Unidade 02 Gestão de Pessoas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Recrutamento, Seleção e integração
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Administração Estratégica
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Inovação Estratégica CEAG - FGV Inovação e Gestão – Desafios da Mudança Prof. Leopoldo Cezar Almeida Fernanda Telles Gabriele Kamada Maria Teresa M. Prandini.
Estratégias do agronegócio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
TEXTO 1 Desafio 1: Como criar uma democracia de idéias? Como criar uma organização em que todos possam se manifestar e as idéias concorram unicamente por.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Fonte: Boyett, Joseph H. “O Guia dos Gurus”, RJ: Campos - 4 edição Gestão de RH na Era do Conhecimento Anderson Cleyton – Outubro/2006.
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS Aula 1
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores

Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Instituição de Ensino São Francisco
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
Seu Agente de Mudança..
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
CENÁRIOS FUTUROS 1.
Gestão Com Pessoas.
Balanced Scorecard.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Perspectiva estratégica da qualidade
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
Mentoring Coaching.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Formação e Desenvolvimento de Equipe de Vendas
Prof(a): Patrícia Braz
REMUNERAÇÃO.
As pessoas e a gestão em nutrição Prof. Patrícia B. P. Bomfim Faculdade Salesiana de Vitória.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Transcrição da apresentação:

Unidade 02 Gestão de Pessoas Uniasselvi – Aupex Prof. Marco Antonio Bottene

Gestão de Pessoas Sabe-se que os Processos de Gestão de pessoas estão interligados e inter- relacionados, um é dependente do outro, de uma forma sistêmica e co-participativa, Provisão, Aplicação, Manutenção Desenvolvimento e Monitoração de pessoas estão todos ligados, uma falha em um compromete toda a cadeia de Gestão de pessoas

O que nos aguarda no futuro? Novo desenho e gestão das organizações terão um forte impacto na cultura e nas pessoas que nela trabalham; A sobrevivência organizacional depende da sua capacidade de se adaptar ao novo ambiente corporativo com a introdução de novas estratégias, estruturas, processos, políticas e práticas organizacionais requeridas por uma permanente transformação da empresa.

Modelos emergente de Gestão de Pessoas Vamos entender três tipos de organização no cenário mundial: - Empresas que operam com estratégias de custo baixo; - Empresas que operam globalmente; - Empresas de alto envolvimento de seus empregados. As empresas devem colocar em ação, no local de trabalho, políticas e práticas de gestão consistentes com o modelo escolhido, independentemente de qual tenha sido sua escolha.

Empresas que operam com estratégias de baixo custo Procuram uma redução contínua de todas as suas operações; Trabalho freqüentemente monótono, repetitivo; Remuneração dos empregados da linha de frente próxima do salário mínimo; A empresa quase nada oferece ou são mínimos, como: benefícios, a segurança de emprego, a capacitação básica oferecida a seus trabalhadores, não oferece oportunidade do trabalhador crescer e se desenvolver como pessoa.

Empresas que operam com estratégias de baixo custo Atraem: estudantes, estagiários, trabalhadores jovens ou com menor nível educacional, aposentados, e assalariados que não podem encontrar outros empregos; Atuam na sua maioria no mercado doméstico; Concorrem com empresas globais em termos de capital e investidores e na busca e retenção de talentos que atuem no nível executivo.

Empresas que competem globalmente Competem globalmente por capital financeiro, tecnologia e competências que possam dominar; São ágeis, movimentam seus produtos, serviços, capital, trabalho, operações e pessoas rápida e freqüentemente além de fronteiras e continentes; Executivos e trabalhadores com habilidades críticas trabalham em tempo integral e são bem remunerados; Trabalham cada vez mais, em tarefas mais complexas e competem por recompensas e promoções mais rápidas e significativas.

Empresas que competem globalmente Constantemente à procura de pessoas que tenham as competências e requisitos para investimentos que objetivam um rápido retorno; Oferecem informações sobre o trabalho, quais serão e onde estarão os postos de trabalho no futuro, e as possibilidades de crescimento na organização; Pessoas passam a conhecer as posições que poderão vir a ocupar e as competências requeridas para desempenhá-las, sendo-lhes oferecidas oportunidades para desenvolvê-las.

Empresas com alto nível de envolvimento de seus empregados Oferecem aos trabalhadores postos de trabalho que permitem a realização de trabalhos desafiadores, significativos e a oportunidade de crescerem e se desenvolverem como pessoas; Empregados vistos como associados, na sua maioria são trabalhadores assalariados que participam da distribuição de lucros ou de ganhos de produtividade; Oferecem ambientes que estimulam a participação numa relação de trabalho de prazo longo, e de fazer parte de uma comunidade com relacionamentos que fornecem sustentação social; Utilizam trabalho de equipe na maioria das operações.

Empresas com alto nível de envolvimento de seus empregados Costumam ser generosos os benefícios que concedem aos empregados e suas famílias; Dão aos empregados alguma autonomia na gestão das suas próprias tarefas; Oferecem oportunidades de treinamento, desenvolvimento, e trilhas de carreiras claramente definidas; Preferem o aproveitamento do pessoal interno à contratação externa, para cargo operacionais; A relação se baseia na lealdade entre os empregados e a empresa.

Perfil dominante no Brasil Maiores oportunidades para a melhoria de trabalho dependem fortemente das condições oferecidas aos empregados; No Brasil exigi-se uma rápida recuperação do capital investido pelos acionistas (Nós veremos mais adiante em Administração Financeira a exigência do “Pay Back” é rápida no nosso país). Essa necessidade forma-se um valor de grande expressão que influencia parte das decisões estratégicas.

Perfil dominante no Brasil Executivos tendem a se comportar agradando aos acionistas (shareholders) do que aos outros stakeholders, especialmente aos empregados que dela fazem parte. O perfil dominante no Brasil é o das Empresas do tipo Custo Baixo. Algumas empresas já estão em metamorfose, passando para Empresas do Tipo Global e, em um estágio mais avançado em Empresas do Tipo Alto Nível de Envolvimento, porém resta-nos salientar que essa transformação é lenta em nosso país, devido principalmente, à visão retrógrada de nossos empresários.

Mudanças nos sistemas de Gestão de Pessoas Sistemas tradicionais de gestão têm contribuído para melhorar a eficiência das empresas, mas, colocam em risco a adaptabilidade organizacional. Esses sistemas privilegiam hierarquias opressivas de administradores que desperdiçam imaginação e iniciativa não alinhadas com o “status quo” ou por não saberem como construir organizações em que a disciplina e a liberdade não se excluam mutuamente.

Mudanças no sistema de Gestão de Pessoas Improvisar, aperfeiçoar e fazer correções temporárias; Criar projetos e mecanismos de inovação, em vez de organizações que sejam inovadoras do topo à base; De que adianta chamarmos nossos empregados de “parceiros” ou “membros da equipe”, se não ampliamos substancialmente a esfera de ação de sua autoridade.

Mudança no sistema de Gestão de Pessoas Criatividade e adaptabilidade são duas das principais características requeridas para enfrentarmos com sucesso o que nos espera no futuro. Ainda que sejamos extremamente criativos e adaptáveis, grande parte das empresas não o são.

Grau de comprometimento dos funcionários no trabalho Eu realmente me preocupo com o futuro de minha empresa; Tenho orgulho de dizer às pessoas que trabalho em minha empresa; Meu trabalho me proporciona um sentimento de realização pessoal; Eu recomendaria minha empresa a um amigo como um bom lugar para trabalhar; Minha organização me inspira a fazer tudo que posso.

Grau de comprometimento dos funcionários no trabalho Entendo como minha participação contribui para o sucesso da organização; Entendo de que forma minha função está relacionada a metas, objetivos e direção gerais de minha organização; Estou disposto a despender esforços além do que normalmente se espera, para ajudar minha empresa a ser bem-sucedida; Estou pessoalmente motivado a ajudar minha organização a vencer.

Tensão contínua entre criatividade e organização Necessidades de sistemas de gestão que inspirem os empregados a colocarem em seu trabalho diário todas as competências e habilidade; As empresas vão necessidade de trabalhadores que sejam mais que obedientes, dedicados, responsáveis e inteligentes, eles devem ser também entusiásticos, alegres e zelosos; Devem ter iniciativa, buscar novos desafios e estar, sempre à procura de novas formas de agregarem valor; Devem ser curiosos, criativos e pessoas com paixão pois assim transpõem obstáculos, recusam-se a desistir e contagiam a todos.

Principais desafios da Gestão de Pessoas na atualidade Acelerar radicalmente o ritmo de renovação estratégica; Participar da construção de organizações capazes de auto-renovação contínua; Tornar a inovação uma função quotidiana de todos; Criar um ambiente de trabalho altamente envolvente que inspire os funcionários a darem o melhor de si.

Para onde vai a Gestão de Pessoas A área de Gestão de Pessoas está pronta para alinhar as competências humanas às estratégias de negócio das empresas, com o gestor de RH engajado em sua formulação e implantação para dar um passo fundamental rumo ao futuro, em um ambiente em constante transição.

Obrigado Bons estudos e até a semana que vem.