DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Currículo - Prof. Viviane C. Cândido
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
APRESENTA....
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
cenários e perspectivas.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Currículo e Formação Docente
Teorias Pós-críticas do Currículo
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
O Plano de Ação Curricular na Escola
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Secretaria da Educação e Cultura
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Programa Ler e Escrever
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Curso de Especialização em Educação Infantil
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
Ensino Médio e Educação Profissional
Comissão de EJA de Alagoas
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Pedagogia Específica. A educação online exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico... Esse tipo de comunidade comtempla três Critérios.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
cenários e perspectivas.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
A teoria pós-colonialista do currículo
Formação continuada 2º Encontro
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO MATERIAL DIDÁTICO ELABORADO POR PROFA VIVIANI ANAYA.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.
LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.
Currículos e Programas
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO Curso de Especialização na Modalidade EJA José Angelo Gariglio

Proposta de organização dos temas da Disciplina Ampliar o conceito que já temos sobre currículo, tendo em vista as contribuições reflexivas anunciadas pelas teorias tradicionais, críticas e pós-criticas.

Proposta de organização dos temas da Disciplina Discutir e produzir alternativas de propostas curriculares apropriadas ao contexto específico da modalidade da EJA na sua relação com a Educação Profissional.

Proposição de Temas As teorias críticas do currículo As teorias tradicionais do currículo As teorias críticas do currículo As teorias pós-críticas Currículo oculto O currículo multiculturalista e as questões de gênero, raça e etnia e cultura geracional Cultura e currículo Currículo saber, poder e identidade

Proposição de Temas Saber Escolar Currículo e Seleção Cultural Currículo, cultura e o mundo do trabalho O currículo integrado O currículo moldado pelos professores: o currículo na ação/O planejamento da Prática/ a pedagogia de projetos.