APLICANDO PESSOAS
ORIENTAÇÃO DAS PESSOAS Atividades a serem desenvolvidas; Características da organização; Objetivos da organização; Rumo a seguir : Visão e Missão;
A CULTURA ORGANIZACIONAL “(...) é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas que é compartilhada por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e concordar para serem aceitos a serviço da organização.”
COMPONENTES DA CULTURA ARTEFATOS : produtos, serviços, padrões de comportamento...o que é visível. VALORES COMPARTILHADOS : definem as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS : crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições nas quais as pessoas acreditam. SEUS ELEMENTOS COMPORTAMENTO OBSERVÁVEL NORMAS E REGRAS VALORES DOMINANTES FILOSOFIA ADM. CLIMA ORGANIZACIONAL REGRAS DO JOGO
É POSSÍVEL MUDAR UMA CULTURA ? Em momentos de crise dramática; Modificações na liderança; Organizações pequenas e jovens; Cultura fraca.
COMO ? Postura positiva dos dirigentes; Criar novas histórias, símbolos e rituais; Selecionar, promover e apoiar empregados que adotam os novos valores; Alinhar os processos de socialização e alinhá-los aos novos valores; Modificar o sistema de recompensas; Substituir normas não escritas por novas regras e regulamentos; Trabalhar com o consenso de grupos utilizando a participação dos funcionários; Agitar as subculturas com : transferências, rotação e/ou demissões.