RESPONSABILIDADE SOCIAL

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Transcrição da apresentação:

RESPONSABILIDADE SOCIAL O Princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com a autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade. Comun Interpessoal e Empresarial Prof. Wagner Andrade

Doutrinas das Organizações Doutrina da responsabilidade social As empresas usam recursos da sociedade. É justo que as empresas tenham responsabilidade em relação a sociedade Doutrina do interesse do acionista A empresa tem obrigações unicamente com seus acionistas. Não cabe a empresa resolver problemas sociais. Comun Interpessoal e Empresarial Prof. Wagner Andrade

Relações públicas Relações públicas (RP) envolve uma variedade de programas destinados a promover e/ou proteger a imagem de uma empresa ou seus produtos Comun Interpessoal e Empresarial Prof. Wagner Andrade

AS 5 ATIVIDADES DO RP Relações com a imprensa Publicidade de produtos Comunicação corporativa Lobbying Aconselhamento Comun Interpessoal e Empresarial Prof. Wagner Andrade

Relações Públicas Marketing 􀁺 Alvo: consumidores e seus perfis psicográficos e demográficos 􀁺Procura gerar impacto 􀁺 Atingir e estabelecer posição fixa em segmento de mercado 􀁺 Padrão relativamente rígido em suas comunicações Relações Públicas 􀁺 Públicos múltiplos e suas relações; fatores ambientais 􀁺 Credibilidade como meta principal 􀁺 Manter identidade corporativa consistente e “verdadeira” em todos os lugares 􀁺 comunicações flexíveis em função das circunstância Comun Interpessoal e Empresarial Prof. Wagner Andrade

Administradores e o medo da mídia Entendendo os administradores 􀁺 Aversão à notícia 􀁺 Transparência: possibilidade ou utopia? 􀁺 Problemas crônicos: autoritarismo, repórteres como mão-de-obra, o negócio, mundos diferentes, distorção da notícia, prioridades Comun Interpessoal e Empresarial Prof. Wagner Andrade

􀁺 É no espaço editorial que se constrói a credibilidade RP e JORNALISTAS 􀁺 É no espaço editorial que se constrói a credibilidade 􀁺 O posicionamento de uma organização na mídia depende, em parte, da fonte credenciada para essa relação. 􀁺 Diferença entre fonte e porta-voz 􀁺 Quem é o melhor assessor? O RP ou o jornalista? Novas visões: 􀁺 objetivos: consolidar identidade e imagem 􀁺 Parceria 􀁺 Imprensa como aliada 􀁺 Cultura de comunicação 􀁺 Clareza, rapidez, exatidão, visibilidade e multiplicidade 􀁺 Credibilidade Comun Interpessoal e Empresarial Prof. Wagner Andrade

Assessores de Imprensa Tudo tem de estar baseado em estratégia 􀁺 Relação, sintonia, conhecimento, atualização 􀁺 A importância do briefing: o que se deseja divulgar, aspecto diferencial, objetivo da comunicação, público-alvo, concorrência, o que a comunicação deve resolver, ponto de vista do consumidor /cidadão, promessa, razão da promessa, o que não pode deixar de sair na notícia, limites organizacionais 􀁺 O release: concisão, agilidade, precisão 􀁺 Comunicados oficiais (notas oficiais) 􀁺 Inserção de notas em colunas 􀁺 Entrevista (riscos e oportunidades) 􀁺 A grande tendência: sugestões de pauta e descentralização Comun Interpessoal e Empresarial Prof. Wagner Andrade

Instrumentos para Assessoria Acompanhamento de entrevistas 􀁺 Administração da Assessora de Imprensa 􀁺 Apoio a eventos 􀁺 Arquivo de material jornalístico 􀁺 Artigos 􀁺 Atendimento à imprensa 􀁺 Avaliação de Resultados 􀁺 Brindes 􀁺 Clipping e Análise do Noticiário 􀁺 Concurso 􀁺 Contatos estratégicos com jornalistas 􀁺 Capacitação de jornalistas 􀁺 Dossiê Comun Interpessoal e Empresarial Prof. Wagner Andrade