PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Bem-vindos!.
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
ACADÊMICAS BOLSISTAS: Elisa Beatriz Schmitt; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO:
A Função do Professor Articulador
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES/MEC com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Orientações sobre o Estágio II
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
O papel pedagógico do órgão gestor
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE

IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL LIMEIRA TIA ANA COORDENADORA INSTITUCIONAL: Marcilene Popper Gomes COORDENADORA DE ÁREA: Clarice Pires de Carvalho SUPERVISORA DE ÁREA: Fabiana Veríssimo Correa Silva BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz Glenda Fogaça Inajara Antunes Mara Regina Gularte Villalba Suzane Becker

APRESENTAÇÃO O Programa de iniciação à docência (PIBID) foi criado pela CAPES/MEC com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições de ensino superior federais, municipais públicas ou comunitárias - sem fins econômicos. Um dos objetivos do PIBID é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica. O programa visa proporcionar aos futuros professores a participação em experiências e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino- aprendizagem. As acadêmicas bolsistas por meio do PIBID passaram a frequentar o CEI Tia Ana, e a partir das observações e sondagens realizadas, juntamente com a direção do CEI, constataram a necessidade de ter um local específico para organização e montagem da biblioteca infantil, com intuito de fomentar o gosto pela leitura, a inventividade e criatividade das crianças propiciando a elas um contato mais próximo com o mundo literário, nascendo assim o presente projeto. 3

OBJETIVO Construir uma biblioteca infantil, destinada às crianças e professores, estruturando atividades de acordo com o currículo escolar, proporcionando materiais diversos para o desenvolvimento individual, desta forma estimulando as crianças a usufruírem deste espaço.

APORTE TEORICO SILVA, Sariane da. Espaços e Tempos de Leitura na Educação Infantil LOPES, Camila Lorena; NAVARRO, Elaine Cristina. A importância da literatura na educação infantil para formação de leitores letrados MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito. A importância da biblioteca infantil PRADO, Heloisa de Almeida. Organização de Bibliotecas   BRANDÃO, Cristiane da Silva. Roda de leitura: perspectiva para a educação infantil

PROPOSTA METODOLÓGICA A metodologia deste percurso constitui-se de três grandes dimensões: Formação e Orientação; Investigação e Intervenções pedagógicas: Investigação do espaço escolar, Investigação da prática docente e desenvolvimento de projetos; Avaliação.

PROPOSTA METODOLÓGICA Formação e Orientação: Formação na Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Candido Silveira Junior – Itajaí (18.06.14).

PROPOSTA METODOLOGICA Participação no II Encontro das Licenciaturas na UNIVALI.

PROPOSTA METODOLÓGICA Investigação e Intervenções Pedagógicas: No mês de abril, foi realizado observações e coletas de dados junto com as professoras, procurando analisar os diferentes trabalhos pedagógicos existentes na educação infantil. Como análise dos questionários aplicados foi possível observar a importância que as docentes tem com a linguagem, a fala, a organização do espaço. 9

Investigação do espaço escolar PROPOSTA METODOLÓGICA Investigação do espaço escolar No mês de abril foi realizada a observação do espaço destinado as crianças da educação infantil. Foi detectado que na unidade escolar há 10 turmas em 7 salas, que atende crianças do Infantil I à Pré-escola, totalizando 220 crianças. Foi durante o processo de observação que as bolsistas identificaram que no C.E.I. não possuía biblioteca, porém disponibilizava um espaço ocioso, em que as bolsistas puderam visualizar um espaço adequado para a montagem da mesma. “A observação é uma ação altamente reflexiva quando o olhar está pautado para buscar ver o que ainda não sabe. Não é um olhar vago, à espera de descobertas. É um olhar focalizado para detectar, diagnosticar o saber e o não saber do grupo. Por isso mesmo ação estudiosa de realidade pedagógica que, por sua vez, demanda esforço, empenho, disciplina”. (FREIRE, 2004, p.1)

PROPOSTA METODOLÓGICA Investigação da prática docente: Devido ao foco ser a montagem e organização do espaço da biblioteca infantil, a prática docente não fez parte da observação realizada até o presente momento. A biblioteca infantil é um espaço lúdico por excelência, pois é o lugar de brincar com os livros e com as letras, do faz de conta, do contar e ouvir histórias . É o local onde se pode dançar, desenhar e ouvir músicas, ela deve ser um convite a brincadeiras, viajar no mundo da imaginação (MELO; NEVES; 2005, p.02 ).

PROPOSTA METODOLÓGICA Desenvolvimento de projetos: projetos interdisciplinares refere-se ao fato de que o licenciando, em conjunto com o professor supervisor, para além de seu envolvimento e organização, estará aprendendo os primeiros passos da iniciação científica, constituindo um importante processo para a construção da sua autonomia e prática docente. Esses projetos foram desenvolvidos ao longo dos 12 meses, constando como atividades curriculares, afinados com o Projeto Político Pedagógico da escola, envolvendo além dos alunos, os pais e comunidade em geral. O projeto, como documento de planejamento e registro de ideias, intenções e recursos, é um instrumento de trabalho para nos acompanhar na execução e avaliação de ações.

RESULTADOS

Queremos afirmar que, sem nenhuma dúvida, a Biblioteca tem uma função importante na formação do ser humano, ela é essencial para o processo educacional das crianças envolvidas neste CEI, despertando o gosto pela leitura, a criatividade, o raciocínio lógico, propiciando conhecimento, ampliando conceitos e visão de mundo. CONSIDERAÇÕES DO GRUP0