MARKETING TERRITORIAL E TURÍSTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS
Advertisements

A Natureza do Marketing
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
A OFERTA TURÍSTICA.
MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite e.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Fontes de valor da marca
MARKETING TURÍSTICO.
Definição do sector de Touring
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Análise da Indústria e da Concorrência
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Aula 4 Comportamento do consumidor Segmentação de mercado Posicionamento competitivo.
A Redken é uma marca que foi comprada pela multinacional de beleza L’Oréal em 1993, mundialmente conhecida, a marca é sinônimo de moda, ciência e inspiração.
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
Estratégias de Segmentação
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social
DEFININDO OBJETIVOS Reforçar a satisfação após a compra e manter o relacionamento Reconhecer e recompensar clientes e funcionários de valor.
Como estabelecer e organizar
Administração de Marketing I
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO. 1.Necessidades - Exigências humanas básicas... −Ex.: água, comida, ar, descanso, recreação, educação, entretenimento,
Profa. Maria Emília Martins Silva
Introdução Ao Marketing
II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur
Mix de Marketing O Produto
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
O processo de decisão de compra
Administração de Marketing I
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Inclusão – estímulo importante para o futuro sucesso do Corredor Turístico Maputo - Hluhluwe James Seymour e Shakila Maharaj Turismo KwaZulu-Natal Março.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Administração de Marketing
Introdução ao Marketing
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
CIDADE TECNOLÓGICA DO TEJO. Demografia Cultura (pouca inovação) Dependência de territórios próximos Mão de obra.
Os desafios que o turismo lança ao imobiliário. Destino turístico Algarve.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Segmentação e Posicionamento de Mercado
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Tecnológico de Marketing GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Empreendedorismo ________________________________________
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Modelo do planeamento IMC
Comunicação.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
2)NATUREZA DOS SERVIÇOS.
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

MARKETING TERRITORIAL E TURÍSTICO “Como atrair investimentos, indústrias e turismo para as cidades, regiões, estados e países” Marketing Places, de Kotler, Haider e Reing (1992) Manuel Reis Ferreira Maio de 2008

Hoje em dia terra que se preze tem que ser capital de qualquer coisa. Cartaxo é a capital do vinho, Golegã é a capital do cavalo, Rio Maior é a capital do desporto, Alcanena a capital dos curtumes, Vila Franca a capital da festa brava, Tomar a capital dos templários, Almeirim a capital da sopa da pedra … Mas quem as bate a todas aos pontos é Santarém… Para além de ostentar títulos como capital do gótico, capital da gastronomia, capital da agricultura e capital do Ribatejo, assume-se mais recentemente como “capital da liberdade”.

Cidades e Municípios procuram ter uma imagem de marca Sardoal Vila Jardim

"Marketing é mais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou serviços - é um compromisso entre a rentabilidade das organizações e a procura da melhoria da qualidade de vida das pessoas...“

1. Localidades com problemas de reconhecimento? O que está a suceder com as localidades? Razões dos problemas das localidades – factores internos e factores externos O que fazem as localidades para resolver os seus problemas? O que podem fazer?

2. Como se “vendem”as localidades? Quais são os principais mercados-alvo das organizações locais? Visitantes Residentes e trabalhadores Negócios e indústrias Mercados de exportação Como se vendem as localidades? Marketing – posicionamento e imagem Marketing dos atractivos – identidades e diferenças Marketing das infraestruturas e equipamentos Eventos que são notícia Quais são os principais componentes da oferta do lugar: Actores do sector público Actores do sector privado Como vendem os seus produtos os actores locais

3. Como seleccionam os mercados-alvo? Processo de “compra do lugar”: Identificação do problema Busca de informação Avaliação de alternativas Decisão de compra Comportamento pós-compra Serviços classificados e qualidade

4. Cinco focos para desenvolvimento de lugares Desenvolvimento da comunidade, qualidade de vida; Reforço das identidades, sentido de pertença; Ordenamento do território e qualificação urbana; Desenvolvimento económico; Planeamento estratégico e gestão dos territórios como produtos (o que inclui marketing).

