LICITAÇÕES ASPECTOS CONTROVERTIDOS DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FCC/ Analista Judiciário do TRT 9ª Região
Advertisements

PROJETO DE ALTERAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES
Direito Administrativo II Serviços Públicos
LICITAÇÃO Lei 8666/93 de 21 de junho de 1993
Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Aplicação das Normas e Procedimentos do BID 07/11/2006.
CAPÍTULO V – ACESSO A MERCADOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Licitações e Contratos Emerson César da Silva Gomes
Licitações e Contratos
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Apresentador: José Djailson F. de Barros
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo Santos Wolmer Analista.
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
CADASTRO GERAL DE FORNECEDORES - CAGEF
REGISTRO DE PREÇOS.
REGISTRO DE PREÇOS.
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
PROEP INFRA ESTRUTURA EQUIPAMENTOS
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
DEFINIÇÕES PREGÃO é a modalidade de licitação, do tipo menor preço, em que a disputa pelo fornecimento de bens ou pela prestação de serviços comuns é feita.
LICITAÇÃO Elizabete Nunes.
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
Visão geral das licitações e aspectos das suas modalidades
O que é Pregão?.
Licitação.
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
LICITAÇÃO Procedimentos (Lei 8.666/93).
Princípios Administrativos
PREGÃO SAEB/CCL SALVADOR, 18 e 19 DE MARÇO DE 2008
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Liege Gomes Machado de Melo
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos XVI Reunião Extraordinária do FONDCF SIASG Odilon Borges de Souza.
Licitações e Contratos Administrativos
JSSdato22 de outubro de e 23 de outubro de 2008 Juliano S Silva Normas de Aquisição e Contratação no Serviço Público TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS.
Dispensa e inexigibilidade para contratações na Cultura e no Turismo
RDC DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS Lei n , de 5 de agosto de 2011
LICITAÇÕES PÚBLICAS Lei Federal 8666/93 (Lei de Licitações e Contratos Públicos) Lei Estadual n /06 Escopos da Licitação Garantir a Administração.
A UTILIZAÇÃO DA LICITAÇÃO PARA EXECUÇÃO DOS RECURSOS
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
Terceirização de Serviços na Administração Pública.
Qualidade dos gastos públicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Atividades e atos administrativos
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO
DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: JOSÉ MARIA MADEIRA
Alteração da Lei de Licitações PL 7.709/2007 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS
5º semestre – Matutino – A modalidade de licitação é forma específica de conduzir o procedimento licitatório, a partir de critérios definidos.
Direito administrativo
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Compras/Contratações
Licitação Lei 8.666/93.
PREGÃO ELETRÔNICO: NOÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS
PROFESSOR: JORGE GUSTAVO DE OLIVEIRA DA SILVA. PERGUNTA QUANDO SURGIU A OBRIGAÇÃO DE FAZER LICITAÇÃO?
LICITAÇÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
COMPRAS/LICITAÇÕES E SUAS MODALIDADES Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Divisão de Compras.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Transcrição da apresentação:

LICITAÇÕES ASPECTOS CONTROVERTIDOS DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS

APRESENTAÇÃO A ABORDAGEM PROPOSTA CONDIZ COM A NECESSIDADE DE ENTENDIMENTO NA PRÁTICA ADMINISTRATIVA. A LEI Nº8.666/93 COMUMENTE GERA DÚVIDAS NO CERNE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LEVANDO AGENTES PÚBLICOS AO ENGANO.

NORMAS POSITIVADAS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA DE 1988 ESTABELECE PRIVATIVAMENTE À UNIÃO O PODER/DEVER DE LEGISLAR SOBRE NORMAS GERAIS DE LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA(ART. 22, INCISO XXVII). A ADMINISTRAÇÃO DEVERÁ ZELAR PELOS PRINCÍPIOS(ART. 37)

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS INDISPONIBILIDADE - A LICITAÇÃO VISA O INTERESSE PÚBLICO (COLETIVIDADE), INTERNOS AO SETOR PÚBLICO, NÃO SE ENCONTRAM À LIVRE DISPOSIÇÃO DE QUEM QUER QUE SEJA, POR INAPROPRIÁVEL. ISONOMIA - O PODER PÚBLICO DEVE TRATAR A TODOS COM IGUALDADE, ART. 5º, CF/88. MORALIDADE – CONDUTA DOS AGENTES PÚBLICOS, COMPATÍVEIS COM O QUE ESPERAMOS. IMPESSOALIDADE - NÃO DEVEMOS SEGUIR GOSTO OU ESCOLHA PESSOAL. PUBLICIDADE - POR LEI TODA LICITAÇÃO PRECISA SER PUBLICADA EM JORNAL DE PEQUENA OU GRANDE CIRCULAÇÃO (ABRINDO UMA EXCEÇÃO P/ A MODALIDADE CONVITE QUE FICA A CRITÉRIO DO ÓRGÃO PÚBLICO). COMPETITIVIDADE - A LICITAÇÃO DEVE SER COMPATÍVEL A TODOS. EX: DOCUMENTOS QUE SEJAM ACESSÍVEIS A TODOS. ECONOMICIDADE - O PRODUTO DEVE OFERECER ECONOMIA AO ÓRGÃO, O CRITÉRIO NÃO É SÓ MENOR PREÇO, MAS TAMBÉM QUALIDADE. EX: UM LÁPIS BARATO MAS QUE NÃO TEM QUALIDADE E A GRAFITE SE QUEBRA COM FACILIDADE. LEI QUE REGE A LICITAÇÃO PÚBLICA – LEI Nº 8666/93.

