A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 5 CONHECENDO A ÁREA DE MERCADO
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
CONCEITOS PRELIMINARES
Estudo de Caso: Ibitinga
MARKETING DE SEGMENTOS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Marketing.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Fundamentos de Marketing
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
FATORES DE MEDIÇÃO DO TRANSPORTE
FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
MERCADO CATARINA E FABIANY
Mercado Introdução MERCADO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Comportamento do Consumidor
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Aula 4 Comportamento do consumidor Segmentação de mercado Posicionamento competitivo.
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
CRM Customer Relationship Management
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Administração de Marketing Aula 4
SEGMENTAÇÃO Pode ser por Critérios geográficos
Concorrência “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrotas; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Profa. Maria Emília Martins Silva
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
Administração Mercadológica IV
CATEGORIAS DE.
Sociologia: Professor Tiago Amorim
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Natureza e características
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Segmentação em Turismo (Mtur)
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Adm. do Relacionamento com o Cliente
NECESSIDADES E CONSUMO
Segmentação e Posicionamento de Mercado
Marketing Internacional. Principais tipos de marketing Produto: destinado a criar trocas para produtos tangíveis. Serviço: destinado a criar trocas para.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
Mercado e Negociação Comercial
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
COMPONENTES DO SISTEMA:
Aula 4 – Segmentação de mercado e identificação de clientes-alvo
Segmentação de Mercado
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO Me. Vânia Oliveira Antunes CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Santa Maria - RS

Segmentação = ato ou efeito de fragmentar/segmentar A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO Segmentação = ato ou efeito de fragmentar/segmentar PODEMOS CONCEBEMOS ESTÁ FRAGMENTAÇÃO DE DUAS FORMAS: FREGMENTAR PARA ENTENDER - PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO FREGMENTAR PARA FOCAR – PERCEPÇÃO MERCADOLÓGICA

A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO 1972 – COHEN – PARA ENTENDER O TURISTA – SEGMENTOU-OS EM: MASSA INDIVIDUAL; MASSA ORGANIZADA; EXPLORADORES; “PERAMBULANTES” MESMO ANO ( 1972) WAHAB (EXPERT EGIPCIO) – SEGMENTOU AS FORMAS DE TURISMO BARRETO & REJOWSKI, 2008

FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO LUXO CLASSE MÉDIO SOCIAL CLASSE SOCIAL NRO DE PESSOAS INDIVIDUAL GRUPO MASCULINO FEMININO TURISMO OBJETIVO DA VIAGEM GÊNERO RECREACIONAL CULTURAL SAÚDE ESPORTIVO CONGRESSOS IDADE DO TURISTA MEIO DE TRANSPORTE LOCALIZAÇÃO JOVEM ADULTO TERRESTRE AÉREO FLUVIAL MARÍTIMO LOCAL REGIONAL INTERNACIONAL BARRETO & REJOWSKI, 2008

FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO 1976 – PESQUISADOR ESPANHOL ARILLAGA CLASSIFICOU O TURISMO: POR SUA NATUREZA – RECEPTIVO OU EMISSIVO PELA NACIONALIDADE DO TURISTA – NACIONAL, ESTRANGEIRO PELO VOLUME – MINORIAS OU DE MASSA MOTIVAÇÃO – DEVIDINDO O TURISMO PELA DEMANDA – MOTIVO PELO QUAL AS PESSOAS VIAJAM – TURISMO DE LAZER, TURISMO DE NEGÓCIOS, TURISMO DE EVENTOS. BARRETO & REJOWSKI, 2008

FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO COMPLEMENTARIAMENTE, OS ESTUDOS DAS CIÊNCIAS ALICADAS, EM ESPECIAL OS ESTUDOS DA MERCADOLOGIA ( MARKETING), DETINHAM-SE EM PERCEBER ESTES TIPOS COMO ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS.

FREGMENTAR PARA FOCAR – PERCEPÇÃO MERCADOLÓGICA O FUNDAMENTO DO SEGMENTO BASEIA-SE NA IDÉIA DE QUE UM PRODUTO NÃO PODE SATISFAZER AS NECESSIDADES DE TODOS OS CONSUMIDORES. 1956 – SMITH – publica no Journal of Marketing , um artigo que vê a Segmentação como condição primordial no sucesso das empresas. SEGMENTAÇÃO É BASEADA EM DESDOBRAMENTOS DA OFERTA DE MERCADO E REPRESENTA UM AJUSTE RACIONAL E PRECISO DO PRODUTO, E DO ESFORÇO MERCADOLÓGICO ÀS EXIGÊNCIAS DO CONSUMO LOPES, 2008

SEGMENTAR TEM COMO FINALIDADE CONCENTRAR ESFORÇOS DE MARKETING. FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO SEGMENTAR TEM COMO FINALIDADE CONCENTRAR ESFORÇOS DE MARKETING.

FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO VANTAGENS: DOMINIO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PRODUZIR BENS E SERVIÇOS PREFERIDOS POR CERTAS CLASSES DE COMPRADORES; PROXIMIDADE COM O CONSUMIDOR FINAL; OFERECER SERVIÇOS ALTAMENTE COMPETITIVOS; DISTRIBUIÇÃO E PUBLICIDADE FOCADA E ADEQUADA PARA O PRODUTO. BARRETO & REJOWSKI, 2008

TURISMO FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO Segmentação no Turismo toma a DEMANDA – ou seja o TURISTA Como objeto. Assim sendo, baseia-se no fato de que estes TURISTAS tem gostos e preferências diferenciadas. BARRETO & REJOWSKI, 2008

FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO Segundo CHIAS (2007) : Por trás de cada pessoa, há uma série de demandas próprias e Diferentes. COMO CONSUMIDORES NÃO BASTA APENAS O HETEROGÊNIO, EM UM MUNDO DE MUITOS QUEREMOS SER INDIVIDUAIS, ÚNICOS.

FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO Momento atual = GLOBALIZADO = COM MERCADOS GLOBALIZADOS EM UM MERCADO CADA VEZ MAIS COMPETITIVO. É PRECISO ALCANÇAR UM MARKETING DIFERENCIADO QUE CONHEÇA A FUNDO O CONSUMIDOR; BARRETO & REJOWSKI, 2008

FREGMENTAR PARA ENTENDER PERCEPÇÃO ESTUDO TEÓRICO A Organização Mundial do Turismo e Comissão Européia de Turismo realizaram estudo em 2007, o qual determinam uma série de Pré-requisitos para a segmentação efetiva da atividade turística: SEGMENTOS DEVEM SER DISTINTOS E DIFERENCIADOS; DEVE SER POSSÍVEL MEDIR O TAMANHO DO SEGMENTO; ESTIMAR O VALOR DO MERCADO PARA SEGMENTAR; TEM DE SER UM SEGMENTO SUSTENTÁVEL PARA O LOCAL WTO, 2007

Percepção Mercadológica FREGMENTAR PARA FOCAS Percepção Mercadológica CRITÉRIOS: Demográficos; Geográficos; Psicológicos; Econômicos Comportamentais Idade, sexo, educação, Renda; Local de residência Anseios, atitudes, valores Social, de Luxo, popular Tipo de comportamento, informação Procuradas e canais de distribuição ANSARAH, 2008

Percepção Mercadológica FREGMENTAR PARA FOCAS Percepção Mercadológica TRANSPORTE Turismo de Caminhada Ciclo turismo Turismo aéreo Turismo rodoviário Turismo Marítimo Turismo Náutico Turismo Fluvial/Lacustre IDADE Turismo Infantil Turismo juvenil Turismo meia-idade Turismo de Terceira Idade ECONÔMICA Turismo Social Turismo Popular Turismo de Luxo SEGMENTAÇÕES DO TURISMO; TIPO DE GRUPO Turismo Single Turismo de casais Turismo Famílias Turismo de grupo CONDIÇÃO DESTINAÇÃO Turismo praia Turismo montanha Turismo neve Turismo urbano Turismo Rural MOTIVO Turismo aventura Turismo bíblico Turismo cívico Turismo de eventos Turismo de negócios ANSARAH, 2008

Percepção Mercadológica FREGMENTAR PARA FOCAS Percepção Mercadológica TENDÊNCIAS: Expansão da população mundial; Globalização; - Crescimento da cultura GREEN TURISMO Globalização das Viagens Impacto das empresas aéreas de baixo custo Desenvolvimento de novas aeronaves Evolução Tecnológica ANSARAH, 2008

Percepção Mercadológica FREGMENTAR PARA FOCAS Percepção Mercadológica Abre um leque de novas possibilidades: TURISTA QUER: Buscar a saúde e bem estar; Conhecer experimentar o diferente; Viver junto ao outro e a natureza QUER AO MESMO TEMPO UM TURISMO SUSTENTÁVEL ANSARAH, 2008

Percepção Mercadológica FREGMENTAR PARA FOCAS Percepção Mercadológica Ao mesmo tempo – o paradoxo da humanidade, mostra outros Gostos que vem sendo explorados pelos mercados turísticos: TURISMO SEXUAL; TURISMO DE FAVELA E POBREZA; TURISMO MORBITO TURISMO DE GUERRA.

PAPEL DE GESTORES DESTE NOVO MUNDO/TURISMO; A NÓS TURISMÓLOGOS PAPEL DE GESTORES DESTE NOVO MUNDO/TURISMO; EMPREENDENDO – LEVANDO O CONHECIMENTO PARA O MERCADO – OS PRESSUPOSTOS DA SUSTENTABILIDADE.