AGENDA 7 1.A Empresa e a sua história 2.Contexto do mercado de Telecomunicações e Entretenimento em Portugal 3.Oferta de produtos e serviços ZON 4.Novos.

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AGENDA 7 1.A Empresa e a sua história 2.Contexto do mercado de Telecomunicações e Entretenimento em Portugal 3.Oferta de produtos e serviços ZON 4.Novos projectos e iniciativas estratégicas

CRESCIMENTO CONTINUADO EXPECTÁVEL NO NEGÓCIO DE TV POR SUBSCRIÇÃO Fonte:Screen Digest 2010E E E Clientes Milhões Penetração nos primeiros lares Percentagem Crescimento suportado em novos entrantes e novas plataformas Desenvolvimento do IPTV vai criar maior concorrência nos segmentos de topo Lançamento das licenças de TDT em 2008 viabiliza novas ofertas Intensificação potencial do nível competitivo pela entrada de novos players no satélite 10%5% Evolução do mercado Alavancar a actual base de clientes para promover o up-sell/cross-sell e reduzir o churn Desenvolver uma oferta de conteúdos distintiva, explorando sinergias com outros negócios da ZON e a liderança no negócio de TV por subscrição Lançar novas funcionalidades para manter a vantagem competitiva sobre os concorrentes com ofertas de IPTV CAGR 8 Principais iniciativas estratégicas da ZON

FORTE CRESCIMENTO EXPECTÁVEL NO NEGÓCIO DE BANDA LARGA Clientes Milhões Penetração nos primeiros lares Percentagem CAGR Continuar o upgrade da infraestrutura existente para liderar na Banda Larga em termos de velocidades Endereçar os segmentos professional e SoHo com ofertas orientadas às suas necessidades Lançar ofertas de Banda Larga baseadas em DSL para capturar potencial do mercado nas zonas não cabladas E 14%10% 2010E Nota: Dados sobre Portugal não incluem Banda Larga móvel Fonte: Relatórios e Contas; Screen Digest; Pyramid Research Crescimento suportado no aumento da penetração de PCs (crescimento anual de 7%) Aumentos de velocidade ditados pela evolução tecnológica e dinâmica concorrencial Aparecimento de ofertas de Banda Larga móveis Evolução do mercado Principais iniciativas estratégicas da ZON 9

QUOTA DE MERCADO CRESCENTE NO NEGÓCIO DE VOZ FIXA ESTAGNADO Crescimento baseado no aumento da adopção do VoIP (ofertas de baixo custo e add-on em bundles de serviços) Pressão crescente sobre o preço de assinatura do incumbente Forte cross-selling/up-selling dos outros operadores com base em ofertas 2P e 3P Desenvolver as plataformas existentes e novas, assegurando um serviço continuado de elevada qualidade Alavancar a base existente de clientes de televisão por subscrição para aumentar o número de clientes de voz E E 1%2% 2010E CAGR Fontes: Relatórios e Contas; Press clippings; IDC Principais iniciativas estratégicas da ZON Penetração nos primeiros lares Percentagem Clientes Milhões Evolução do mercado 10

ENTRADA NO MERCADO MÓVEL Fonte: Wireless Matrix Penetração na população Percentagem Convergência Fixo-Móvel Redução dos custos de terminação nas redes móveis Lançamento expectável de novas licenças móveis Emergência de MVNOs Alargar a oferta actual com a inclusão de serviços móveis, através de um MVNO com o objectivo de: Oferecer mobilidade de dados aos clientes Netcabo Disponibilizar serviços de voz e de dados móveis nas áreas não cabladas, através de soluções homezoning Oferecer soluções de voz móvel a um mercado endereçável pela ZON de cerca de 5 milhões de pessoas E %2% 2010E 11 CAGR Clientes Milhões Principais iniciativas estratégicas da ZON Evolução do mercado