Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Advertisements

ATIVIDADES LOGÍSTICAS
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Gerenciando o marketing
Prof. Wagner C. Pádua Filho
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
FUNDAMENTOS DE MARKETING
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Prof. Paulo Roberto Leite
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
Aula 5 – Administração de Marketing
Produto e Serviço produtos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 5.
DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS EM CENTROS URBANOS
Planejamento e Controle da Produção MBA de Logística e Supply Chain
Operação Convencional
Logística e Gerenciamento da
Conceitos- R01 Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
Administração de Logística e Materiais. Gestão de Compras.
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
Marketing de Varejo.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E A LOGÍSTICA
Perguntas Logística Grupo 19R.
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Conceitos Básicos de Estoques
Por que fazer gestão de estoques?
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Layout OS&M Layout.
Função da Administração:
Francielle C. Fenerich O Produto Logístico.
Logística Embalagens e Distribuição Física
Capítulo 8 Distribuição
Logística Planejamento e Programação Logística
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS EM CENTROS URBANOS
Logística Empresarial
Controle de estoque.
O Armazenamento.
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA PRAÇA – PONTO DISTRIBUIÇÃO
Conceitos; Todos ganham com a Logística; Os 3 certos da Logística;
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Logística Integrada Engenharia de Produção
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
LOGÍSTICA.
Logística e Gerenciamento da
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
PROJETO INTERDISCIPLINAR TRADE MARKETING E GESTÃO DE VAREJO
Logística Empresarial
Logística Distribuição Física.
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Estratégias de Ponto Aula 10.
Administração de Materiais
Canais de Distribuição
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
DISTRIBUIÇÃO Ana Virgínia.
Etapas do processo orçamentário
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite BOWERSOX e CLOSS, Cap. 6; BALLOU, Cap.5; FLEURY et al, Cap. 9; NOVAES, Cap. 4; LEITE, Cap. 1,2.
Administração de Atacado, Varejo e Logística
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 5

distribuição seletiva . GRAU DE EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO distribuição intensiva . distribuição seletiva . distribuição exclusiva .

Em função do tipo de produto. A empresa quer colocá-la em todos DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA Em função do tipo de produto. A empresa quer colocá-la em todos os intermediários possíveis. OBJETIVO: é o volume de vendas. CARACTERÍSTICA: grande número de intermediários. a imagem do intermediário tem importância relativamente baixa. o layout de sua loja é de pequena importância.

matérias-primas mais conhecidas e de alto giro. DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA INDICADA PARA : venda de bens de conveniência em geral. matérias-primas mais conhecidas e de alto giro. maior conveniência possível ao consumidor. produto de baixo valor unitário.

cobertura maior de mercado. maior conveniência oferecida DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : pulverização dos riscos. cobertura maior de mercado. maior conveniência oferecida ao consumidor ( o produto é facilmente encontrado )

na estrutura de crédito e cobrança. nos controles administrativos. DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA PROBLEMAS EM GERAL : situam-se nas áreas de logística. na estrutura de crédito e cobrança. nos controles administrativos. no custo da venda pessoal. na estrutura administrativa em geral.

Refrigerantes e Cervejas. Isqueiros e Cigarros. Águas Minerais. DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA EXEMPLOS : Chicletes Adams. Refrigerantes e Cervejas. Isqueiros e Cigarros. Águas Minerais. Pastas de dentes.

O aspecto qualitativo faz parte do processo de comercialização. DISTRIBUIÇÃO SELETIVA O aspecto qualitativo faz parte do processo de comercialização. Produto de valor unitário significativo para o médio consumidor. Produto com alguma tecnologia, estilo ou moda, com certa diferenciação em relação a produtos similares.

DISTRIBUIÇÃO SELETIVA ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : produtos que necessitam de intermediários que possuam melhor layout de lojas. indicada para bens de compra comparada e para alguns bens industriais de baixo valor unitário.

melhor nível de atendimento à clientela ( assistência técnica, financiamento, entrega). Intermediários que possuem imagem compatível com aquela que se pretende para o produto. Intermediários localizados em áreas pré-determinadas pelo fabricante do produto.

DISTRIBUIÇÃO SELETIVA PROBLEMAS EM GERAL : na escolha dos intermediários. na definição das áreas não conflitantes para instalação de novos intermediários. na padronização das instalações de lojas. na seleção e capacitação do pessoal de atendimento aos consumidores.

DISTRIBUIÇÃO SELETIVA EXEMPLO : produtos de beleza ( Boticário, Água di Fiori ) lojas de confecções ( Zoomp, Hugo Boss ) lojas de móveis ( Hobjeto ) restaurantes fast-food ( Mc Donalds, Bob’s ) lojas de calçados ( Arezzo, Samelo ).

DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA Trata-se da determinação de um número limitado de intermediários. Intermediários selecionados em função: # da necessidade de se manter o prestígio do pro duto. # do status que o produto desfruta. # do trabalho de vendas, oferta de serviços,layout de loja. # da política de preços,exposição do produto, promoção,manutenção.

DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA VANTAGENS: # vínculos fortes, formais com o intermediário. # exigência da exclusividade, definição de modus operandi, respeito à política comercial. # atendimento de alto nível, venda pessoal em menor quantidade e de alta qualidade. # possibilidade de aumento de prestígio do produto.

# menor disponibilidade para recrutamento. DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA DESVANTAGENS: # menor disponibilidade para recrutamento. # maior investimento em equipamentos e loja. # menor número de intermediários. # maiores riscos pela concentração. # dificuldade de substituição pela perda de um intermediário.

DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA EXEMPLOS: # AUTOMÓVEIS AUDI, FERRARI, MERCEDES BENZ. # JÓIAS NATAN, H. STHER . # CRISTAIS PRADO.

FUNÇÃO BÁSICA DA DISTRIBUIÇÃO É maximizar as utilidades de tempo, lugar e posse no fluxo do produto. É preciso,que o fluxo do produto se faça em tempo, hora, lugar e quantidade corretos. A logística assume complexidade relevante na operacionalização de um sistema de distribuição.

CADEIA DE ABASTECIMENTO

COMPLEXIDADE NA OPERACIONALIZAÇÃO SUPRIMENTO FÍSICO ----- DISTRIBUIÇÃO FÍSICA # TRANSPORTES. # MANUTENÇÃO DE ESTOQUES. # MANUSEIO DE MATERIAIS ( MOVIMENTAÇÃO ). # COMPRAS. # PROCESSAMENTO DE PEDIDOS. # ARMAZENAMENTO. # PROTEÇÃO ( EMBALAGENS). # SEGUROS. # SISTEMA DE INFORMAÇÕES.

ETAPAS SUPRIMENTO FÍSICO FÁBRICA ATACADISTA DISTRIBUIDOR REPRESENTANTE VAREJISTAS CONSUMIDORES FINAIS

ESTUDO DA LOGÍSTICA É FUNÇÃO DOS ASPECTOS: # AUMENTO DAS PREOCUPAÇÕES COM OS SERVIÇOS QUE DEVEM SER OFERECIDOS AOS CONSUMIDORES. # ATENÇÃO MAIOR À ESTRUTURA DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO. # DESENVOLVIMENTO DA ABORDAGEM SISTÊMICA NO MARKETING. # DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DAS TEORIAS E TÉCNICAS (PESQUISA OPERACIONAL E CUSTOS)

LOGÍSTICA O melhor resultado é obtido quando se consegue desenvolver, na prática, a integração das variáveis que a compõem. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS (distribuição física, movimentação de materiais e transferências internas de estoques) COORDENAÇÃO LOGÍSTICA (previsões de venda, processamento de pedidos, planejamento operacional e compras)

COMPONENTES DO SISTEMA LOGÍSTICO LOCALIZAÇÃO (FÁBRICAS, DEPÓSITOS, FILIAIS) 2.ESTOQUES (POLÍTICA DE ESTOQUES) 3.TRANSPORTES (FROTA PRÓPRIA OU TERCEIROS) 4.ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO (PALETIZAÇÃO, ESTRUTURA PORTA PALETES, EQUIPAMENTOS) 5.COMUNICAÇÕES (EDI, TELEFONIA, MALOTE, FAX) 6.GESTÃO DE PESSOAS (FORMAÇÃO EM LOGÍSTICA)

INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DETERMINANTES BÁSICOS: A FREQUÊNCIA DE SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO. A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO. NÚMERO DE PONTOS DE VENDAS.

INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO EMPRESA COM POUCOS CLIENTES E POUCOS PRODUTOS (BAIXA FREQUÊNCIA DE RECOMPRA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA POUCO INTENSA) EMPRESA COM MUITOS CLIENTES E VARIEDADE DE PRODUTOS (ALTA FREQUÊNCIA DE RECOMPRA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA MUITO INTENSA)

INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DISTRIBUIÇÃO DE CIGARROS É MAIS INTENSA DO QUE A DE ELETRODOMÉSTICOS; DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS E DE PRODUTOS HORTIGRANJEIROS TEM UM SISTEMA LOGÍSTICOS MAIS COMPLEXO E INTENSO.