PLANEJAMENTO DA PESQUISA

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Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO DA PESQUISA PASSOS PARA REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO PESQUISA de MARKETING Passo 1 Objetivos da Pesquisa Passo 6 Execução da Pesquisa PLANEJAMENTO DA PESQUISA Passo 2 Questões / Hipóteses Passo 3 Necessidade de Dados Passo 5 Planejamento da Organização, Cronograma e Orçamento Passo 4 Metodologia da Pesquisa

Planejamento da Pesquisa de Marketing Como me assegurar se necessito ou não de Pesquisa? Algumas Finalidades da Pesquisa: Descrever os mercados Indicar oportunidades Detectar qual a imagem do produto / serviço ou empresa, junto ao público Testar produtos ou serviços Impacto da propaganda Auxiliar o profissional que planeja, na compreensão do mercado.

Planejamento da Pesquisa de Marketing Para otimizar os Resultados da Pesquisa “BRIEFING” Descrições do produto / serviço Descrições do problema de marketing Descrições do público-alvo Descrições do mercado, dos concorrentes, etc Descrições das áreas geográficas de mercado Pesquisas anteriores Razões conhecidas ou supostas para a compra / uso do produto ou serviço.

Planejamento da Pesquisa de Marketing Os objetivos da pesquisa são determinados de maneira a trazer as informações que solucionam o problema da pesquisa. Que informações são necessárias para resolver o problema de pesquisa ? Na definição dos objetivos de pesquisa, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: Tempo disponível; Recursos disponíveis; Acesso aos detentores dos dados; e Meios de captação dos dados.

Planejamento da Pesquisa de Marketing Os objetivos da pesquisa podem ser: OBJETIVO PRINCIPAL quando o pesquisador só coleta INFORMAÇÕES relacionadas ao problema de pesquisa. OBJETIVO SECUNDÁRIO quando o pesquisador busca componentes específicos que focalizam os aspectos-chave do problema, que estão mais ou menos diretamente relacionados com o problema da pesquisa.

Planejamento da Pesquisa de Marketing ESTABELECIMENTO DAS QUESTÕES E/OU FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES QUESTÃO DA PESQUISA são enunciados aprimorados dos componentes específicos do problema. Ex.: Projeto de Fidelização de clientes das Lojas Americanas - Perfil Psicológico dos Clientes. Eles mostram fidelidade à loja? Eles são grandes usuários de crédito?

Planejamento da Pesquisa de Marketing ESTABELECIMENTO DAS QUESTÕES E / OU FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES HIPÓTESES são suposições que podem ser confirmadas, ou não, pela pesquisa. Ex.: Hipóteses formuladas em relação a questão da pesquisa sobre a fidelização de clientes das Lojas Americanas H1 – Os clientes que são fiéis à loja tem menos informações a respeito do ambiente de compras. H2 – Os clientes fiéis à loja são mais avessas a riscos que os clientes infiéis.

Planejamento da Pesquisa de Marketing ESTABELECIMENTO DAS NECESSIDADES DE DADOS DADOS PRIMÁRIOS são dados NÃO disponíveis ou inacessíveis para consulta. Ex. Consumidores, Telespectadores, Radiouvintes, Intermediários , Leitores, etc. DADOS SECUNDÁRIOS são dados já disponíveis para consulta, podendo esta ser gratuita ou remunerada. Ex. IBGE, Centro de Pesquisa Universitários, como a FGV e ainda institutos privados como IBOPE, DATAFOLHA, etc.

Planejamento da Pesquisa de Marketing DEFINIÇÃO DAS VARIÁVEIS DA PESQUISA VARIÁVEIS SIMPLES são aquelas extremamente fáceis de serem identificadas e medidas. Ex. Idade, cultura, peso, sexo, etc. VARIÁVEIS COMPLEXAS são aquelas que para serem medidas é preciso identificar um conjunto de Varáveis Simples. Ex. Nível Socioeconômico dos Entrevistados. Obtêm-se através das Varáveis Simples, como: escolaridade, profissão, bens, renda, moradia, etc.

Planejamento da Pesquisa de Marketing DETERMINAÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA 1. DETERMINAÇÃO DO TIPO DE PESQUISA a) Pesquisa Exploratória b) Pesquisa Descritiva c) Pesquisa Causal 2. DETERMINAÇÃO DO MÉTODOS E TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS 3.DETERMINAÇÃO DA POPULAÇÃO DE PESQUISA,TAMANHO DA AMOSTRA E DO PROCESSO DE AMOSTRAGEM

Planejamento da Pesquisa de Marketing DETERMINAÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA 4. PLANEJAMENTO DA COLETA DE DADOS a) Perfil dos entrevistadores e dos supervisores b) Número de entrevistadores, supervisores, de entrevistas diárias por entrevistador, etc. c) Prazo para realização do campo d) Remuneração dos entrevistadores e) Material e treinamento dos entrevistadores f) Procedimentos de coleta de dados 5. PREVISÃO DO PROCESSAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS

Planejamento da Pesquisa de Marketing PLANEJAMENTO DA ORGANIZAÇÃO, CRONOGRAMA E ORÇAMENTO DA PESQUSA 1. PLANEJAMENTO DA ORGANIZAÇÃO a) Recursos Internos b) Capacidade Técnica c) Custo; e d) Prazo. 2. CRONOGRAMA 3.ORÇAMENTO a) Coordenação b) Supervisão c) Técnicos d) Secretaria e) Materiais; e f) Outros custos indiretos.

Planejamento da Pesquisa de Marketing EXECUÇÃO DA PESQUISA 1. EXECUÇÃO DA PESQUISA a) Preparação do campo, que consiste em: (1) Construção, Pré-Teste e reformulação dos instrumentos (2) Impressão dos Instrumentos (3) Formação da Equipe de Campo (4) Distribuição do Trabalho Capacidade Técnica b) O Campo (1) Coleta de dados (2) Conferência, verificação e correções. c) Processamento e Análise (1) Digitação (2) Processamento (3) Análise e Interpretação

Planejamento da Pesquisa de Marketing COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS a) RELATÓRIO COMPLETO (1) Apresentação da Pesquisa (2) Aspectos Metodológicos e Operacionais (3) Conclusões e Recomendações b) RELATÓRIO SINTÉTICO OU GERENCIAL (1) Principais Tabelas e Gráficos (2) Conclusões e Recomendações c) APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESULTADOS