O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3

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O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3 O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3.4 – Análise do Ambiente Interno Prof. Msc Wilter Furtado - 2011

O AMBIENTE INTERNO

Aspectos do Ambiente Interno O Ambiente Interno é o nível de ambiente organizacional que está no interior da organização, também chamado de nível do ambiente físico. As decisões e os planejamentos nesses níveis provocam efeitos imediatos na sua vida e na produção de bens e serviços. É analisado sob os seguintes aspectos: Características Organizacionais Aspectos de Marketing Aspectos financeiros Aspectos de Pessoal Aspectos de Produção

Características Organizacionais Na análise das Características Organizacionais, os principais enfoques ou questões de análise, são: A empresa delega autoridade de forma apropriada? A estrutura organizacional da organização é apropriada? As tarefas e metas de desempenho estão claramente entendidas pelos colaboradores?

Exemplo: Características Organizacionais PONTOS FORTES. Embora de estrutura familiar percebe- se grandes valores como o respeito aos Cargos e funções delegados. Predisposição para reestruturar os cargos e as funções. Grande experiência dos elementos ligados às operações conserva e fortalece a delegação desses setor

Exemplo: Características Organizacionais PONTOS FRACOS. Os cargos são distribuídos em função das experiências de cada sócio e / ou por herança familiar. A estrutura provoca acúmulo de funções em alguns cargos. Não há descrição de cargos nas áreas administrativa e de produção 4. Não há definição clara das tarefas e metas de desempenho. Baixo nível de escolaridade dos dirigentes e resistência para a aprendizagem

Aspectos de Marketing Na análise sobre os aspectos de marketing os principais enfoques ou questões de análise são: É usada pesquisa de mercado no sentido de obter melhores vantagens? As propagandas são utilizadas de forma eficiente e efetiva? Como é o sistema de distribuição da empresa? Pode melhorar?

Exemplo: Aspectos de Marketing PONTOS FORTES 1. Há grandes investimentos em propaganda 2. Pontos de vendas móveis, próprios, e o contato direto com o cliente amplia e facilita a distribuição. 3. Contato direto com o cliente durante o processo de construções fortalece as relações. 4. Preço construções populares abaixo da média do setor 5. Detem ...% do mercado de construções populares, e projeta oportunidades de crescimento

Exemplo: Aspectos de Marketing PONTOS FRACOS 1. Não há práticas de pesquisas de mercado As propagandas não são feitas por projetos de desempenho, nem são institucionalizadas Preços dos produtos “X” estão acima da média do setor, com pequena participação nesse mercado. Falta de instrumentos, ações e programas voltados para a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) Não tem programa especial de relacionamento, com os organismos e órgãos ligados às atividades.

Aspectos de Pessoal Na análise sobre os aspectos do pessoal os principais enfoques ou questões de análise são: Os processos de recrutamento e seleção são eficientes e eficazes? Há descrição de cargos? - Podem ser melhorados? Existem programas de treinamentos e capacitação? São adequados? São institucionalizados? Existe sistema de avaliação de desempenho? Ele é justo e preciso? Existem programas especiais de valorização (benefícios, cargos e salários, gestão de carreira, etc)?

Exemplo: Aspectos de Pessoal PONTOS FORTES Funções operacionais exigem pouca qualificação, e existe disponibilidade de mão de obra no mercado. Há muita disposição para o treinamento e qualificação nas áreas administrativas e técnicas, e alto comprometimento. A rotatividade do pessoal é baixa, no pessoal ligado às operações e administração. 4. Baixo grau de absenteísmo para o pessoal administrativo. 6. Equipe dedicada, com alto espírito colaborativo.

Exemplo:Aspectos de Pessoal PONTOS FRACOS Não há programas de treinamentos institucionalizados e específicos Não há sistema de recrutamento e de seleção de pessoas (indicações). 3. Não adota programas de avaliação desempenho (há acúmulo de trabalho) Oferece pouca disponibilidade de tempo para capacitação e treinamento do pessoal 5. Nível de satisfação no trabalho, desejável.

Exemplo: Aspectos de Pessoal PONTOS FRACOS Registra alto grau de rotatividade e absenteísmo no pessoal das funções operacionais. Comunicação e relações extremamente verticalizadas, e meramente formais e profissionais. 8. Produtividade da mão-de-obra inferior ao setor; Sistema de remuneração fixa, divergente da praticada pelo setor; 10. Nível de salários inferior ao praticado pelo setor.

Aspectos de Produção Na análise sobre os aspectos de produção os principais enfoques ou questões de análise são: Como está a organização no aspecto tecnológico? Isso pode ser melhorado? O fluxo de trabalho dentro da fábrica pode ser mais eficiente? A organização pode diminuir a sua taxa de rejeição, desperdícios e descartes? Os custos de produção são diferentes, dos custos da concorrência?

Exemplo: Aspectos de Produção PONTOS FORTES Recentes up-grades dos equipamentos da área administrativa. Baixo nível de rejeição, desperdícios e descartes 3. Instalada em imóveis próprios, e área para ampliação. 4. Terceirização na produção de....provoca redução nos custos variáveis. Rede de informação com capacidade ociosa (subutilizada).

Exemplo: Aspectos de Produção PONTOS FRACOS Defasagens tecnológicas nas instalações e equipamentos industriais, e frota envelhecida. 2. Alto nível de desperdício e de retrabalho nas atividades operacionais. 3. Controles de produção deficitários, e desintegração das informações ao longo do processo produtivo. 4. Capacidade produtiva não suporta aumento da demanda superior a 10% 5. Ativos operacionais menores do que a média do setor.

Aspectos Financeiros Na análise sobre os aspectos financeiros os principais enfoques ou questões de análise são: Performances das receitas, custos, despesas, podem ser melhoradas? Lucratividade, produtividade, rentabilidade, capacidade de pagamento, como estão? Pode-se melhorar? Uma análise do Ponto de Equilíbrio pode ser usada para melhor alinhar custos em função do lucro? Como está o nível e a qualidade do endividamento?

Exemplo: Aspectos Financeiros PONTOS FORTES Demanda aquecida orienta para possível aumento de receitas com projetos.... Custos variáveis compatíveis com o setor (produto X) Alto poder de capitalização, via transferência de recursos de outros investimentos. 4. Boa evolução das receitas nos últimos 3 anos. (igual ao setor) em quantidades.

Exemplo: Aspectos Financeiros PONTOS FRACOS 1. Custos fixos superiores aos custos praticados pelo setor; 2. Capacidade de pagamento menor que o setor (baixo capital de giro). Maior grau de endividamento e pior qualidade. Opera muito próximo do ponto de equilíbrio, muito alto, quando comparado com o setor 4. Evolução das receitas e lucratividade menores que o setor Relatórios financeiros inadequados; falta de orçamento global e de fluxo de caixa