CONCEITO IMPORTANTE NA DEFINIÇÃO DE BANDEIRA DE MELLO, LICITAÇÃO: “É O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PELO QUAL UMA PESSOA GOVERNAMENTAL, PRETENDENDO ALIENAR, ADQUIRIR OU LOCAR BENS,REALIZAR OBRAS E SERVIÇOS,OUTORGAR CONCESSÕES, PERMISSÕES DE OBRA, SERVIÇO OU DE USO EXCLUSIVO DE BENS PÚBLICO POR CONDIÇÕES POR ELA PREVIAMETE ESTIPULADA, CONVOCA OS INTERESSADOS EM APRESENTAR PROPOSTAS, A FIM DE SELECIONAR A QUE SE REVELE MAIS CONVENIENTE EM FUNÇÃO AOS PARÂMETROS ANTECIPADAMENTE ESTABELECIDOS E DIVULGADOS”

CONCEITO IMPORTANTE Segundo MEIRELLES: “É O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO MEDIANTE O QUAL A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SELECIONA A PROPOSTA MAIS VANTAJOSA PARA O CONTRATO DE SEU INTERESSE.”

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ENCONTRA-SE PREVISTO EM NOSSA LEGISLAÇÃO: CF/88: "Art. 37, § 6°. As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa".

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 8.666/93 obrigatoriedade da utilização do pregão para aquisição de bens e serviços comuns introdução dos conceitos de bens e serviços comuns e sítio eletrônico oficial da administração pública possibilidade de uso de sistemas eletrônicos em todas as modalidades de licitação inclusão da modalidade pregão para contratação de bens e serviços comuns nas licitações internacionais.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 8.666/93 O Governo Federal e do Estado de Mato Grosso, tornou obrigatório o uso do pregão, preferencialmente, nas aquisições de bens e serviços comuns. Em 2006 a modalidade representou um percentual de aproximadamente 78% das licitações.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 8.666/93 instituição do Cadastro de Registros de Preços a ser disponibilizado às unidades administrativas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios atribuição de eficácia às publicações nos sítios eletrônicos oficiais certificados no âmbito da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira, ICP-Brasil adequação do número mínimo de 3 propostas válidas na modalidade convite - entendimento consolidado do Tribunal de Contas da União e doutrina dominante inclusão de dispositivo que impossibilite de participar em licitações públicas pessoas físicas e/ou jurídicas que tenham praticado atos contrários à ordem pública e sejam declaradas suspensas de licitar e contratar, ainda que provenientes de outra pessoa jurídica

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 8.666/93 assegurar às unidades administrativas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios a possibilidade de acesso ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, administrado pela União(CGF de MT). possibilidade de inversão das fases em todas as modalidades de licitação. diminuição dos prazos recursais e inclusão da fase saneadora no processo licitatório

PARTICIPAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS A Administração federal compra cerca de R$ 20 bilhões ano em bens e serviços – provavelmente a MPE só tenha 5% deste mercado, ainda que já representem metade das empresas cadastradas no SICAF (Sistema de Cadastro dos Fornecedores). Se adicionar as estatais e as administrações estaduais e municipais há quem diga que são R$ 50 bilhões ano em aquisições públicas de bens e serviços. As compras preferenciais no local também tido sido amplamente discutidas, tais como merenda escolar ser composta, sempre que possível, por produtos da região. Outro nicho para as MPE é o conceito de Economia Solidária, que apresenta fortes sinais de expansão no Brasil. Lei nº9.841/1999.

PARTICIPAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS "Mister se faz incentivar o empreendedorismo o ingresso na economia de novas pessoas e empresas;" Para progresso dos negócios locais dos municípios; Atualmente, através do Pregão Presencial tem se incentivado a instalação de empresas locais, gerando desenvolvimento ao município, emprego e cidadania.

COMO FAZER?

O QUE É PREGÃO? O PREGÃO É UMA NOVA MODALIDADE DE LICITAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE BENS E SERVICOS COMUNS EM QUE A DISPUTA PELO FORNECIMENTO É FEITA EM SESSÃO PÚBLICA, POR MEIO DE PROPOSTAS DE PREÇOS ESCRITAS E LANCES VERBAIS, PARA CLASSIFICAÇÃO E HABILITAÇÃO DO LICITANTE COM A PROPOSTA DE MENOR PREÇO; FOI CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL, ATRAVÉS DA MP 2026/00, DE 04/05/00, QUE FOI TRANSFORMADA NA LEI Nº , DE 17/07/02.

PARA QUE SERVE? AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS COMUNS (Decreto Estadual nº 7.212/02); PARA QUALQUER QUE SEJA O VALOR ESTIMADO DA CONTRATAÇÃO ( SEM LIMITES DE VALORES); BENS E SERVIÇOS COMUNS SÃO AQUELES CUJOS PADRÕES DE DESEMPENHO E QUALIDADE POSSAM SER OBJETIVAMENTE DEFINIDOS PELO EDITAL, POR MEIO DE ESPECIFICAÇÕES USUAIS NO MERCADO.

PALESTRANTE: Adriane B. De Lamônica Especialista em Gestão do Gasto Público – UFMT/2005. Coordenadora-Geral de Compras da Secretaria de Estado de Administração. Fone contato: (65)