ESTUDO DE CASO DO BANCO DO BRASIL AGÊNCIA AVENIDA BENTO GONÇALVES – PELOTAS/RS: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO   Aluno: Sérgio.

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Transcrição da apresentação:

ESTUDO DE CASO DO BANCO DO BRASIL AGÊNCIA AVENIDA BENTO GONÇALVES – PELOTAS/RS: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO   Aluno: Sérgio Soares Coutinho Profa. Orientadora: Ms. Maristela Schein Kellermann

Introdução O propósito desta pesquisa consistiu em investigar as relações interpessoais no ambiente de trabalho, mais especificamente o quanto a competência profissional mobiliza desejos, anseios e competição interna. Em todos os setores de uma organização estão presentes os processos e as exigências da profissão, no entanto estão inseridas nas atividades as relações interpessoais. Nas relações de trabalho os elementos de relacionamento aparecem a todo instante e são percebidos os diversos sentimentos que permeiam o ser humano.

Justificativa O profissional de marketing necessita de ferramentas para motivação de indivíduos e equipes envolvidas na sua prática profissional. A identificação adequada do estágio de mudança em que os indivíduos se encontram pode facilitar a implementação de atividades direcionadas para àquele momento, evitando-se, assim, o desgaste de energia e promovendo a efetividade dos esforços motivacionais.

Problema de Pesquisa Como identificar de forma adequada a fase, do processo de mudança de comportamento, em que o indivíduo se encontra? Quando se avalia a mudança como bem vinda ou necessária ?

Objetivo Geral Avaliar a motivação para mudança de comportamento através do Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento, considerando como comportamento problema a dificuldade de comunicação entre os colaboradores de uma empresa prestadora de serviço, situada na cidade de Pelotas RS.

Objetivos Específicos Realizar pesquisa de clima organizacional na empresa de acordo com o questionário clima organizacional. Identificar um dos problemas para avaliar a motivação para mudança de comportamento. Verificar em que fase de motivação para mudança de comportamento encontram-se os colaboradores avaliados.

REFERENCIAL TEÓRICO Endomarketing Clima Organizacional Pesquisa de Clima Organizacional Comunicação Motivação para Mudança de Comportamento Modelo Transteórico de Mudança Intencional de Comportamento

Endomarketing Bekin (1995, p. 17) define Endomarketing como “um conjunto de ações de marketing para o público interno – funcionários – das empresas e organizações”. Conceito de Endomarketing é o processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar, a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa ação para mercado.

Clima Organizacional Coda (1997, p.99):”O clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como política de recursos humanos, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e a identificação com a empresa”.

Pesquisa de Clima Organizacional Oliveira (1995, p.70)”as pesquisas de clima são feitas, geralmente, por meio de questionários e/ ou entrevistas, tentando-se obter as opiniões dos empregados a cerca de vários itens sobre os quais a empresa tem interesse em saber o que o seu pessoal pensa”.

Comunicação Matos (2005), a comunicação corporativa é um processo diretamente ligado à cultura da empresa, ou seja, aos valores e ao comportamento das suas lideranças e às crenças dos seus colaboradores

Motivação para Mudança de Comportamento A motivação pode ser entendida, numa visão abrangente, não como algo que a pessoa “tem ou não tem”, mas como algo que a pessoa pode fazer, existindo várias maneiras de auxiliá-las a se moverem em direção ao reconhecimento do seu problema e ação efetiva para a mudança

Modelo Transteórico de Mudança Intencional de comportamento(TTM) Prochaska e Diclemente (1986) em seu “modelo transteórico” descrevem a prontidão das pessoas para mudar determinado comportamento, baseados nos estágios de mudança. o modelo transteórico está fundamentado na premissa que a mudança comportamental constitui-se em um processo e que as pessoas têm diversos níveis de motivação, de prontidão para mudar.

Estágios de Mudança Desinteressado Considerando Preparação PRÉ-CONTEMPLAÇÃO Desinteressado CONTEMPLAÇÃO Considerando PREPARAÇÃO Preparação AÇÃO Mudança Inicial MANUTENÇÃO Mudança Mantida

METODOLOGIA TIPO DE ESTUDO: AMOSTRA: INSTRUMENTOS: PROCEDIMENTO: DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO PARA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELATIVO À DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO AMOSTRA: 93 SUJEITOS “POR CONVENIÊNCIA” OU “NÃO ALEATÓRIA”, CONSTITUÍDA POR SUJEITOS DE AMBOS OS SEXOS. INSTRUMENTOS: QUESTIONÁRIO DE CLIMA ORGANIZACIONAL (CO) PARA AVALIAR A MOTIVAÇÃO PARA MUDANÇA, UTILIZOU-SE A ESCALA – URICA, MODIFICADA PARA ESTE ESTUDO. PROCEDIMENTO: A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA PSICOLOGIA E UM PROFISSIONAL DA ÁREA DE MARKETING. A APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO FOI REALIZADA INDIVIDUALMENTE. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL, REALIZADA EM SETEMBRO DE 2010 E PRONTIDÃO PARA MUDANÇA NO COMPORTAMENTO, REALIZADA NO MÊS DE OUTUBRO DE 2010.

Gráfico 9 – Principais fatores que motivam a trabalhar na empresa? Fonte: Pesquisa de Campo Os principais fatores associados à motivação para o exercício profissional na empresa foram 50% salários e benefícios e integração com a equipe de trabalho. Entretanto, 36% atribuem ao fato de gostar do que fazem e estabilidade no emprego (ver figura 9)

Gráfico 10 – Comunicação interna e adequada? Fonte: Pesquisa de Campo A comunicação interna foi considerada inadequada ou mais ou menos adequada por 76% dos entrevistados. A avaliação qualitativa desse item demonstrou que a comunicação inadequada como a maior preocupação dos dirigentes da empresa (ver figura 10)

Tabela 3 - Motivação para mudança avaliado através das subescalas da URICA, Pelotas, outubro de 2010. Fonte: Pesquisa de Campo. Subescalas da URICA Mínimo Máximo Média Desvio Padrão Pré - Contemplação total 7 35 15,72 6,728 Contemplação total 26,84 7,962 Ação total 11 26,28 4,933 Manutenção total 34 17,15 6,104 Grau de prontidão para Mudança 15 83 54,5 16,77 Os funcionários apresentam-se predominantemente entre os estágios de contemplação e ação, com grau de prontidão para mudança de 54,5 observada na tabela 3.

Considerações Finais Neste estudo a pesquisa de clima organizacional serviu como meio de avaliação das principais dificuldades enfrentadas pelos colaboradores da empresa. A amostra vista num âmbito geral se encontra nos estágios de contemplação (26,8) e ação (26,2). Uma das limitações desse estudo deve-se ao fato de se ter utilizado instrumento de pesquisa (escala urica) ainda não validado para a população estudada.

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