PLANEJAMENTO: Formulação de Objetivos; Administração Estratégica

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Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO: Formulação de Objetivos; Administração Estratégica Modelos de Gestão PLANEJAMENTO: Formulação de Objetivos; Administração Estratégica Bruna Bertolino L. Brotas Fabiana Andréia G. Fernandes Suzi Santana Costa

FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS 2.FUTURO 1.Planejamento 3. Objetivos 4.Mola Mestra da ADM.

? Missão ... Os objetivos participam de um contexto amplo. Qual a importância de se conhecer a missão e os objetivos de uma organização Missão Visão ?

MISSÃO deve ... Razão de sua existência e motivo pelo qual foi criada; Própria e específica; Dever ser uma declaração formal e escrita de fácil compreensão (clara e objetiva, impulsionadora e inspiradora); Expressar a filosofia (valores e crenças).

CHIAVENATO Para ser eficaz a missão ... O propósito fundamental do negócio; As necessidades básicas que o negócio deve atender e como atendê-las; Quem é o cliente, ou setores alvos, ou o mercado a ser servido; O papel e contribuição da organização para a sociedade.

Competências que a organização pretende construir ou desenvolver; Compromissos, valores e crenças que alicerçam o negócio; Como criar o contexto adequado para formular os objetivos estratégicos e táticos e delinear o planejamento na organização.

TIPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES BENEFICIÁRIO PRINCIPAL TIPO DE ORGANIZAÇÃO EXEMPLOS Os próprios membros Associações de beneficiários mútuos Cooperativas, associações de classe, sindicatos, consórcios, associações profissionais. Proprietários ou acionistas da organização Organizações de interesses comerciais Empresas privadas com intenção de lucros, empresas familiares e sociedades anônimas Os clientes ou usuários Organizações de serviços Hospitais, universidades, organizações religiosas, filantrópicas, agências sociais, organizações não-governamentais O público em geral Organizações governamentais Organizações militares, segurança pública, instituições jurídicas e penais, correios, telégrafos, saneamento básico TIPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

TIPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES Organização bem-sucedida é aquela que realmente promove vantagens e resultados para seus maiores beneficiários. Quem são os beneficiários de qualquer tipo de organização Cliente interno: trabalham na organização Cliente externo: fora da organização, estão em algum mercado ? Organização X mudanças ? ? ?

VISÃO FALTA DE VISÃO:DESORIENTA ESTADO ATUAL DA ORGANIZAÇÃO METAS ESTADO DESEJADO PELA ORGANIZAÇÃO DAQUI CINCO ANOS FALTA DE VISÃO:DESORIENTA

objetivo Algo que se quer alcançar e tornar realidade em um período de tempo. Objetivos Individuais Compatibilidade - Cooperação das pessoas - Incentivo oportunidades de crescimento, condições de trabalho, salários, benefícios Objetivos Organizacionais X

Natureza dos Objetivos Organizacionais Legitimação (público externo) Fonte de motivação e envolvimento (identificação com a organização) Guias para a ação (focam desafios específicos, resultados importantes) Padrões de desempenho (medir o sucesso de cada objetivo) Racionalidade para as decisões (coerência com as políticas internas e planejamentos da organização)

APO – ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS APO é um estilo de administração que visa o estabelecimento conjunto de objetivos tangíveis, verificáveis e mensuráveis. É uma forma de administrar que se preocupa com os fins (objetivos) para estabelecer os meios de alcançá- los priorizando a motivação e não o controle das pessoas.

Administração Estratégica Estratégia Organizacional A estratégia organizacional é a mobilização de todos os recursos da organização, visando atingir objetivos em longo prazo. Táticas Operacionais Planos Operacionais

Missão Objetivos Nível Institucional Estratégia Nível Intermediário Táticas Planos Operacionais Nível Operacional Desdobramento da estratégia em táticas e em planos operacionais. Adaptado de Chiavenato (1999).

Administração Estratégica Voltada para os objetivos globais da organização situados a longo prazo, é o comportamento da organização. O bom administrador estrategista é aquele em que suas atividades estão voltada para a organização inteira.

Estrutura organizacional Ambiente Geral Cultura Porque? Ambiente de tarefa Interior Exterior Recursos Estratégia Mercados O que? Estrutura organizacional Como? Modelo de administração estratégica. Adaptado de Chiavenato (1999).

Formulação da estratégia organizacional A estratégia organizacional é a harmonização de três variáveis: Objetivos a serem alcançados; Análise ambiental; Análise organizacional.

Análise ambiental Viabilidade externa, o que é necessário e possível em termos de condições ambientais. MICROAMBIENTE Concorrentes; Fornecedores; Clientes. MACROAMBIENTE Social; Política; Econômica; Cultural.

Análise organizacional Exame das condições atuais e futuras da organização, seus recursos disponíveis e necessários, potencialidades e habilidades, forças e fraquezas, estrutura organizacional, capacidades e competências. O que a organização produz; Como ela produz; Para quem ela produz; Com o que ela produz.

Modelos estratégicos Análise de Questões Críticas; Análise FOFA; Para traçar estratégias que reflitam na análise ambiental e nas condições internas da organização os administradores podem utilizar de ferramentas como: Análise de Questões Críticas; Análise FOFA; Análise do Portfólio de Negócios; Análise do Portfólio Multifatorial; Modelo de Análise da Indústria Poter.

Análise de Questões Críticas Medir o retorno sobre o investimento. Cada negócio da organização é feita de acordo com a Atividade do Mercado e Força do Negócio.

Modelos de Análise da Indústria Poter Determina a competitividade dentro de um indústria, mostrando como é a força de relação entre si. Temos três estratégias para tornar uma empresa mais competitiva: A diferenciação; A liderança de custo A focalização.

ALTERNATIVAS DE ESTRATÉGIAS Aplicação dos modelos estratégicos ALTERNATIVAS DE ESTRATÉGIAS Crescimento; Estabilização; Entrincheiramento; Desinvestimento; Estratégias Combinadas.

Implementação da estratégia organizacional Etapa fina para se colocar a estratégia organizacional em ação. Para uma implementação bem sucedida de um estratégia o administrador precisa ter quatro habilidades: Habilidade de Interação; Habilidade de Alocação; Habilidade de Monitoração; Habilidade de Organização.

referências CERTO, Samuel C. Administração Moderna. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.