QUÍMICA
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
Liliani Lecco Dettogni
Por quê o computador na educação?
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
O uso dos softwares nas escolas
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
O conteúdo.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Dominando as práticas pedagógicas
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Prof.: Sérgio Wagner.
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
Unidade de Ensino São João Apresenta...
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
SILVANA BERBEL FERNANDES
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
Planejamento da Rotina Semanal
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
PROJETO PENSAR 15 ANOS
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Software Educativo Discente:Lucilaine de Fátima Ferreira Prof(a):Gilca Vilarinho dos Santos Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia.
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
Os animais em extinção Projeto do Maternal II B – Tarde Professoras: Cloê Arantes e Marina Toti.
O computador como Meio e como Fim...
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Universidade Federal de Alagoas
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Softwares Educacionais
Transcrição da apresentação:

Uma abordagem curiosa e divertida A MATEMÁTICA: Uma abordagem curiosa e divertida

Introdução Até não muito tempo atrás acreditava-se que os alunos aprendiam acumulando as informações dadas pelo professor. As falhas no processo de aprendizagem eram justificadas pela pouca atenção, capacidade ou interesse do aluno ou, raramente, pela falta de didática do professor. Sabemos, entretanto, que cada aluno tem um modo próprio de pensar e que este varia em cada fase de sua vida, estando seu pensamento em constante processo de mudança.

Temática A matemática de forma curiosa, divertida e motivadora servindo como uma forma de auxiliar professores na sua prática pedagógica, permitindo que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido.

Problemática Como tornar os processos de cálculo de multiplicação e potenciação mais atrativos?

Hipótese Constatando as dificuldades no processo das operações matemáticas, resgatou-se outros meios de ensino como forma de estimular a aprendizagem.

Objetivos Gerais Elaborar propostas para o ensino da matemática de forma lúdica, curiosa e divertida, para que se torne prazeroso e eficaz a compreensão dos diversos assuntos abordados no ensino fundamental (5ª a 8ª séries).

Objetivos Específicos Trabalhar a matemática de forma curiosa e desprendida de dogmas de ensino; Desenvolver a capacidade de fazer estimativas e cálculos mentais; Estimular a concentração, raciocínio e criatividade; Desenvolver a capacidade de argumentação dos assuntos ensinados em sala de aula;

Justificativa O ensino educacional brasileiro precisa ser revisto, principalmente o ensino da matemática, com novos artifícios de ensino. Pensando nisso, é que este projeto quer desmistificar que a matemática é “UM BICHO PAPÃO”, ou pensamentos como: não vou aprender, não nasci para a matemática. Aqui sugerimos propostas de apresentar a matemática em seus diversos ramos como ela é: criativa, lúdica, compreensiva e artística.

Referencial Teórico “A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também, para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens.” Descartes

Metodologia Para a realização da proposta pedagógica, trabalharemos a utilização de técnicas criativas e lúdicas da matemática, que transformam a aridez dos números e a exigência de raciocínio numa brincadeira, ao mesmo tempo útil e recreativa, e com isso, levantamentos de dados para a obtenção de resultados mais significativos na educação matemática. A pesquisa de campo consistirá em aulas expositivas, questionários e entrevistas com alunos e professores de duas instituições do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries.