EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio Elisa Andreoli
Advertisements

Ciclo Vital: Vida Adulta e 3ª Idade
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
PSICOLOGIA.
VIDA AFETIVA.
CULTURA ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.
DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
Prof.a Andréia Chagas Pereira
ESTRESSE.
AS EMOÇÕES.
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Emoção Psicologia B 12º ano
Abrangência do Planejamento
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
O que é Aprendizagem?.
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
Amor e Sexualidade.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Características da criança: perspectivas teóricas
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
 Estimular o nascimento da consciência adulta, libertando as dores inconscientes e reunificando as partes rejeitadas em nós.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
A importância da vida afetiva
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Doença Mental Definição Médica
As Teorias de Emoções e seus Circuitos
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Por que estudar Psicologia?
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
EMOÇÃO.
AS EMOÇÕES.
Relações Precoces.
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
Individuali dade e Diversida de humana. Ser Ouvido 2 Ser Elogiado 4 Ser Valorizado 31 Ser Aceito 33 Ser Prestigiado 6 Ser Respeitado 35 E, quando isto.
Concurso SES-DF: Psicólogo
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Prof.ª CAROLINA GUMIERI
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
UNIEURO Curso: Mestrado em Administração Nível: aluno especial de pós-graduação Aluna: Elizabeth Oliveira Santos Disciplina: Comportamento Organizacional.
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
Gestão do Conhecimento
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Comportamento Organizacional
CULTURA ORGANIZACIONAL
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Emoções Biologia e Cultura
As emoções no local de trabalho
Status e papel.
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
4 Fases na formação de novos educadores.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
ALLEGRO MODERATO. FLASHBULB São as lembranças relacionadas a um fato marcante na vida das pessoas. As emoções servem para facilitar o processo de memorização.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

O que é EMOÇÃO? “As emoções são estados internos caracterizados por cognições, sensações, reações fisiológicas e comportamento expressivo específico. Elas tendem aparecer subitamente e ser de controle difícil”. (ROBBINS, 2002)

EMOÇÃO Cognitivo: pensamentos, crenças e expectativas que determinam o tipo de intensidade da resposta emocional. Fisiológico: mudanças físicas internas no organismo, resultantes de alerta emocional. Comportamental: são sinais exteriores das emoções, que estão sendo vivenciadas.

EMOÇÃO Aspecto subjetivo da personalidade; Função psíquica de difícil acesso, uma vez que não se pode estudá-la de maneira direta; Não pode ser estudada pela experimentação em laboratórios; O simples fato de se pedir para a alguém que descreva a emoção que experimenta a faz sair desse estado emocional.

EMOÇÃO “ Todo mundo tem inúmeras experiências pessoais com emoção, todavia este é um conceito vago e difícil de se definir”. (WEITEN, 2002)

Existem três termos que estão intimamente interligados: 1. Sentimentos – É um termo genérico que engloba uma grande variedade de sensações que as pessoas experimentam. É um termo amplo que engloba tanto as emoções quanto os humores.

Existem três termos que estão intimamente interligados: Emoções – São sentimentos intensos direcionados a alguém ou alguma coisa.

Existem três termos que estão intimamente interligados: 3. Humores – São sentimentos que costumam ser menos intensos que as emoções e não possuem um estímulo contextual.

EMOÇÃO É possível uma pessoa por vontade própria abandonar suas tristezas e angústias? É muito difícil uma pessoa controlar suas próprias emoções, isto é, não são capazes de sentir ou deixar de sentir determinada emoção quando quiserem.

Esforço Emocional É um termo que vem crescendo em importância no estudo do comportamento organizacional. Ex: Um funcionário expressa emoções organizacionalmente desejável durante as transações interpessoais. Espera-se que todos sejam cortês e não hostil em suas interações com os colegas.  

EMOÇÃO As emoções podem ser agradáveis ou desagradáveis, ou mesmo mistas. Quando muito intensas, as emoções são acompanhadas por reações viscerais, comandadas pelo sistema nervoso autônomo, que determina reações de luta e fuga.

Emoções Sentidas X Emoções Demonstradas Emoções Sentidas – São aquelas genuínas para o indivíduo.

Emoções Sentidas X Emoções Demonstradas Emoções Demonstradas – São adquiridas pela organização e consideradas apropriadas para uma determinada tarefa. Elas não são inatas, são aprendidas.

Dimensões das Emoções Variedade – 6 tipos (felicidade, tristeza, desagrado, raiva, medo e a surpresa). Intensidade – As pessoas dão respostas diferentes a estímulos emocionais idênticos. Algumas vezes isso pode ser atribuído à personalidade de cada pessoa. Outras vezes, é uma exigência do trabalho.

Dimensões das Emoções Frequência e Duração – É uma pessoa que é capaz de fingir excitação e entusiasmo por pouco tempo e em poucas vezes.

Influências Organizacionais Não existe um conjunto básico de emoções buscado por todas as empresas.

Influências Culturais O que é aceitável em uma cultura pode ser extremamente incomum em outra. As culturas diferem em relação à interpretação que dão a emoção.

EMOÇÃO O cérebro, em certa medida, é o responsável pelo controle dessas reações, que são expressas através da linguagem corporal – Comunicação – não verbal.

Compreendendo as Emoções Forma de falar Não Verbal 38% 55% 7% Palavra Fonte: Adaptado da Universidade da Califórnia (EUA)

EVOLUÇÃO DA MATURIDADE EMOCIONAL Infância: as emoções têm um caráter captativo, isto é, a criança quer atenção e de certa forma reclama pela afeição dos demais.

EVOLUÇÃO DA MATURIDADE EMOCIONAL Adolescência: a emoção se caracteriza por caráter oblativo, isto é o adolescente dá afeto e, nesse sentido, com muita felicidade, identifica-se como heróis que elegeu para seguir. Neste momento, as emoções são extremamente fortes, e o adolescente segue seu herói até as ultimas consequências.

EVOLUÇÃO DA MATURIDADE EMOCIONAL Adulta: maturidade emocional caracteriza-se pela capacidade de trocar afeto, isto é, dar e receber emoções. O adulto deverá ser menos cíclico, isto é, ter menos picos de depressões emotivas, portanto, ser mais homogêneo. O adulto emocionalmente maduro deverá também mobilizar emoções e dar o sentimento que a situação exige.

EVOLUÇÃO DA MATURIDADE EMOCIONAL Não necessariamente a maturidade emocional acompanha a idade cronológica. Há adultos que se fixam na fase infantil do desenvolvimento da maturidade, isto é, sentem extrema necessidade de serem sempre o centro de atenção dos demais. Outros adultos podem ter fixado na fase adolescente, seus estados emocionais são bipolares, isto é trazem alternância de grande entusiasmo e prazer e de grande depressão e dor.

EVOLUÇÃO DA MATURIDADE EMOCIONAL “O amadurecimento emocional não é fácil de ser atingido, uma vez que ele pressupõe que a pessoa aprenda e capacite suas experiências sobre vivências anteriores, isto é, possa evoluir à medida que os anos passam”. (BERGAMINI, 2005)