5. Processo de planeamento estratégico de marketing Proceder à avaliação dos recursos do lugar Estabelecer as características económicas e demográficas Identificar os principais concorrentes Identificar as principais tendências e desenvolvimentos Analisar pontos fortes e fracos Analisar oportunidades e ameaças (análise estratégica externa) Estabelecer os factores chave de sucesso Fixar o conceito e os objectivos de política Formular estratégias (missão, visão de futuro, sistema de objectivos) Desenvolver planos de acção com parcerias Aplicar e controlar o plano de marketing

6. Estratégias para melhoria das localidades Ordenamento do território e qualificação urbana Melhoria das infraestruturas, equipamentos e serviços Programas para melhorar o capital humano Atractivos: Belezas naturais e singularidades História e personagens famosos Mercados Atracções culturais Recreio e entretenimento Recintos desportivos Eventos e espectáculos Edifícios e monumentos Outros atractivos A qualidade de vida dos residentes é o foco principal!

7. Como desenhar a imagem da localidade O que determina a imagem da localidade Como se pode medir a imagem da localidade Seleccionar a audiência Como medir a imagem da audiência Desenhar a imagem do lugar Ferramentas para comunicação da imagem Lemas, temas e posicionamento Símbolos visuais Acontecimentos e acções Como pode a localidade corrigir uma imagem negativa? Converter o negativo em positivo Marketing de símbolos

8. Como difundir a imagem e as mensagens da localidade Definir a audiência e o comportamento desejado Escolher as ferramentas de maior influência: Publicidade Marketing directo Promoção de vendas Relações públicas Comunicação social Outras ferramentas Seleccionar os canais dos meios de comunicação Televisão Rádio Revistas e Jornais Cartazes (outdoors) Direct mail Informação local Internet (last but not least)

9. Como atrair o turismo Desenvolver os recursos/atractivos Qualificar a capacidade receptiva Segmentar os mercados turísticos e definir alvos Estratégias turísticas e atracção de investimentos Posicionamento de marketing e imagem (atributos, benefícios, propostas de valor) Comunicação Comercialização/Organização da operação

Um produto define-se como um conjunto de atributos físicos e psicológicos (tangíveis e intangíveis) que um determinado bem ou serviço possui para satisfazer os desejos e necessidades dos clientes. O produto compõe-se de duas variáveis ou elementos: uma parte tangível e outra intangível. A parte tangível constitui o produto em si, tal como é oferecido e a parte intangível está vinculada directamente à percepção que os consumidores/usuários têm dos produtos.

No produto turístico predomina a variável intangível tornando-se difícil defini-lo. O produto turístico é normalmente composto por uma variedade de produtos e serviços. Pode-se considerar alguns tipos de elementos que combinados de forma correcta dão valor ao produto turístico global: • recursos turísticos: monumentos, praias, rios, montanhas, artesanato, etc. • infra-estruturas e instalações privadas básicas: transporte aéreo, terrestre e marítimo, alojamentos em geral. • elementos complementares: restaurantes, teatros, enotecas, casinos, etc.

A correcta utilização de todos estes elementos resulta num produto turístico atractivo. Sem dúvida, o factor chave do produto turístico reside nos recursos existentes num determinado destino, que são a fonte de motivações que originam as deslocações e estadas. A marca do destino e a forma como é percebida na mente dos actuais e potenciais visitantes/turistas é um elemento essencial.

CRIAÇÃO E GESTÃO DAS MARCAS (BRANDING) A marca de um destino é um nome, símbolo, logótipo, lema ou outra forma simbólica que identifica e diferencia o destino. Deve enunciar uma promessa de uma experiência memorável (vivência, emoção) que fique associada ao destino. Serve também para consolidar a memória de experiências (emoções) que só se obtém nesse destino.

POSICIONAMENTO DO DESTINO MARCA DO DESTINO A marca resume a identidade do destino, a forma como ele se pretende projectar nos mercados e ser reconhecido – notoriedade e imagem. Marca é uma promessa, uma antecipação, uma expectativa. POSICIONAMENTO DO DESTINO O posicionamento é o reverso da imagem, a forma como o destino é percebido na mente dos actuais e dos potenciais visitantes, em termos das experiências (valor) que proporciona comparativamente aos destinos alternativos.

QUESTÕES-CHAVE PARA UM GESTÃO DE UM DESTINO Reconhecimento das motivações e necessidades dos visitantes/turistas expresso em imagem, marca e posicionamento; Informação e análise; Reforço dos factores de competitividade; Uso das NTIC; Inovação e gestão dos produtos turísticos; Elevado profissionalismo e gestão do capital humano; Sinergias entre os diversos actores (stakeholders) ancoradas numa visão de futuro partilhada e mobilizadora; Parcerias público-privadas nas áreas-chave da gestão e do marketing.

CONCLUSÃO