Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
2 - A comunidade matemática e as suas práticas discursivas
In “Educação Matemática: Caminhos e encruzilhadas”
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Liliani Lecco Dettogni
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
Autor: Juan Delval Editora Papirus
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Lideranças nas organizações educativas
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Introdução INTRODUÇÃO
Questões de didática da matemática Paulo Figueiredo Lima (Dmat/UFPE) Presidente da SBEM 1 o. Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio.
Departamento do Ensino Secundário
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Estratégias informais de cálculo
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
Definições situacionais.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Erros e Acertos na Avaliação Escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Perguntas de Modelação
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Docência do Ensino Superior
LES Matemática Aplicada I
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
Concepções em Educação Matemática
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Psicologia da Educação Curso - Educação Física Avaliação Abril.2012.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Disciplina: MAF – 1041 Metodologia do Ensino de Química I Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
A Didática das Ciências Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa TAREFAS PROPOSTAS Problema comparativo. Uso da recta numérica formal. Uso da recta numérica formal (partida). Desenvolve o conceito das medidas de comprimento.

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Aspectos teóricos Teoria da aprendizagem de Piaget e Vigostsky; Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Instrumentos de recolha de dados Abordagem Metodológica Método Clínico Piagetiano; Entrevistas clínicas; Observações, tarefas e entrevistas; Estudo Etnográfico; Estudo Longitudinal. Pré-Teste, Pós-teste e Pós-teste demorado.

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Onde se realiza a recolha de dados? No Método Clínico Piagetiano Laboratório; Na Pesquisa Etnográfica Sala de aula. Estudo Longitudinal. Na sala de aula e também fora dela. Que perspectiva da Matemática parece subscrever? A Matemática Actividade socialmente definida.

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Que perspectiva parece ter sobre o Currículo da Matemática? Necessidade de construção das novas representações sociais da Matemática; Contextualização do saber; Valorização do saber extra-escolar; Os professores precisam de estar sempre a aprender: - analisar criticamente as propostas do currículo; - experimentar e avaliar as novas propostas;

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Que perspectiva parece ter sobre as tarefas matemáticas que é mais importante propor ao aluno? Tarefas significativas para os alunos; Enquadramento das tarefas no seu contexto social e cultural; Conhecimento prévio (background).

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa FIM!