Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comitê de Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento em Organizações “ Aprender não significa adquirir conhecimento, mas sim expandir a capacidade.
Advertisements

Ministério da Fazenda - MF
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
O ambiente organizacional
Sistema de Informação Gerencial
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
Contabilidade Sistemas de Informação
CRM (Customer Relationship Management
POR QUE PLANEJAR!.
O Aluno a Distância.
Gestão do Conhecimento na prática
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Prof. Everton Lopes Bonifácio
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Faça uma analogia com o corpo Humano.
FTAD Formação Técnica em Administração
Modelo de Excelência em Gestão
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Um Novo Modelo de Gestão de Pessoas
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.
Planejamento Estratégico
Alinhamento Estratégico de
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Pesquisa de Mercado Aula Introdutória 11/08/2010 Tanúzia Vieira Publicidade e Propaganda.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Planejamento e estratégia
Projetos Comunitários Lilian Kelian
FERRAMENTAS DE MARKETING
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
ANALISTAS DE NEGÓCIOS Equipe: Abraão Ferreira Monteiro
APRENDIAGEM E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Processos Administrativos Aula 1
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O ambiente organizacional
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Disciplina: Inteligência Artificial
Perspectiva estratégica da qualidade
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Introdução à Administração Análise Ambiental
Prof. Msc. Suellen Sanne Batista.  Desde 1970, o tema da inovação tem atraído o interesse de pesquisadores, acadêmicos e empresários. Na última década,
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Evolução Histórica Pré-História
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
A inovação como um processo de gestão
10/1/2016 Câmara de Comércio França Brasil – SP, Comissão de Inteligência Estratégica Se a minha Empresa soubesse, o que a minha Empresa sabe...
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
PETI Planejamento Estratégico de TI
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
Transcrição da apresentação:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática Curitiba – 2011 Gestão do Conhecimento (GC) ou (KM, do inglês Knowledge Management) Ou Gestão da Informação ?

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba MODELO CONCEITUAL Pode ser formulado com base em três concepções básicas, formadoras das estruturas ou pilares nas quais esse mesmo modelo se fundamenta e se sustenta (Alvarenga Neto, 2008) Sendo elas:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba 1)Uma concepção estratégica da informação e do conhecimento, fatores de competitividade para organizações e nações; 2)A introdução de tais estratégias nos níveis tático e operacional por meio de várias abordagens e de ferramentas orientadas para questões da informação e do conhecimento nas organizações;

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba 3) A criação de um espaço organizacional para o conhecimento, o Ba ou o contexto capacitante – que são as condições favoráveis que devem ser criadas pelas organizações para favorecer o compartilhamento, a aprendizagem, as idéas e inovações, a tolerância a erros honestos e a solução colaborativa de problemas, entre outros.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba "Gestão do conhecimento significa organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato internos e externos, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída, tornando-se acessível-aos interessados."

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba Muito se fala sobre a importância do conhecimento no atual mundo dos negócios. Mas como empresas brasileiras encaram esse conceito e o traduzem em seu dia-a-dia? Pesquisa inédita realizada com executivos de grandes organizações mostra que há avanços nessa área, porém restam "territórios a ocupar. Fonte: Revista HSM Management. Estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, é uma realidade da qual não se pode escapar. Fonte: Revista HSM Management

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão. Ainda segundo a mesma Revista: O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão. Entendendo o que é KM A maioria dos executivos ouvidos (55,9%) entende que KM é a modelagem de processos corporativos a partir do conhecimento gerado (veja gráfico 1, próximo slide). Ou seja, KM seria a estruturação das atividades organizacionais encadeadas interna e externamente, com base em parâmetros gerados pelo monitoramento constante dos ambientes interno e externo (mercado, cadeia de valor etc.). Dessa forma, para a maioria das empresas, KM é um sistema de gerenciamento corporativo.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão. A informação aplicada, o conhecimento, passa a ser um ativo da empresa e não mais um suporte à tomada de decisão. Essa realidade já é percebida, pelo menos em parte, pela maioria das empresas brasileiras ouvidas. Quando perguntadas sobre o impacto que a correta gestão do conhecimento trará para as empresas de seu setor nos próximos anos, quase a metade respondeu que as organizações que adotarem a prática da gestão do conhecimento serão as vencedoras (veja Gráfico 2 no próximo slide).

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão. A conscientização dos executivos entrevistados quanto à importância do KM nas organizações se reflete no número de empresas que já adotam alguma prática de gestão do conhecimento, seja formal ou informal: 57,7%. E, das que não adotam, a maioria pretende fazê-lo (veja gráfico 3 no próximo). Os departamentos ou áreas organizacionais que mais se envolvem -ou que mais seriam envolvidos no caso de implantação- em projetos de KM, segundo os executivos entrevistados, são: alta gestão (95,2%), recursos humanos (77,4%) e tecnologia da informação (72%) (veja gráfico 4 na sequência).

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.