PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
UBEE/UNBEC COLÉGIO MARISTA PIO X BIBLIOTECA ABELARDO DA HORA
PAINEL DAS PRÁTICAS NAS BIBLIOTECAS
Edna Maria Barbosa Arrebola
BIBLIOTECA ESCOLAR e leitura na escola: caminhos para a sua dinamização MIRIAN CLAVICO ALVES Bibliotecária – Colégio Rio Branco Especialista em Gestão.
CBL – Câmara Brasileira do Livro
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Autora: Ivoni Ilaini Wutzke Bresolin Professora de Educação Física
Begrüßung, Vorstellung
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Biblioteca Municipal de Mealhada
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000.
Mobilização da Comunidade Escolar
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Semana da Leitura O que é?
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O Projeto Estrutura/Logística Programação Cultural Fotos do Evento
ESCOLA ESTADUAL IMACULADA CONCEIÇÃO   ANOS iniciais DO ensino fundamental Professoras: beth, cássia, cláudiana, cláudia, margarida e stella.
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: “Os espaços da.
Dobras da Leitura começou em abril de 2000, com 4 diferentes “dobras” de conteúdos: Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação.
PROJETO Navegando na Leitura
ELIANE PEREIRA DE BRITO
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Relatório de Proposta de Projeto
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
Contadores de histórias
Universidade Federal do Amapá
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
Colégio Estadual Augusto Meyer
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
LIVRO TRAILER. Quem gosta de ler não pode deixar de assistir às animações de literatura, produzidas com base nos livros disponíveis nas escolas.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Você está prestes a conhecer um lindo lugar ! Escola Municipal De Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM
O futuro chegou!.
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade (continuação) 2014/2015.
Clube de Construindo dinâmicas e práticas de leitura com jovens leitores.
Objetivo Geral Proporcionar no Brasil Marista reflexão, mobilização, sensibilização e fortalecimento da Animação Vocacional com o intuito de comprometer.
Transcrição da apresentação:

PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM PMBCN - PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL CENTRO-NORTE União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE União Norte Brasileira de Educação e Cultura - UNBEC PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS

COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ - RJ SEMANA LITERÁRIA

COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ - RJ APRESENTAÇÃO Através deste projeto desenvolvemos o prazer da leitura, incentivando o ato de ler, de brincar com livros de diversas formas. Responsável: Rosângela Florenço Bomfim Responsáveis indiretos (serviços terceirizados) – SoBook Representações, Editora Ática, ECM Distribuidora de Livros e Assad Uniforme escolares. Publico: Alunos, professores, pais/responsáveis e comunidade. Período: Outubro (Mês da criança e Semana da Leitura)

COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ - RJ OBJETIVOS Estimular o gosto pela leitura, utilizando livros de fácil aceitação pelas crianças, adolescentes e jovens e principalmente com qualidade literária. Despertar a sensibilidade dos alunos para a Literatura. Oferecer à escola uma forma prazerosa, um trabalho que mistura cultura e lazer.

COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ - RJ METODOLOGIA Parcerias entre livreiros, editoras, autores, ilustradores e empresas que incentivam à leitura. Marketing com alunos, professores e responsáveis sobre a importância do ato de ler. Criatividade na ornamentação do espaço. Contato direto com autores, ilustradores e contadores de Histórias. Publicidade do evento.

COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ - RJ DESAFIOS Proporcionar aos participantes um contato com o Universo da Literatura, onde estes, terão acesso direto às novidades e autores. Desenvolver o prazer da Leitura (Ler como brincadeira). Estimular o uso da biblioteca, como um espaço também de lazer. Trazer a prática da leitura para sala de aula, como algo prazeroso e não obrigatório.

COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ - RJ RESULTADOS Encontrar pelos corredores da escola crianças lendo como forma de prazer. As parcerias com editoras e livreiros proporcionam uma renovação no acervo, através de doações de livros. O contato com autores, contadores de história, ilustradores, proporciona aos alunos um sentimento de que eles podem ser autores, contadores... Criarem o seu universo Literário.

COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ - RJ RESULTADOS O espaço da Feira de Livros

COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ - RJ REFERÊNCIAS VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de le e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Dunya, 1997. KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.