Departamento de Mídia E a eficiência em mídia
Mídia e o mundo dos negócios Duas funções básicas: Informação Entretenimento Meios de comunicação de massa têm a função de informar e entreter MAS TAMBÉM EXISTEM PARA VENDER PRODUTOS E SERVIÇOS AOS CONSUMIDORES. Função utilizada pelo mkt e pela publicidade e propaganda Anunciantes chegam às pessoas em todos os lugares.
Mídia e os meios MEIOS Canal pelo qual algo pode ser obtido, transmitido ou transferido. Cartazes de estacionamento. Suplementos publicitários Painéis luminosos
Meios que dispomos hoje em dia Impressos Revistas, jornais Eletrônicos Rádio, tv, internet Outros meios Cartazes de rua, páginas amarelas, mala direta, etc
MÍDIA X COMUNICAÇÕES Para o mundo dos negócios MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA= FORMA DE TRANSFERIR E TRANSMITIR INFORMAÇÕES SOBRE BENS E SERVIÇOS DO PRODUTOR PARA O CONSUMIDOR – COMPRADOR EM POTENCIAL MÍDIA = MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVERSAS FACES DE CONTATO, INICIATIVAS = VISÃO HOLÍTICA DA MÍDIA
MÍDIA E O PAPEL NA VIDA DOS CONSUMIDORES Realidade pós-moderna Vida mais atarefada e exigente Mais tecnologia CABE A MÍDIA UM PAPEL CADA VEZ MAIS IMPORTANTE NO NOSSO JEITO DE AGIR, DESLOCAR E COMPORTAR MÍDIA CADA VEZ MAIS PRESENTE “Eu acordo, e vou tomar banho, enquanto estou no chuveiro, escuto de longe as notícias da tv. Daí, enquanto preparo café, já ligo meu notebook para poder acessar meus emails. Aproveito e dou uma olhada nas principais notícias dos jornais virtuais... É assim que começo meu dia...
A publicidade e a mídia Publicidade Função de informar e entreter Informar a respeito dos bens e serviços à disposição para comprarmos e usarmos Nos diverte com o uso bem-humorado, espirituoso e inteligente de palavras e imagens Ajuda a bancar os custos dos meios de comunicação junto aos consumidores (principalmente rádio e tv).
a mídia no contexto do mkt Mídia e publicidade fazem parte de um contexto mais amplo: MKT Objetivo primordial: aumentar as vendas e os lucros Mas como a mídia pode auxiliar na venda de produtos e serviços e na conseqüente ampliação dos lucros? Começar conhecendo bem o produto ou serviço para qual vc está trabalhando. Qual é o seu produto/serviço? (produto) Onde e como o produto é colocado a disposição das pessoas? (praça) Quanto cobrar por ele? (preço) Como os potenciais compradores podem tomar conhecimento dele? (promoção)
a mídia no contexto do mkt Promoção Vários meios de comunicação com clientes potenciais – qual(is) o(s) melhor(es)?
A mídia no contexto do mkt Função do planejador de mídia “Refletir sobre todas as informações de mkt existentes no momento a respeito do produto/serviço e usar esses dados para determinar qual é a melhor forma de atingir o público alvo através dos meios”.
Departamento de mídia Funções: Planejamento Pesquisa Compras Checking
Departamento de mídia Funções: Planejamento Elaborar plano de mídia de acordo com verba disponível Apresentar plano ao cliente Administrar o processo de envio de documentos aos veículos autorizando exibição (PI – pedido de inserção//AP – autorização de publicação) Pós-veiculação – balanço da veiculação planejada e efetivada
Departamento de mídia Funções: Pesquisa Manuseio de softwares de pesquisa Interpretar comportamento das audiências Analisar investimentos da concorrência Novos estudos junto a institutos de pesquisa Compra de relatórios
Departamento de mídia Funções: Compras Contato com o profissional do veículo de comunicação Obter informações, descontos, etc. Poucas agências disponibilizam um profissional específico – normalmente executada pelo planejador Avalia projetos oferecidos pelos veículos
Departamento de mídia Funções: Checking Conferir se as inserções previstas foram devidamente veiculadas Relatórios dos veículos Fiscalização e verificação de falhas Autoriza faturamento para emissão de nota fiscal
Planejador/coordenador de pesquisa/comprador Departamento de mídia Hierarquia Diretor de mídia Planejador/coordenador de pesquisa/comprador Assistente
A mídia no contexto do mkt PLANO DE MÍDIA PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE MKT
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA 1° ASPECTO A SER CONSIDERADO: CONHECER O CONSUMIDOR Como eles vêem o produto ou serviço? Como eles usam o produto ou serviço? O que sabem sobre a marca? Quais produtos/serviços e marcas compra? Como se dá o processo de compra? Quando compra? Quanto compra?
Qual o melhor meio de comunicação para atingir seu alvo Qual o melhor meio de comunicação para atingir seu alvo? Quando é o momento certo?
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA 2° ASPECTO A SER CONSIDERADO: ESTUDO DO MERCADO O que aconteceu a marca nos últimos tempos? PASSADO X PRESENTE X FUTURO Há quanto tempo está na praça? Que grau de sucesso teve ao longo de sua história? Qual sua posição no passado? E agora? O que vc sabe sobre a empresa que é dona dessa marca?
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA 3° ASPECTO A SER CONSIDERADO: CONCORRÊNCIA Tendências na categoria do produto/serviço Explicações baseadas em fatores econômicos, sociais, políticos e culturais Tendências da marca e participação de mercado Quantos concorrentes? Qual o tamanho dos concorrentes? Como a categoria é definida? Qual o grau de agressividade das marcas? Comparação com outros competidores com relação a: Situação financeira da empresa Exposição de marca Promoção de marca % de share de mercado – histórico e presente Lealdade à marca % de lealdade
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA 4° ASPECTO A SER CONSIDERADO: LOGÍSTICA Questões geográficas e de distribuição Índices de desenvolvimento dos mercados de atuação e participação em cada um deles Índice de desenvolvimento da categoria Índice de desenvolvimento da marca Share de mercado por região/localidade
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA 5° ASPECTO A SER CONSIDERADO: ORÇAMENTO Previsão orçamentária!!!! Quanto vai ter para investir no período?