Campos de atuação e aplicabilidade das Dinâmicas de Grupo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof.: MSc. Marcelo Machado Fernandes
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
PSICOLOGIA RESPONDER:
O CICLO DE APRENDIZAGEM E A VIVÊNCIA
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
LEWIN: A OBRA E O HOMEM DINÂMICA E GÊNESE DOS GRUPOS
A APRENDIZAGEM EFETIVA
Movimentos da Psicologia
Gestalt Profa. Aline A. de Andrade.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Dinâmica de Grupo: Para o desenvolvimento do potencial humano.
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Sensibilização no IF-SC
Teoria Geral de Sistemas
MEMÓRIA DE AULA 9 – O FACILITADOR
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Currículo oficial de São Paulo
PLANO DE ENSINO ESTUDOS DO CONSUMIDOR I 2º PERÍODO - PP
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Semana 6 Variabilidade e Cognição humana
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Análise de uma ferramenta ou recurso
DINÂMICA DE GRUPO?.
Disciplina Introdução a Administração Aula 03 – Antecedentes Históricos Profº Me. Rogério Gouveia.
A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG é uma entidade sem fins lucrativos que fornece subsídios técnicos, científicos e vivenciais a pessoas.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE
Capítulo 8 Controle.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A Sociedade humana: generalidades
KURT LEWIN "Na futura historia da psicologia do nosso tempo dois nomes destacar-se-ão dentre todos os outros, os de Freud e de Lewin. Freud será reverenciado.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
JOGOS DE EMPRESA “Quando entramos em um jogo, qualquer que seja, aceitamos suas regras. Por meio delas, separamo-nos por um determinado momento do mundo.
DIFERENÇAS DE NOMENCLATURA NAS VIVÊNCIAS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
MEMÓRIA DE AULA 5 – O JOGO.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDO DO MEIO.
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Curso de Administração
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
Introdução à Administração
Introdução à Administração
Gestão de Pessoas II Unidade I - O Papel dos Recursos Humanos nas Organizações Modernas Prof.ª MS Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Campos de atuação e aplicabilidade das Dinâmicas de Grupo MEMÓRIA DE AULA 6 Campos de atuação e aplicabilidade das Dinâmicas de Grupo Prof. Andris A. W. Pintor

Contextualizando... Kurt Lewin, psicólogo alemão, nasceu em 9/9/1892, em Mogilno (Alemanha) e morreu em 12/02/1947 em Massachusetts, EUA. Na Alemanha, estudou em Freiburg, Munique e Berlim, onde se doutorou em 1914, quando foi para a 1ª. Guerra Mundial como oficial do Exército alemão trabalhando no Instituto Psicanalítico de Berlim. Foi para os EUA em 1933, onde se refugiou antes da 2ª. Guerra Mundial (1939-1945), pois suas teorias eram incompatíveis com o Nazismo. Não voltou mais para a Alemanha.

Contextualizando... Kurt Lewin aplicou os princípios da psicologia da Gestalt. O comportamento deriva da coexistência dos fatos: o que significa que o estado de qualquer parte do campo depende de todas as outras partes O comportamento depende do campo atual ao invés do passado ou do futuro Indivíduos se comportam diferentemente de acordo com o modo em que as tensões da percepção do self e do ambiente são trabalhados auto-regulação: o ser humano é um todo unificado que se auto-regula. São mais importantes o ‘como’ e o ‘para que’ do que o ‘o que’ ou o ‘porquê’. Valências: cargas positivas ou negativas que aproximam ou afastam o sujeito do objeto.

Contextualizando... A prática da Dinâmica de Grupo o método educativo de treinar as capacidades humanas, conduzindo as pessoas a novos comportamentos por meio da exposição, discussão e decisão em grupo.

Contextualizando... Toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetiva integrar, desinibir, quebrar gelo, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada DINÂMICA DE GRUPO. Aplicar uma Dinâmica de Grupo é possibilitar o exercício de uma vivência.

Ciclo de Aprendizagem Vivencial Quatro etapas: ATIVIDADE: Vivência de uma situação em que o participante se empenha; ANÁLISE: Discussão ampla das atividades realizadas, na análise crítica dos resultados e do processo para alcançá-los (“como” é mais importante do que “o quê”) CONCEITUAÇÃO: Conceitos esclarecedores, fundamentação, insumos cognitivos. CONEXÃO: Comparações da teoria com situações de trabalho ou vida real.

CAV – Ciclo de Aprendizagem Vivencial

Campos de atuação da Dinâmica de Grupo A dinâmica de grupo pode ser aplicada buscando objetivos específicos, em diferentes contextos, tais como: Processos de socialização; Aprendizagem ou formação; Desenvolvimento pessoal; Trabalho em equipe; Seleção de pessoal; Reuniões de trabalho.

Campos de atuação da Dinâmica de Grupo Podemos dizer que a dinâmica de grupo pode ser utilizada para: treinar, informar, resolver um problema, tomar uma decisão ou integrar o grupo.

Bibliografia: Militão, Albigenor e Rose. Jogos, Dinâmicas e Vivências Grupais. Rio de Janeiro: Qualimark Editora, 2000. MINICUCCI, Agostinho, Dinâmica de grupo: teorias e sistemas, 4. ed. – São Paulo: Atlas, 1997 GRAMIGNIA, Maria Rita, Jogos de empresas e técnicas vivenciais. 2. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Cap. 1